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E-mail Marketing – ainda funciona?

 Se você acha que o e-mail marketing foi esquecido e que seus clientes não abrem, fique com a gente e descubra por que ele ainda é a melhor estratégia para o seu negócio. 

Talvez você questione: “Por que na atual era da informação o e-mail marketing pode ser a melhor estratégia para o meu negócio, quando há tantos outros meios sendo usados, como o WhatsApp e as redes sociais?” 

O e-mail está totalmente integrado no dia a dia de todos nós. Vejamos: para fazer uma compra on-line, cadastro em uma loja, criar uma conta em um app ou assinar um canal de streaming, precisamos de um e-mail.  

E-mail, WhatsApp e redes sociais são canais de comunicação e cada um possui suas características que precisam ser levadas em conta antes de serem utilizados. 

O e-mail como ferramenta de comunicação

O e-mail é um canal de comunicação mais formal, permite o compartilhamento de informações mais detalhadas, além de ser mais fácil de ser arquivado/documentado, garantindo mais confiança e transparência. 

O WhatsApp é um canal muito utilizado hoje em dia, apesar de que, muitas vezes, de forma totalmente errada. Excelente canal para informações rápidas, sem muito detalhamento, mas não ser muito eficiente na questão de armazenamento, pois as mensagens acabam se perdendo no feed. 

As redes sociais são ótimas para uma comunicação mais informal e de conteúdo superficial. 

Como podemos ver, os três canais são bons, o que precisamos é saber quando usar cada um. 

Segundo o relatório State of Marketing 2022, elaborado pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, Litmus e Wistia, o e-mail marketing lidera o pódio dos canais de marketing com maior eficácia. 

Veja abaixo: 

Fonte: Relatório State of Marketing 2022 

Segundo a pesquisa, 95% dos profissionais de marketing consideram o e-mail marketing como o canal mais eficaz para alavancar um negócio, mais, inclusive, do que as redes sociais. 

Mas não basta sair disparando e-mails marketing para seus clientes, para ter uma boa efetividade você precisa estar atento ao que chamamos de Boas Práticas do e-mail, são elas: 

  • Conhecer bem o seu cliente;
  • Personalizar as mensagens enviadas conforme o interesse do seu cliente;
  • Manter uma base de mailing atualizada – a higienização é mais importante do que a quantidade de e-mails;
  • Criar sua própria base de e-mails e NUNCA comprar lista de e-mails;
  • Ouvir seu cliente – se ele pedir para ser descadastrado de sua base, faça isso imediatamente, afinal, respeito é tudo em uma relação;
  • Analisar os indicadores dos seus e-mails frequentemente, pois são excelentes fonte para feedbacks e insights de suas ações.

Mas, afinal, o que faz o e-mail marketing estar no topo dessa lista? 

Considere alguns bons motivos: 

Possui um ótimo ROI – Retorno por Investimento

Uma estratégia eficaz e barata? Sim! O e-mail marketing possui baixo custo de investimento. Podemos notar isso no relatório através de uma pesquisa feita pela Litmus, onde constatou-se a média de um retorno de US$ 36 para cada US$ 1 investido. 

É um ótimo primeiro motivo, não é? 

Alcance elevado

E se além de ter um bom retorno sobre o investimento, esse método ainda alcançar muitas pessoas?  

O e-mail marketing também faz isso! 

Devido à sua possibilidade de otimização, pode-se alcançar até mesmo milhões de contatos, isso, graças à automação o e-mail – uma das técnicas de automação de marketing – através de uma plataforma de CRM, que permite criar uma boa gestão de relacionamento com diversos clientes de uma forma prática e sem grandes esforços, segmentação de leads e campanhas para a sua empresa. 

Valorizando seu cliente através do e-mail marketing

Sabemos o quanto a valorização dos contatos é importante, afinal, todo mundo gosta de se sentir assim. 

Quando você é chamado pelo nome, tem uma mensagem direcionada especialmente para o seu cargo, sua empresa, situação ou interesse no momento, a sensação de estar sendo valorizado é instantânea. Você provavelmente já notou isso nos e-mails que recebe e sabe o quanto é importante. 

O e-mail marketing possibilita essa personalização, permitindo direcionar uma mensagem singularizada para o seu cliente, aumentando a conexão entre vocês. 

Acompanhe o consumidor na jornada de compra

Com o e-mail marketing, pois você consegue acompanhar toda a jornada do cliente no processo da compra. Saber em qual estágio seu cliente está é fundamental para traçar melhores estratégias e ajudá-lo a chegar ao final. 

Dessa forma, você tem um funil de vendas muito bem segmentado e consegue direcionar conteúdos e chamadas exclusivas para cada cliente, de acordo com a fase em que ele se encontra. 

Entenda mais sobre o funil de vendas aqui. 

Face a face com os indicadores e métricas

Avaliar as métricas da jornada de compra é fundamental para alinhar suas estratégias, e com o e-mail marketing você consegue ficar de olho em insights importantes para traçar melhor os caminhos para o seu objetivo. Veja quais são as principais: 

  • Taxa de abertura;
  • Cliques;
  • Cancelamento de inscrição;
  • Rejeição;
  • Entregabilidade;
  • Reclamação de spam;
  • Encaminhamentos.

Esses são apenas alguns indicadores que fazem parte de uma vasta lista – você pode acompanhar mais sobre insights do e-mail marketing no Relatório State of Marketing 2022.  

Já imaginou como você pode controlar sua estratégia tendo como base todos esses indicadores? 

O e-mail marketing possibilita conhecer a fundo o interesse do seu cliente e assim, permite que você entregue a ele exatamente o que está esperando. 

Além disso, te ajuda a descobrir a causa de possíveis erros e consertá-los no tempo certo, adequando sua estratégia de marketing. 

Resultados que você pode esperar com o e-mail marketing

Diante de tantos motivos para utilizar o e-mail marketing, quais resultados sólidos ele trará?  

Confira: 

  • Fidelização e retenção do seu cliente;
  • Aumento da receita e vendas;
  • Maior geração de leads;
  • Mais tráfego no seu site;
  • Valorização da sua marca.

Como começar a usar o e-mail no seu negócio?

Se utilizar o e-mail marketing ainda não faz parte da sua estratégia diária, uma equipe especializada é a melhor maneira de utilizar esse recurso de forma a trazer os resultados que o seu negócio precisa. 

A Mercato Marketing possui uma equipe especializada em estratégias de e-mail marketing, realizando a automação e otimização necessária para alcançar o seu público e trazer resultados para a sua marca. 

Fale com a gente! 

Leia também: Investir em uma agência de marketing gera retorno? 

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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