Marketing

5 dicas incríveis de fidelização de alunos para a sua escola!

O mercado de educação é um dos mais interessantes de se investir. Quando a economia vai bem, as pessoas querem se capacitar para aproveitar as oportunidades; e, nos momentos de crise, procuram se aprimorar para manterem-se competitivas.

Além disso, todo pai e mãe valoriza uma boa educação para os seus filhos, pois é a forma como podem se assegurar de que eles terão um bom futuro.

Por outro lado, você já deve saber como a concorrência no setor educacional é forte. Além de conquistar novos alunos, é fundamental adotar estratégias para manter-se atual. Portanto, continue lendo e descubra as nossas 5 dicas de fidelização de alunos!

1. Utilize a automação de e-mail marketing a seu favor

Uma escola, seja do ensino formal ou de cursos de idiomas e aperfeiçoamento, costuma ter muitos eventos que envolvem não só aos seus alunos como também a família: atividades culturais, reuniões com os pais, apresentações para a comunidade etc. Como comunicar toda essa gama de acontecimentos?

A automação de e-mail marketing é a ferramenta ideal. Com pouco trabalho, você consegue enviar e-mails para todos os seus alunos, pais e demais interessados, convidando-os para tais eventos e mantendo-os informados sobre tudo o que acontece de relevante na escola.

2. Aproxime-se dos alunos pelas redes sociais

Muitas escolas deixam de aproveitar o potencial das redes sociais, portanto, utilizá-las da melhor maneira se torna um diferencial para fidelização de alunos. Por meio do Facebook, por exemplo, você pode tirar dúvidas de alunos, dar comunicados e divulgar os acontecimentos.

Outra forma interessantíssima de uso das redes sociais é a propagação de conteúdo de interesse do seu público. Se a sua escola é de idiomas, que tal compartilhar dicas de inglês? E, para os adultos em busca de aperfeiçoamento profissional, publicar dicas para se dar bem no mercado de trabalho também é uma boa ideia!

3. Use seu marketing para compartilhar seus bons resultados

Quando uma mãe matricula o filho na escola ou um adulto se inscreve em um curso, sua principal preocupação é com os resultados que serão obtidos. Afinal, educação é investimento.

Então, assegure-se de que os alunos e os pais conheçam os seus bons resultados: quantos alunos conseguem recolocação no mercado, quantos alcançam a fluência no idioma ou quantos passam no vestibular. Divulgue!

E uma dica legal nesse sentido é divulgar não só números, mas depoimentos de pessoas que alcançaram bons resultados. Isso torna a informação mais pessoal, e funciona melhor na fidelização de alunos.

4. Invista em promoções exclusivas para alunos

Todo mundo adora uma promoção! Muitas instituições de ensino fazem promoções para captar novas matrículas, mas poucas pensam naqueles que já estão matriculados. Portanto, essa é mais uma chance de criar um diferencial de fidelização de alunos frente aos seus concorrentes.

As promoções podem ser das mais variadas, e até englobar a captação de novas matrículas, quando, por exemplo, a escola ou curso oferece uma vantagem ao aluno que trouxer amigos para se matricularem. Essa é, definitivamente, uma relação de ganha-ganha, de que se beneficiam o aluno e a escola.

Nesse sentido, as ferramentas de marketing digital são uma excelente maneira de tornar suas promoções conhecidas.

5. Preocupe-se com as dificuldades dos alunos

Não negligencie as dificuldades pelas quais passam os seus alunos, sejam elas financeiras ou no andamento dos estudos. Quando alguém tem dificuldade, a tendência é que se sinta desanimado e queira abandonar os estudos — o que é ruim tanto para o aluno quanto para a escola.

Procure, então, desenvolver mecanismos de apoio aos estudos, de forma que seus alunos sintam que a escola efetivamente se preocupa com o seu desenvolvimento. Não há nada mais desagradável do que ter a sensação de que uma empresa só está interessada no nosso dinheiro, certo?

E, falando em dinheiro, o fato de a escola se preocupar em buscar uma solução junto ao aluno ou responsável quando há dificuldade financeira conta muitos pontos a seu favor! Pense nisso.

Bom, agora que você já conhece nossas 5 dicas de fidelização de alunos para a sua escola, siga nossas páginas no FacebookInstagram, para receber outras dicas incríveis sobre marketing nesse segmento!

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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