Marketing

Marketing médico: entenda o que pode (ou não) ser feito

O marketing médico ganha cada dia mais importância. É fundamental que isso aconteça, afinal todos têm enfrentado mais concorrência, além de estarmos nos referindo a uma forma de conseguir mais visibilidade para as atividades exercidas.

Contudo, para evitar problemas, é fundamental atentar-se às regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na divulgação dos serviços.

Você tem dúvidas sobre as restrições impostas à comunicação dos profissionais da área de saúde? Então continue a leitura deste post, pois vamos explicar como usar as estratégias de marketing de forma adequada.

Marketing médico e suas restrições

Qualquer estratégia de comunicação para a área médica deve começar com uma consulta ao material preparado pelo Conselho Federal de Medicina. Além de detalhar as regras, o documento traz exemplos de como e onde devem ser inseridas as informações obrigatórias nos anúncios publicitários.

Para não errar, preste atenção às recomendações:

Empregue a linguagem adequada

Com o objetivo de preservar a reputação dos profissionais, é vedado o uso de expressões de caráter apelativo nos conteúdos divulgados por profissionais da área de saúde ou consultórios.

Sendo assim, o foco dos textos deve ser institucional. Por isso, não use “o maior”, “o melhor”, “o único que oferece” e outras expressões que revelem superioridade.

Não use imagens de pacientes

A regra é bem clara em relação ao uso de imagens de pacientes: elas são proibidas, ainda que o médico tenha obtido a autorização da pessoa.

É importante ficar atento a esta norma pois vale para a publicidade e também para redes sociais, sites, e-mail e qualquer outro canal de comunicação.

Não faça consultas gratuitas

Com a facilidade oferecida pelas plataformas digitais, há quem pense em usar esses canais para promover a especialidade, por exemplo, a partir da realização de consultas gratuitas.

Porém o CFM é bem claro quanto a esse tipo de estratégia: os canais digitais não podem ser empregados para o exercício da prática médica.

O motivo é que entende-se que os casos de saúde precisam ser tratados apenas no ambiente adequado e devem, obrigatoriamente, envolver a interação pessoal entre médico e paciente.

Tenha cuidado com a propaganda enganosa

Mais do que em qualquer outra área, o profissional da saúde deve zelar por sua imagem. Cuide, então, para que o seu nome ou da clínica não seja associado a produtos ou serviços que possam lesar o consumidor por apresentarem propaganda enganosa.

Foque apenas em sua especialidade

Outra questão importante é o uso de expressões que promovam especialidades para as quais o médico não tem o registro no CFM.

Nesse caso, apenas os documentos emitidos pelo Conselho são considerados válidos para comprovação. Ou seja, não basta ter feito determinado curso para que a divulgação seja liberada. A informação precisa ser validada.

Fique atento às informações obrigatórias

É obrigatório inserir nos materiais de divulgação informações básicas, como nome, CRM e especialidade. Para não errar, confira o modelo padrão do CFM sobre como e onde esses dados devem aparecer.

Boas práticas na área médica

Atentar-se às regras determinadas pelo Conselho é fundamental, não apenas porque há risco de penalidades, mas também para garantir que o marketing médico seja usado para valorizar a imagem do profissional ou da clínica.

Tenha em mente que não é preciso apelar para o sensacionalismo. Um conteúdo de qualidade e com informações relevantes terá mais efeito do que uma chamada apelativa.

Agências especializadas no segmento médico contam com vários recursos para atrair a atenção do público e preservar a relação com os pacientes, sem precisar recorrer a esse tipo de artifício.

As plataformas digitais podem — e devem — ser aproveitadas, mas é preciso manter o foco educativo e informativo das mensagens, pois, no final das contas, renderão excelentes resultados, por serem mais eficazes na conquista da confiança do público.

Você gostou do nosso artigo? Entendeu como utilizar o marketing médico? Caso queira começar a aplicá-lo na sua clínica, entre em contato conosco, nós podemos ajudá-lo! Acompanhe também nossas redes sociais: estamos no FacebookInstagram!


STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA

Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

Recent Posts

Contratar agência de marketing ou ter equipe própria: qual a melhor escolha?

Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…

1 ano ago

O que é diagnóstico de presença digital? Como ele beneficia sua marca? Entenda sua importância na hora de se destacar na internet!

Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…

1 ano ago

Assessoria de marketing para impulsionar o seu negócio: como funciona, benefícios e muito mais

O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…

1 ano ago

Como funciona o marketing médico e como divulgar negócios na área da saúde?

Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…

1 ano ago

Agência especializada em criação de websites em Goiânia que faz a diferença!

Uma boa agência de criação de websites faz toda a diferença para quem quer ter…

2 anos ago

Marketing de Conteúdo para Atração de Pacientes?

Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe…

2 anos ago