Criar uma persona para um negócio é o pontapé inicial para a construção de uma estratégia on-line. Não se pode construir conteúdo, identidade visual e objetivos sem antes saber realmente para quem deseja vender determinado produto.
Vários fatores influenciam na decisão de compra e estar alinhado à persona torna esse trajeto — chamado de funil de vendas — mais fácil. Para saber mais sobre esses pontos, continue lendo o post de hoje!
Uma das técnicas mais utilizadas para identificar o cliente ideal de uma empresa é o método de buyer personas. As buyer personas foram criadas por Alan Cooper, em 1983, que elaborou um software para a gestão de projetos. O programador entrevistou colegas com o programa e chegou a uma usuária imaginária ideal, Kathy.
As personas são uma ferramenta de segmentação de mercado — personagens criados com nome, idade, sexo, profissão, renda e hábitos, que são personificados, representando o cliente ideal. Esses dados podem ser captados por meio de todos os registros que o usuário deixa na rede. Nessa técnica, é necessário descobrir o que essa pessoa faz, onde ela está, seus desafios, objetivos, medos e dores.
Persona e público-alvo têm a mesma definição? Muitas vezes, na hora da criação da persona, essa pergunta surge. Porém, esses dois conceitos não abrangem a mesma finalidade. O público-alvo é apenas a segmentação baseada em dados socioeconômicos, demográficos e comportamentais.
A grande diferença entre os dois conceitos é que a persona é criada levando em consideração características psicológicas associadas diretamente à decisão de compra. Confira os exemplos a seguir:
Depois de entender a diferença entre os dois termos, o próximo passo é construir a persona. Confira 4 dicas!
Essa é uma dúvida recorrente. Alguns negócios trabalham com uma grande diversidade de produtos e acabam escolhendo mais de uma persona. Isso não é um problema, mas a escolha deve ser cuidadosa.
Vale a pena trabalhar com duas personas caso o negócio tenha produtos voltados para o B2B, ou Business to Business — expressão usada quando faz-se referência ao comércio entre empresas —, e B2C, ou Business to Consumer — referência usada quando se estabelece um comércio entre empresa e consumidor final. Entretanto, se esse não for o caso, é melhor focar na persona principal.
Criar a persona não é escolher o seu cliente ideal. É necessário que, nessa construção, sejam usados dados reais para que o resultado seja fidedigno em relação à realidade. A primeira ação deve ser identificar o público mais abrangente com os dados do público-alvo.
Depois disso, é necessário aprofundar essa pesquisa e entender as necessidades e desejos do cliente, levando em consideração os seus medos e problemas.
Fuja dos achismos. Para não criar uma persona equivocada, a melhor forma é realizar pesquisas. Se a empresa já tiver clientes, faça um questionário com algumas perguntas para traçar esse perfil, como:
Depois de todo esse trabalho de pesquisa e análise, é importante focar nas estratégias para a persona escolhida. Com qual foto ela se identificaria mais no post? Qual texto ela gostaria de ler? Essas perguntas deverão ser o norte para assegurar que essas táticas serão bem-sucedidas.
Por isso, o trabalho de criar uma persona vai além de apenas seguir algumas regras. A criação da persona faz parte de um planejamento que está alinhado a uma estratégia, tornando fundamental o trabalho de uma assessoria de marketing.
Gostou deste texto? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas a aprender também.
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
Se sua clínica ou consultório ainda depende de processos manuais para atrair e se comunicar…
Imagine a seguinte cena: um jovem estudante, cheio de sonhos e expectativas, está navegando pelas…
Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…
Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…
O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…
Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…