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Como funciona o marketing médico e como divulgar negócios na área da saúde?

Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que isso prejudique a credibilidade da clínica ou consultório. No entanto, é essencial ficar por dentro das atualizações, como a mais recente sobre publicidade médica do Conselho Federal de Medicina, que transformará a maneira como médicos e clínicas poderão se promover nas redes sociais.

Nesse cenário, a publicidade e o marketing médico são de suma importância. Ter uma estratégia de negócios na área da saúde, significa conferir mais atenção às demandas do público com interesse em suas atividades. É sobre isso que vamos conversar hoje e explorar o que clínicas, consultórios e médicos podem fazer para aperfeiçoar suas estratégias de relacionamento, publicidade e marketing.

Continue a leitura!

Por que a área da saúde deve investir em marketing e publicidade?

Ao dedicar tempo e recursos para melhorar o planejamento estratégico da clínica ou do consultório, os gestores podem aproximar-se mais de seus pacientes e aprimorar o atendimento às suas necessidades, trabalhando diariamente para garantir a satisfação dos clientes. Essa abordagem é fundamental para melhorar o desempenho de qualquer negócio, e na área de saúde não é diferente.

Dado o valor das recomendações nesse setor, é evidente que é importante implementar iniciativas que promovam a satisfação dos pacientes. Além disso, muitas vezes, não é necessário realizar grandes investimentos; ações simples, como cuidar da imagem da clínica e conduzir pesquisas de satisfação podem fortalecer o relacionamento com o cliente e trazer benefícios significativos.

Um médico também pode utilizar estratégias de marketing para se promover?

Um médico pode, sim, utilizar de estratégias de marketing e publicidade para promover seu nome e criar reputação, mesmo que não esteja vinculado a uma clínica ou consultório.

Para isso, a produção de conteúdo utilizando estratégias de inbound marketing  e marketing digital ajudam a criar credibilidade para o profissional. As redes sociais são utilizadas, neste caso, como ferramentas de relacionamento e isso vai ajudando esse profissional da saúde a criar vínculos com possíveis pacientes, gerando uma confiança antes mesmo de qualquer contato pessoal.

Quais cuidados são necessários ao fazer publicidade na área médica?

Toda estratégia e plano de comunicação que envolva médicos e negócios da área da saúde devem seguir à risca o código de ética médica, bem como as regulamentações e atualizações estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Qualquer ação que descumpra as regras está passível de multas e penalidades jurídicas.

Nessa linha, lembre-se de que o principal é garantir que toda comunicação tenha um caráter educativo. Diferentemente de outros setores, é preciso evitar mensagens apelativas, focadas na venda ou promoção de um serviço. Para não errar em sua estratégia de divulgação, não deixe de consultar as regulamentações do Conselho Federal de Medicina e leia também o artigo que publicamos sobre as possibilidades e limitações do Marketing Médico.

Quais são as atualizações do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica?

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina introduziu uma nova resolução, que substituirá o atual Manual de Publicidade Médica para a regulamentação de diversas práticas e entrará em vigor a partir de 11 de março de 2024.

Uma delas é que médicos e clínicas poderão compartilhar em suas redes sociais o antes e depois de seus tratamentos. Isso abre novas oportunidades para destacar os resultados e conquistar a confiança dos pacientes.

“Com esta resolução, afirmamos que o médico poderá mostrar para a sociedade suas habilidades, mas alguns princípios não podemos abrir mão. A vedação do ensino do ato médico a outros profissionais é um deles”, afirma Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do CFM.

Veja mais sobre essa e outras mudanças na publicidade médica, comparando a atual resolução com a nova:

Aspectos da Publicidade Médica

Atual Resolução

 Nova Resolução

Post nas redes sociais com antes e depois Restrito Permitido, desde que educativo, sem manipulação de imagem e com autorização do paciente. Deve incluir explicações sobre possíveis complicações.
Selfie com pacientes Restrito Permitido, desde que não prometa resultados ao público e seja após procedimento. Vídeos com depoimentos também permitidos.
Divulgar imagens da clínica e instrumentos de trabalho Restrito Permite a divulgação, reconhecendo seu valor na promoção do trabalho médico.
Divulgação de preços de consultas, endereço e contato Restrito Permite a divulgação de preços de consultas e informações de contato nas redes sociais.
Indicação de produtos medicinais Restrito Permite a indicação de produtos medicinais desde que seja educativa e não promocional de vendas.
Postar resultados positivos do trabalho Restrito

Permitido com autorização do paciente, incluindo imagens, desde que não prometa resultados, pois cada organismo reage de forma individual.

 

Lembre-se: a atual resolução continua valendo até que a nova normativa entre em vigor.

O que não pode faltar na sua estratégia de marketing médico?

Os negócios na área da saúde podem recorrer à publicidade tradicional — rádio, TV, revistas ou outdoors, por exemplo, desde que adotados os devidos cuidados de linguagem — mas hoje é prioritário aproveitar os recursos do marketing digital.

Considere com atenção, por exemplo, a possibilidade de ter um blog e de criar perfis corporativos nas redes sociais.

Uma das vantagens, nesse caso, são os ganhos relacionados à otimização dos recursos. Uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, não demanda um alto volume de investimentos e funciona muito bem para atrair mais pacientes.

Como fazer criação de conteúdo educativo em saúde para marketing?

A criação de conteúdo educativo em saúde é uma maneira eficaz de estabelecer autoridade, construir relacionamentos com pacientes e atrair um público interessado. Aqui estão algumas etapas essenciais para criar conteúdo educativo de qualidade:

  • identifique seu público;
  • escolha tópicos relevantes;
  • comunique de forma simples e clara;
  • concentre-se na prevenção e educação;
  • responda a perguntas frequentes;
  • atualize o conteúdo quando necessário.

Por que considerar uma agência de marketing médico?

Atuar como médico e gerenciar um negócio, além de cuidar da vida pessoal, demanda tempo. Não são poucos os detalhes relevantes para fazer boa publicidade, então a melhor estratégia é contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada.

Só o Instagram 2 bilhões de usuários no mundo, que tal começar a falar com esse público? Há muito que pode ser feito não apenas para atrair, mas para reter o público que já demonstrou interesse nas suas atividades.

Gostou deste artigo sobre divulgação de negócios na área da saúde? Compartilhe com os seus seguidores nas redes sociais e contribua para que eles também se aprimorem profissionalmente!

Quer saber tudo sobre Marketing Digital? Acesse nosso guia: Guia da Mercato Marketing Agência de Marketing Digital de Goiânia para Aumentar Seus Lucros.

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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