Artigo publicado no Blog Marketing na Era Digital
Mudanças sempre ocorreram e no mundo empresarial não é novidade. Este ano o mundo foi impactado com a pandemia do novo coronavírus, o que deixou a vulnerabilidade da sociedade e dos negócios em mais evidência.
O que antes do coronavírus parecia não ser tão importante, com o surgimento, mostrou-se essencial, como, por exemplo, a digitalização e a inclusão tecnológica. Crianças, idosos, empresas, órgão públicos enfim, todos tiveram que se adaptar e experimentar a digitalização e inclusão tecnológica em suas vidas. Trabalhar, estudar, divertir e consumir, tudo, teve que se adaptar ao mundo digital.
Com tantas mudanças em tão pouco tempo, o cenário se mostrou incerto, a vulnerabilidade “gritou”, a complexidade esteve mais presente e a ambiguidade explodiu em nossas vidas. Isso nada mais é que o mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), termo criado pelo exército americano, no final da Guerra Fria, em 1990, onde escancarava um cenário imprevisível e hostil. O conceito do Mundo VUCA tão discutido e usado nos ambientes de marketing e científicos passou a constituir a vida de 7,8 bilhões de pessoas.
Sim, com o coronavírus tudo isso ficou mais evidente e as mudanças se tornaram obrigatórias para garantir a sobrevivência. A adaptação do ser humano para sobrevivência não é uma novidade, aliás no século XIX o biólogo Charles Darwin defendera a Teoria da Evolução, baseada nos princípios da seleção natural, ou seja, só sobrevive quem se adapta ao novo ambiente.
Diante desse cenário tão incerto, empresas e profissionais precisaram travar uma batalha, a necessidade da educação e adaptação à tecnologia deixou de ser uma tendência e virou uma necessidade. Profissionais e empresas que antes da pandemia, já estavam inseridos no mundo digital, saíram a frente, outros que estavam acomodados, em questões de dias precisaram adaptar suas empresas e carreiras para sobreviverem.
Todas essas mudanças, me fizeram lembrar do livro Quem Mexeu no Queijo, de Spencer Johnson, onde por meio de uma metáfora, o autor demonstra que a estagnação e o comodismo impedem de empresas e profissionais atingirem novos objetivos. As empresas e profissionais, principalmente os bem sucedidos em sua maioria se acomodam e não percebem os pequenos sinais que toda mudança apresenta, antes realmente de surgir.
E diante de tantas incertezas, presenciamos empresas, como o Zoom passar a valer mais que companhias aéreas. O que antes não tinha tanta importância, ou estava presente em um nicho de mercado, passou a ser essencial.
No cenário VUCA, de acordo com a influenciadora digital, Martha Gabriel, “empresas e profissionais que não prestarem atenção nas tendências, ficarão resolvendo pendencias e morrerão.”
E como o marketing pode atuar diante de tantas incertas e mudanças? Segundo o “pai do marketing”, Philip Kotler, “o marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.” Para satisfazer as necessidades e desejos, os profissionais de marketing precisam entender de pessoas, conhecer às tecnologias e adaptar suas estratégias às mudanças do mundo.
Enxergar o amanhã está cada vez mais difícil, antes os profissionais de marketing elaboravam planejamentos para 2,3 e 5 anos, hoje precisam planejar em cima de cenários atuais (aqui e agora) e serem flexíveis para mudar o curso de acordo com os acontecimentos.
Empresas e profissionais precisam usar a tecnologia a seu favor, precisam conhecer profundamente o seu negócio, para então aproveitar as oportunidades.
Conhecer seu público, quem você está atendendo, quais são as dores, quais são os prazeres e quais tecnologias estão usando é o básico para sua empresa sobreviver. E lembrem-se pessoas e tecnologias mudam o tempo todo, portanto aquele mapeamento que você fez a cinco, dez meses atrás, hoje não tem valor. O acompanhamento e mapeamento de pessoas e tecnologias precisam ser diários.
Os desafios são muitos, mas para sobreviver empresas e profissionais precisam, se conhecer, se aperfeiçoar, experimentar, monitorar, analisar e mudar, na mesma agilidade que as tecnologias e pessoas se transformam.
Bem-vindos ao cenário VUCA!
Stephânia S de P e Souza
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]Se sua clínica ou consultório ainda depende de processos manuais para atrair e se comunicar…
Imagine a seguinte cena: um jovem estudante, cheio de sonhos e expectativas, está navegando pelas…
Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…
Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…
O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…
Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…