Inbound Marketing

Marketing de Conteúdo para Atração de Pacientes?

Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe como fazer isso de uma forma natural? Isso é possível por meio do Marketing de Conteúdo! Então, você pode perguntar: mas o que é Marketing de Conteúdo?

Trata-se da utilização de conteúdos atrativos que farão com que seus pacientes procurem por você – e você não precise ir, diretamente, até eles. Continue lendo para entender melhor!

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Trata-se de uma estratégia de Marketing para atrair pacientes pela criação de conteúdos relevantes e valiosos (textos, e-books, posts em redes sociais etc.). Um Marketing de Conteúdo eficaz não promove a marca diretamente, mas atrai o público-alvo por trazer soluções para seus problemas.

Qual a função do Marketing de Conteúdo?

Ao apostar na estratégia, você atrairá pacientes ou futuros pacientes do seu consultório e irá engajá-los a ponto de fazer com que os visitantes do seu site se tornem não apenas clientes fiéis, mas também divulgadores da sua marca – o que, consequentemente, aumentará os objetivos do seu negócio. É por isso que, nos dias atuais, é fundamental investir em estratégias de Marketing de Conteúdo.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Essa poderosa estratégia, de apenas duas palavras – Marketing de Conteúdo – traz diversos benefícios, conheça-os:

  • aumenta o tráfego do seu site;
  • educa o mercado;
  • reconhece os tratamentos oferecidos;
  • aumenta o engajamento com a marca;
  • gera vendas (ou traz mais clientes);
  • impulsiona a geração de leads;
  • reduz o custo de aquisição de clientes;
  • fideliza os clientes ou pacientes – comum no marketing médico.

Como fazer um Marketing de Conteúdo eficiente?

Para alcançar as suas metas (mais visitantes, pacientes, clientes, vendas etc.), é preciso trazer em seus conteúdos as soluções para as dores do seu público-alvo. Assim, não basta apenas escrever sobre algo como: “O que é cárie?”, é preciso que o texto realmente seja muito relevante e entregue valor ao seu público-alvo, em vez de entregar mais do mesmo.

Além disso, fazer simplesmente cópias de outros blogs, pode, não apenas fazer seu texto ficar no lugar comum, como também receber uma punição (pelo robô do Google), que identifica cópias imediatamente.

O Marketing de Conteúdo é feito com a produção de:

  • posts para redes sociais;
  • artigos para blogs;
  • landing-pages;
  • infográficos;
  • e-books;
  • e-mails;

E para que as suas publicações fiquem no topo das pesquisas do Google é preciso dividir a estratégia em passos fundamentais, como:

  1. Planejar: na primeira fase, o plano precisa deixar claro quem ficará responsável por cada etapa das tarefas e de que forma elas atingirão os objetivos;
  2. Elaborar a(s) persona(s): nesse momento, você desenvolverá a persona, ou seja, a pessoa para quem você escreve seus conteúdos. Existem métricas que são capazes de alcançar as pessoas com a máxima fidedignidade;
  3. Definir as palavras-chave: aqui, são definidas quais são as palavras (ou expressões curtas) que, se usadas corretamente, levarão seu público-alvo ao seu conteúdo;
  4. Identificar a etapa do funil de venda: a jornada do cliente tem várias fases, também conhecida como Inbound Marketing. As mais conhecidas são: atração, consideração e decisão. Em geral, no pacote definido para cada cliente, a equipe de Marketing de Conteúdo define quantos conteúdos serão produzidos para cada etapa.
  5. Criar os conteúdos: como vimos, tais conteúdos podem ter os mais variados formatos. São exemplos: blog posts, e-books, e-mails, social posts, vídeos etc);
  6. Distribuir: em seguida, os conteúdos são promovidos nos canais em que a persona mais se encontra, como suas redes sociais mais visitadas, blogs de sites e listas de e-mail;
  7. Mensurar os resultados: chegou o momento de os profissionais de Marketing de Conteúdo descobrirem quais são as ações que funcionam com mais eficiência. As análises são feitas a partir dos resultados referentes ao tráfego (número de visitas), interações sociais (curtidas e comentários nas redes sociais), networking e SEO.

Quando alcanço os resultados com o Marketing de Conteúdo?

Vale lembrar que, por mais relevante que o seu texto seja, o resultado não será a curto prazo. Mas quem aposta e confia nessa estratégia colocará sua empresa em evidência e ainda economizará nos investimentos em publicidade digital a médio e longo prazos.

Como posso investir em Marketing de Conteúdo?

A dica mais fundamental para ser visto pelo público que você visa atingir — como mais pacientes para um consultório médico, odontológico, psicológico etc. — é que vale a pena contar com quem entende do assunto para que a estratégia seja feita de forma eficiente e os resultados sejam alcançados com mais rapidez do que se você fosse tentar fazer sozinho.

Nós da Mercato somos especialistas em Marketing de Conteúdo e estamos comprometidos em obter os melhores resultados para a sua empresa.

Entre em contato e conheça as nossas soluções em Marketing de Conteúdo!

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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