Categories: Marketing

Contratar agência de marketing ou ter equipe própria: qual a melhor escolha?

Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time na sua empresa? A decisão entre essas duas abordagens pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Este texto vai explorar os principais aspectos de cada opção, destacando as vantagens. Fique conosco e descubra como escolher a estratégia de marketing mais eficaz para atingir seus objetivos!

Por que o marketing é tão importante para um negócio?

Com certeza você já ouviu a seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado.” O marketing é a voz do seu negócio, que permite atrair seu público-alvo. É o fator-chave que diferencia seu negócio e o coloca no radar dos consumidores em potencial.

Além de trazer visibilidade, o marketing é essencial para construir relacionamento com os clientes, aumentar vendas, estabelecer autoridade no setor e construir a credibilidade da marca para que seu negócio prospere e se destaque no cenário competitivo de hoje.

Quais são os serviços desenvolvidos?

Será que o serviço de marketing é apenas publicar seus produtos nas redes sociais? Certamente, não. Ele envolve diversos serviços e estratégias que trabalham em conjunto para impulsionar seu negócio ao sucesso. Veja alguns deles:

  • Criação e gerenciamento de campanhas estratégicas
  • Otimização dos processos do seu negócio
  • Produção de conteúdo e design
  • Gerenciamento profissional all line
  • Análise de dados e métricas
  • Marketing interno
  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)
  • Mídia paga
  • Social media.

Quais são as vantagens do marketing para o negócio?

O marketing desempenha um papel crucial na jornada de qualquer empresa, oferecendo uma série de benefícios que contribuem para o seu crescimento e sucesso. Vamos explorar algumas das vantagens mais significativas:

Posicionamento de marca

Permite que sua empresa construa e fortaleça sua identidade no mercado. Isso envolve criar uma imagem positiva e que diferencia sua marca da concorrência.

Aumento de vendas

Ações de marketing bem executadas ajudam a atrair novos clientes, aumentar o interesse pelo seu produto ou serviço e, por fim, converter leads em vendas. Isso resulta em receitas mais altas e um negócio mais próspero.

Autoridade no mercado

O marketing eficaz também ajuda a sua empresa a se posicionar como uma autoridade em seu setor. Isso é alcançado ao compartilhar conhecimento, oferecer soluções para os problemas dos clientes e demonstrar experiencia. Quando sua marca é vista como uma autoridade, as pessoas confiam mais nela e estão mais dispostas a fazer negócios com você.

Fortalecimento do relacionamento com os clientes

Não se trata apenas de adquirir novos clientes, mas também de manter os existentes. O estabelecimento de um relacionamento duradouro com a clientela é crucial para a fidelização. O marketing ajuda a manter a comunicação aberta, a responder às necessidades do público e a construir conexões sólidas.

Credibilidade da marca

Uma marca que investe em marketing sólido tende a ser mais confiável aos olhos dos consumidores. A consistência nas mensagens e na qualidade dos produtos ou serviços, juntamente com uma presença visível no mercado, contribui para a credibilidade. Isso, por sua vez, gera mais confiança dos consumidores e uma reputação positiva no mercado.

Ter um time próprio ou contratar uma agência de marketing?

Para estabelecer uma equipe de marketing interna, é necessário compor um grupo de, no mínimo, cinco profissionais distintos: um redator especializado (Copywriter) encarregado de produzir conteúdo persuasivo; um designer gráfico responsável por criar materiais visuais atrativos; um gestor de tráfego que planeja e executa campanhas publicitárias; um analista de business intelligence, encarregado de coletar e analisar dados e um gestor de marketing para liderar e coordenar toda a equipe.

Além disso, a empresa deve assumir os custos associados ao treinamento desses profissionais, mantê-los atualizados com as tendências mais recentes e investir na aquisição de softwares e ferramentas essenciais.

No entanto, investir em uma agência de marketing traz diversas vantagens:

Equipe especializada

Agências têm equipes com conhecimento em diversas áreas do marketing, garantindo que você tenha acesso a profissionais experientes em redação, design, análise de dados, estratégia de marketing e muito mais.

Custo reduzido

Contratar e manter uma equipe interna pode ter um gasto mais elevado, envolvendo salários, benefícios treinamento. Agências oferecem serviços a um custo mais eficiente.

Análise de dados avançada

As agências possuem as ferramentas e a experiência necessárias para coletar e analisar dados de forma avançada, o que é essencial para tomar decisões informadas e otimizar campanhas.

Acesso a parceiros renomados no marketing global

Agências de marketing muitas vezes têm parcerias com outras empresas e profissionais do setor, como Semrush, RD Station, Google, Meta e outros; o que pode abrir portas para oportunidades de colaboração e estratégias mais abrangentes.

Softwares e ferramentas já disponíveis

Agências já investiram em softwares e ferramentas essenciais, economizando tempo e recursos que você precisaria para adquiri-los e configurá-los internamente.

Profissionais atualizados

Elas estão constantemente atualizadas com as últimas tendências do marketing, garantindo que suas estratégias estejam alinhadas com as práticas mais recentes e eficazes.

Agora que você sabe a importância do marketing para o crescimento do seu negócio e as vantagens de contar com uma agência especializada para conduzir suas estratégias, é hora de dar o próximo passo.

Na Mercato Marketing, estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções em marketing, respaldadas por anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco e conheça nossa assessoria de marketing especializada.

Perguntas Frequentes:

1 – Por que o marketing é importante para o negócio?

Resposta: O marketing ajuda a construir a marca, atrair clientes, aumentar vendas e fortalecer relacionamentos. Ele é a voz da empresa no mercado, destacando o valor de produtos ou serviços, estabelecendo autoridade, promovendo a empresa e fortalecendo a credibilidade.

2 – Por que optar por contratar uma agência de marketing em vez de criar uma equipe interna?

Resposta: Contratar uma agência de marketing oferece flexibilidade, acesso a uma variedade de especialistas em diferentes áreas do marketing, e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas do mercado. Além disso, muitas agências já possuem experiência, recursos e tecnologia, o que pode economizar tempo e dinheiro em comparação com a formação de uma equipe interna.

3 – Quanto custa contratar uma agência de marketing?

Resposta: O custo de contratar uma agência de marketing varia amplamente com base em vários fatores, como a localização, o escopo dos serviços, a experiência da agência e a complexidade das campanhas. As taxas podem ser cobradas por projeto, por hora, ou com base em um contrato mensal. O importante é que o investimento em uma agência deve ser visto como uma estratégia para obter retorno sobre o investimento (ROI) por meio de um marketing eficaz.

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

Recent Posts

O que é diagnóstico de presença digital? Como ele beneficia sua marca? Entenda sua importância na hora de se destacar na internet!

Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…

3 meses ago

Assessoria de marketing para impulsionar o seu negócio: como funciona, benefícios e muito mais

O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…

3 meses ago

Como funciona o marketing médico e como divulgar negócios na área da saúde?

Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…

4 meses ago

Agência especializada em criação de websites em Goiânia que faz a diferença!

Uma boa agência de criação de websites faz toda a diferença para quem quer ter…

1 ano ago

Marketing de Conteúdo para Atração de Pacientes?

Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe…

1 ano ago

A Importância do Google Meu Negócio nas Estratégias de Marketing

IMPORTÂNCIA DO GOOGLE MEU NEGÓCIO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING Você já se perguntou sobre a…

1 ano ago