Business inteligence

Dicas de Empreendedorismo para Profissionais de Saúde

O profissional de saúde entra na faculdade alimentando os mais variados sonhos sobre o exercício de sua atividade, alguns nobres e verdadeiros, mas com outros de pura ilusão. De um modo geral, estes sonhos se traduzem em grandes realizações, conseguir o reconhecimento da comunidade científica e leiga, ou obter bons resultados financeiros.

Infelizmente, muitos destes frustram-se ao enxergar o que acontece de fato com o exercício da profissão e o mercado de trabalho. Por que isso ocorre?

São vários os motivos, mas sem dúvida alguma, o principal deles é a falta de entendimento que têm sobre esta realidade: montar um consultório é empreender um negócio.

Empreender é acreditar no potencial de bons resultados de um determinado negócio. É ousar e arriscar investir em alguma atividade na qual se enxerga possibilidades de sucesso.

Uma das características próprias do setor saúde é que médicos, dentistas, psicólogos e outros profissionais da área são naturalmente empreendedores, pois já se formam com a ideia de montar um consultório. Entretanto, poucos se dão conta disso e conseguem lidar bem com a questão. Os demais, reclamam do “sistema” e sempre encontram algo ou alguém para chamar de vilão. Não vêem que há problemas com a sua própria atitude (ou falta dela), mas acham que o mundo é que está contra eles!! Coitados…

Um profissional bem sucedido é aquele que sabe empreender. Então quero te apresentar algumas características e comportamentos necessários a um bom empreendedor:

1. Busque oportunidades em seu segmento de atuação. Procure perceber o que ainda não há ninguém fazendo e onde possa ser pioneiro;

2. Seja criativo. Isso pode ser quanto a alguma técnica, abordagem, instalações, atendimento ao cliente, equipamentos etc. Inove, faça diferente e melhor (sob o ponto de vista de seus clientes e não necessariamente o seu);

3. Persevere. Não desista nas primeiras barreiras e saiba que um empreendimento pode levar alguns anos para se solidificar. Um consultório normalmente leva 2 a 3 anos para estar financeiramente equilibrado. Mas cuidado, não transforme a perseverança em teimosia.

4. Esteja pronto para correr alguns riscos, pois isto faz parte da arte de empreender. Somente quem arrisca pode ganhar alguma coisa a mais. Quem investe em caderneta de poupança praticamente não corre riscos, mas jamais terá, a longo prazo, ganhos comparáveis a quem investe em ações e outras opções mais arriscadas. Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso aprender a administrá-los. Quem não está disposto a correr riscos não pode ser empreendedor. Se não pode ser empreendedor, vá trabalhar para um;

5. Seja obstinado e exigente quanto à qualidade técnica de seus serviços (resolutividade clínica) e quanto à eficiência administrativa de sua empresa (consultório);

6. Envolva-se. Comprometa-se com seus sonhos e projeto;

7. Busque toda a informação possível sobre seu mercado de atuação. A informação é um dos mais importantes patrimônios que você pode ter;

8. Estabeleça metas, limites e objetivos para seu empreendimento. Faça-os conhecidos à sua equipe;

9. Planeje sempre e monitore sistematicamente sua empresa ou negócio;

10. Faça uma ampla rede de relacionamentos, alianças e parcerias estratégicas. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho;

11. Através de sua experiência e informações, desenvolva uma atuação de forma independente e confiante (imparcial e equilibrada);

12. Saiba se comunicar muito bem. Desenvolva suas habilidades de comunicação, persuasão e liderança, pois são características essenciais a um empreendedor bem sucedido. Liderar é saber conduzir os esforços das pessoas sob sua coordenação em direção a um objetivo, mantendo a motivação de sua equipe;

13. Seja organizado. É preciso saber integrar os melhores recursos de forma harmoniosa. É preciso utilizar bem o tempo e todas as ferramentas que estiverem a seu dispor;

14. Tenha atitude de vencedor. Seja positivo, bem humorado, otimista e entusiasmado. Acredite em seu potencial e em seu projeto. Se você não acreditar, como irá convencer as pessoas a segui-lo e ajudá-lo a conquistar seus sonhos?

15. Você irá errar. Esteja preparado para assumir seus erros e dar a volta por cima, sempre aprendendo com o que fracassou.

16. Esteja disposto a crescer. Por incrível que pareça, muitos não prosperam porque têm medo de serem grandes. O que vão fazer com o sucesso? Se inconscientemente você não quiser crescer e alimentar medos a este respeito, você vai sempre permanecer pequeno.

17. Trabalhe em equipe. Quando tiver sucesso divida os louros com todos os que o ajudaram no processo, do mais simples ao mais graduado. Se tiver insucessos ocasionais, assuma os erros como seus;

18. Cerque-se de pessoas tão boas ou melhores que você. Isso o ajudará a crescer cada vez mais;

19. Lute por seus sonhos e por aquilo em que acredita. Contagie a todos com esta visão de futuro, compartilhando-a;

20. Divirta-se com o que faz. Curta o seu trabalho e empreendimento. Ame seus pacientes.

Até a próxima.

Plínio A.R. Tomaz

Consultor e Cirurgião-dentista

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Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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