Publicidade Digital

O que é e para que serve o marketing digital?

Você acredita que marketing digital é ter sua marca presente nas redes sociais?  Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre empresários. A maioria dos clientes procura as agências querendo ações nas redes sociais e pensam que isso é marketing digital.

De acordo com o Rafael Kiso, marketing digital não existe o que temos é marketing em ambiente digital.

Essa vertente do marketing foi denominada de marketing digital e se tornou a responsável pela transformação na forma como as macas se comunicam com sua audiência. De modo geral, o marketing digital consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet (o que inclui os dispositivos móveis).

Uma das maiores vantagens do marketing no ambiente digital é a possibilidade de promover marcas, produtos e serviços de forma rápida e personalizada. Ou seja, ele reúne atividades que buscam atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento próximo e, assim, estabelecer uma identidade de destaque no mercado.

Philip Kotler — que é considerado o pai do marketing — diz que marketing “é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Como se trata de um processo social, o marketing depende dessa interação entre pessoas dentro de um determinado contexto. E isso inclui fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos e outros que influenciam a compra ou a venda de um produto, ou serviço.

A internet é, hoje, a maior fonte de informação do mundo. Por isso, o marketing nos ambientes digitais é atualmente a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação. Essa posição representa um grande desafio para o marketing no ambiente digital: afinal, ele deve entregar a mensagem certa para a pessoa certa, na hora certa.

Para tornar isso possível, é essencial, então, ter profissionais qualificados e ferramentas adequadas para torná-lo realmente efetivo. Só assim pode-se aproveitar suas vantagens e obter retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas on-line.

Com as técnicas do marketing no ambiente digital é possível otimizar websites, criar conteúdos relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e assim por diante. Nesses canais digitais, as empresas se relacionam com clientes e potenciais clientes. E tudo isso leva, naturalmente, ao aumento do volume de vendas e fortalecimento da marca.

Veja algumas vantagens do marketing no ambiente digital:.

  • Os consumidores buscam a informação
  • A mensagem é segmentada e personalizada
  • Está disponível para quem quiser
  • Permite interação frequente
  • Tem espaços acessíveis e dinâmicos
  • É possível mensurar
  • Tem uma eficiência muito alta
  • As análises podem ser imediatas
  • O aprendizado é contínuo e o custo de produção é acessível.

Cada vez mais, a experiência do usuário é um fundamental para o sucesso das estratégias de marketing. A possibilidade de interação permite que a comunicação entre marcas e clientes seja bilateral, o que ajuda a criar uma relação de confiança. Com isso o marketing no ambiente digital quebra barreiras e objeções ao transmitir confiança ao consumidor.

Em resumo, estratégias de o marketing, quando realizadas por profissionais capacitados, com as ferramentas adequadas podem trazer grandes lucros para uma empresa. Para isso, entretanto, deve ser executado de forma séria, e com os processos e as metodologias mais adequados para cada caso.

 

Stephania S.P.Souza

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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