O marketing médico ganha cada dia mais importância. É fundamental que isso aconteça, afinal todos têm enfrentado mais concorrência, além de estarmos nos referindo a uma forma de conseguir mais visibilidade para as atividades exercidas.
Contudo, para evitar problemas, é fundamental atentar-se às regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na divulgação dos serviços.
Você tem dúvidas sobre as restrições impostas à comunicação dos profissionais da área de saúde? Então continue a leitura deste post, pois vamos explicar como usar as estratégias de marketing de forma adequada.
Qualquer estratégia de comunicação para a área médica deve começar com uma consulta ao material preparado pelo Conselho Federal de Medicina. Além de detalhar as regras, o documento traz exemplos de como e onde devem ser inseridas as informações obrigatórias nos anúncios publicitários.
Para não errar, preste atenção às recomendações:
Com o objetivo de preservar a reputação dos profissionais, é vedado o uso de expressões de caráter apelativo nos conteúdos divulgados por profissionais da área de saúde ou consultórios.
Sendo assim, o foco dos textos deve ser institucional. Por isso, não use “o maior”, “o melhor”, “o único que oferece” e outras expressões que revelem superioridade.
A regra é bem clara em relação ao uso de imagens de pacientes: elas são proibidas, ainda que o médico tenha obtido a autorização da pessoa.
É importante ficar atento a esta norma pois vale para a publicidade e também para redes sociais, sites, e-mail e qualquer outro canal de comunicação.
Com a facilidade oferecida pelas plataformas digitais, há quem pense em usar esses canais para promover a especialidade, por exemplo, a partir da realização de consultas gratuitas.
Porém o CFM é bem claro quanto a esse tipo de estratégia: os canais digitais não podem ser empregados para o exercício da prática médica.
O motivo é que entende-se que os casos de saúde precisam ser tratados apenas no ambiente adequado e devem, obrigatoriamente, envolver a interação pessoal entre médico e paciente.
Mais do que em qualquer outra área, o profissional da saúde deve zelar por sua imagem. Cuide, então, para que o seu nome ou da clínica não seja associado a produtos ou serviços que possam lesar o consumidor por apresentarem propaganda enganosa.
Outra questão importante é o uso de expressões que promovam especialidades para as quais o médico não tem o registro no CFM.
Nesse caso, apenas os documentos emitidos pelo Conselho são considerados válidos para comprovação. Ou seja, não basta ter feito determinado curso para que a divulgação seja liberada. A informação precisa ser validada.
É obrigatório inserir nos materiais de divulgação informações básicas, como nome, CRM e especialidade. Para não errar, confira o modelo padrão do CFM sobre como e onde esses dados devem aparecer.
Atentar-se às regras determinadas pelo Conselho é fundamental, não apenas porque há risco de penalidades, mas também para garantir que o marketing médico seja usado para valorizar a imagem do profissional ou da clínica.
Tenha em mente que não é preciso apelar para o sensacionalismo. Um conteúdo de qualidade e com informações relevantes terá mais efeito do que uma chamada apelativa.
Agências especializadas no segmento médico contam com vários recursos para atrair a atenção do público e preservar a relação com os pacientes, sem precisar recorrer a esse tipo de artifício.
As plataformas digitais podem — e devem — ser aproveitadas, mas é preciso manter o foco educativo e informativo das mensagens, pois, no final das contas, renderão excelentes resultados, por serem mais eficazes na conquista da confiança do público.
Você gostou do nosso artigo? Entendeu como utilizar o marketing médico? Caso queira começar a aplicá-lo na sua clínica, entre em contato conosco, nós podemos ajudá-lo! Acompanhe também nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
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