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Contratar agência de marketing ou ter equipe própria: qual a melhor escolha?

Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time na sua empresa? A decisão entre essas duas abordagens pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

Este texto vai explorar os principais aspectos de cada opção, destacando as vantagens. Fique conosco e descubra como escolher a estratégia de marketing mais eficaz para atingir seus objetivos!

Por que o marketing é tão importante para um negócio?

Com certeza você já ouviu a seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado.” O marketing é a voz do seu negócio, que permite atrair seu público-alvo. É o fator-chave que diferencia seu negócio e o coloca no radar dos consumidores em potencial.

Além de trazer visibilidade, o marketing é essencial para construir relacionamento com os clientes, aumentar vendas, estabelecer autoridade no setor e construir a credibilidade da marca para que seu negócio prospere e se destaque no cenário competitivo de hoje.

Quais são os serviços desenvolvidos?

Será que o serviço de marketing é apenas publicar seus produtos nas redes sociais? Certamente, não. Ele envolve diversos serviços e estratégias que trabalham em conjunto para impulsionar seu negócio ao sucesso. Veja alguns deles:

  • Criação e gerenciamento de campanhas estratégicas
  • Otimização dos processos do seu negócio
  • Produção de conteúdo e design
  • Gerenciamento profissional all line
  • Análise de dados e métricas
  • Marketing interno
  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)
  • Mídia paga
  • Social media.

Quais são as vantagens do marketing para o negócio?

O marketing desempenha um papel crucial na jornada de qualquer empresa, oferecendo uma série de benefícios que contribuem para o seu crescimento e sucesso. Vamos explorar algumas das vantagens mais significativas:

Posicionamento de marca

Permite que sua empresa construa e fortaleça sua identidade no mercado. Isso envolve criar uma imagem positiva e que diferencia sua marca da concorrência.

Aumento de vendas

Ações de marketing bem executadas ajudam a atrair novos clientes, aumentar o interesse pelo seu produto ou serviço e, por fim, converter leads em vendas. Isso resulta em receitas mais altas e um negócio mais próspero.

Autoridade no mercado

O marketing eficaz também ajuda a sua empresa a se posicionar como uma autoridade em seu setor. Isso é alcançado ao compartilhar conhecimento, oferecer soluções para os problemas dos clientes e demonstrar experiencia. Quando sua marca é vista como uma autoridade, as pessoas confiam mais nela e estão mais dispostas a fazer negócios com você.

Fortalecimento do relacionamento com os clientes

Não se trata apenas de adquirir novos clientes, mas também de manter os existentes. O estabelecimento de um relacionamento duradouro com a clientela é crucial para a fidelização. O marketing ajuda a manter a comunicação aberta, a responder às necessidades do público e a construir conexões sólidas.

Credibilidade da marca

Uma marca que investe em marketing sólido tende a ser mais confiável aos olhos dos consumidores. A consistência nas mensagens e na qualidade dos produtos ou serviços, juntamente com uma presença visível no mercado, contribui para a credibilidade. Isso, por sua vez, gera mais confiança dos consumidores e uma reputação positiva no mercado.

Ter um time próprio ou contratar uma agência de marketing?

Para estabelecer uma equipe de marketing interna, é necessário compor um grupo de, no mínimo, cinco profissionais distintos: um redator especializado (Copywriter) encarregado de produzir conteúdo persuasivo; um designer gráfico responsável por criar materiais visuais atrativos; um gestor de tráfego que planeja e executa campanhas publicitárias; um analista de business intelligence, encarregado de coletar e analisar dados e um gestor de marketing para liderar e coordenar toda a equipe.

Além disso, a empresa deve assumir os custos associados ao treinamento desses profissionais, mantê-los atualizados com as tendências mais recentes e investir na aquisição de softwares e ferramentas essenciais.

No entanto, investir em uma agência de marketing traz diversas vantagens:

Equipe especializada

Agências têm equipes com conhecimento em diversas áreas do marketing, garantindo que você tenha acesso a profissionais experientes em redação, design, análise de dados, estratégia de marketing e muito mais.

Custo reduzido

Contratar e manter uma equipe interna pode ter um gasto mais elevado, envolvendo salários, benefícios treinamento. Agências oferecem serviços a um custo mais eficiente.

Análise de dados avançada

As agências possuem as ferramentas e a experiência necessárias para coletar e analisar dados de forma avançada, o que é essencial para tomar decisões informadas e otimizar campanhas.

Acesso a parceiros renomados no marketing global

Agências de marketing muitas vezes têm parcerias com outras empresas e profissionais do setor, como Semrush, RD Station, Google, Meta e outros; o que pode abrir portas para oportunidades de colaboração e estratégias mais abrangentes.

Softwares e ferramentas já disponíveis

Agências já investiram em softwares e ferramentas essenciais, economizando tempo e recursos que você precisaria para adquiri-los e configurá-los internamente.

Profissionais atualizados

Elas estão constantemente atualizadas com as últimas tendências do marketing, garantindo que suas estratégias estejam alinhadas com as práticas mais recentes e eficazes.

Agora que você sabe a importância do marketing para o crescimento do seu negócio e as vantagens de contar com uma agência especializada para conduzir suas estratégias, é hora de dar o próximo passo.

Na Mercato Marketing, estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções em marketing, respaldadas por anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco e conheça nossa assessoria de marketing especializada.

Perguntas Frequentes:

1 – Por que o marketing é importante para o negócio?

Resposta: O marketing ajuda a construir a marca, atrair clientes, aumentar vendas e fortalecer relacionamentos. Ele é a voz da empresa no mercado, destacando o valor de produtos ou serviços, estabelecendo autoridade, promovendo a empresa e fortalecendo a credibilidade.

2 – Por que optar por contratar uma agência de marketing em vez de criar uma equipe interna?

Resposta: Contratar uma agência de marketing oferece flexibilidade, acesso a uma variedade de especialistas em diferentes áreas do marketing, e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas do mercado. Além disso, muitas agências já possuem experiência, recursos e tecnologia, o que pode economizar tempo e dinheiro em comparação com a formação de uma equipe interna.

3 – Quanto custa contratar uma agência de marketing?

Resposta: O custo de contratar uma agência de marketing varia amplamente com base em vários fatores, como a localização, o escopo dos serviços, a experiência da agência e a complexidade das campanhas. As taxas podem ser cobradas por projeto, por hora, ou com base em um contrato mensal. O importante é que o investimento em uma agência deve ser visto como uma estratégia para obter retorno sobre o investimento (ROI) por meio de um marketing eficaz.

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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