Se você acha que o e-mail marketing foi esquecido e que seus clientes não abrem, fique com a gente e descubra por que ele ainda é a melhor estratégia para o seu negócio.
Talvez você questione: “Por que na atual era da informação o e-mail marketing pode ser a melhor estratégia para o meu negócio, quando há tantos outros meios sendo usados, como o WhatsApp e as redes sociais?”
O e-mail está totalmente integrado no dia a dia de todos nós. Vejamos: para fazer uma compra on-line, cadastro em uma loja, criar uma conta em um app ou assinar um canal de streaming, precisamos de um e-mail.
E-mail, WhatsApp e redes sociais são canais de comunicação e cada um possui suas características que precisam ser levadas em conta antes de serem utilizados.
O e-mail é um canal de comunicação mais formal, permite o compartilhamento de informações mais detalhadas, além de ser mais fácil de ser arquivado/documentado, garantindo mais confiança e transparência.
O WhatsApp é um canal muito utilizado hoje em dia, apesar de que, muitas vezes, de forma totalmente errada. Excelente canal para informações rápidas, sem muito detalhamento, mas não ser muito eficiente na questão de armazenamento, pois as mensagens acabam se perdendo no feed.
As redes sociais são ótimas para uma comunicação mais informal e de conteúdo superficial.
Como podemos ver, os três canais são bons, o que precisamos é saber quando usar cada um.
Segundo o relatório State of Marketing 2022, elaborado pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, o e-mail marketing lidera o pódio dos canais de marketing com maior eficácia.
Veja abaixo:
Fonte: Relatório State of Marketing 2022
Segundo a pesquisa, 95% dos profissionais de marketing consideram o e-mail marketing como o canal mais eficaz para alavancar um negócio, mais, inclusive, do que as redes sociais.
Mas não basta sair disparando e-mails marketing para seus clientes, para ter uma boa efetividade você precisa estar atento ao que chamamos de Boas Práticas do e-mail, são elas:
Mas, afinal, o que faz o e-mail marketing estar no topo dessa lista?
Considere alguns bons motivos:
Uma estratégia eficaz e barata? Sim! O e-mail marketing possui baixo custo de investimento. Podemos notar isso no relatório através de uma pesquisa feita pela Litmus, onde constatou-se a média de um retorno de US$ 36 para cada US$ 1 investido.
É um ótimo primeiro motivo, não é?
E se além de ter um bom retorno sobre o investimento, esse método ainda alcançar muitas pessoas?
O e-mail marketing também faz isso!
Devido à sua possibilidade de otimização, pode-se alcançar até mesmo milhões de contatos, isso, graças à automação o e-mail – uma das técnicas de automação de marketing – através de uma plataforma de CRM, que permite criar uma boa gestão de relacionamento com diversos clientes de uma forma prática e sem grandes esforços, segmentação de leads e campanhas para a sua empresa.
Sabemos o quanto a valorização dos contatos é importante, afinal, todo mundo gosta de se sentir assim.
Quando você é chamado pelo nome, tem uma mensagem direcionada especialmente para o seu cargo, sua empresa, situação ou interesse no momento, a sensação de estar sendo valorizado é instantânea. Você provavelmente já notou isso nos e-mails que recebe e sabe o quanto é importante.
O e-mail marketing possibilita essa personalização, permitindo direcionar uma mensagem singularizada para o seu cliente, aumentando a conexão entre vocês.
Com o e-mail marketing, pois você consegue acompanhar toda a jornada do cliente no processo da compra. Saber em qual estágio seu cliente está é fundamental para traçar melhores estratégias e ajudá-lo a chegar ao final.
Dessa forma, você tem um funil de vendas muito bem segmentado e consegue direcionar conteúdos e chamadas exclusivas para cada cliente, de acordo com a fase em que ele se encontra.
Entenda mais sobre o funil de vendas aqui.
Avaliar as métricas da jornada de compra é fundamental para alinhar suas estratégias, e com o e-mail marketing você consegue ficar de olho em insights importantes para traçar melhor os caminhos para o seu objetivo. Veja quais são as principais:
Esses são apenas alguns indicadores que fazem parte de uma vasta lista – você pode acompanhar mais sobre insights do e-mail marketing no Relatório State of Marketing 2022.
Já imaginou como você pode controlar sua estratégia tendo como base todos esses indicadores?
O e-mail marketing possibilita conhecer a fundo o interesse do seu cliente e assim, permite que você entregue a ele exatamente o que está esperando.
Além disso, te ajuda a descobrir a causa de possíveis erros e consertá-los no tempo certo, adequando sua estratégia de marketing.
Diante de tantos motivos para utilizar o e-mail marketing, quais resultados sólidos ele trará?
Confira:
Se utilizar o e-mail marketing ainda não faz parte da sua estratégia diária, uma equipe especializada é a melhor maneira de utilizar esse recurso de forma a trazer os resultados que o seu negócio precisa.
A Mercato Marketing possui uma equipe especializada em estratégias de e-mail marketing, realizando a automação e otimização necessária para alcançar o seu público e trazer resultados para a sua marca.
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