SEO

Quando se começa uma estratégia de Marketing Digital, uma das primeiras coisas que você ouve é: “precisa estar otimizado para SEO para ranquear bem”. Mas, afinal, você sabe realmente o que isso significa?

De maneira bem resumida, isso quer dizer que seu site, blog e todas as ferramentas de mídia on-line que utilizar precisam ser produzidas de maneira que o Google consiga “ler” seus conteúdos e indicá-los para pessoas que estejam fazendo pesquisas relacionadas aos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Mas para chegar a isso, é preciso lançar mão de várias técnicas.

O que é SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca.

Sabe quando você vai fazer uma pesquisa na internet — geralmente, no Google — digita uma palavra e ele indica diversos sites para você? É exatamente isso que o SEO faz.

Ele é um conjunto de técnicas necessárias para que o site e o blog da sua empresa seja indicado nas pesquisas de maneira orgânica, ou seja, aquelas que não são pagas.

Quanto melhor o SEO das suas páginas, melhor também será o posicionamento delas nos sites de busca. Isso contribui não apenas para aumentar o tráfego, mas também para gerar mais autoridade virtual para a sua empresa.

Como funcionam os mecanismos de busca

Lembra que falamos sobre digitar uma palavra nos sites de busca e ele indicar diversos endereços eletrônicos que podem responder sua questão? No SEO essa palavra é chamada de “keyword”, ou “palavra-chave”, e é por ela que as ferramentas de busca chegarão até seu site ou blog.

Por isso, um dos primeiros passos para conseguir um bom ranqueamento é identificar as palavra-chaves do seu ramo de atividade e posicioná-las corretamente para que os robôs do Google a encontrem.

Como funciona o Google

Mas por que sempre falamos do Google quando nos referimos a ferramentas de pesquisa on-line? Por mais que existam diversas outras plataformas, o Google ainda é o gigante do segmento e acaba sendo ele quem dita as regras do SEO atual.

Funciona da seguinte forma: o Google Bot, ou robôs do Google, entram em cada link existente na internet e fazem uma leitura deles.

Quando um usuário digita a palavra-chave no campo de busca, eles indicam aqueles que estão melhores otimizados, pois entendem que esses possuem conteúdos mais relevantes para responderem às dúvidas apresentadas.

Além disso, eles também consideram diversos outros pontos — mais de 200, incluindo até tempo de permanência do usuário nas páginas — para considerar seu site ou blog relevante e posicioná-lo bem na pesquisa orgânica.

Abaixo você vai conhecer alguns dos que podem lhe ajudar a conquistar as primeiras posições.

On Page

On Page é tudo aquilo que pode ser trabalhado dentro do seu site, blog e páginas, tais como:

      • qualidade e tamanho do conteúdo postado;
      • título interno;
      • SEO Title (título que aparece nas páginas de pesquisas);
      • URLs amigáveis (endereço web com a palavra-chave);
      • uso correto dos heading tags, ou seja, os intertítulos dos conteúdos;
      • escolha e posicionamento correto das palavra-chaves;
      • tamanho das imagens e otimização correta para SEO;
      • linkagens internas;
      • design responsivo;
      • tempo de carregamento.

Off Page

Inclui tudo que esteja externo ao seu site/blog, mas que influencia no ranqueamento, tais como:

  • link building;
  • autoridade;
  • localização;
  • menções em redes sociais.
website aumenta a visibilidade

Principais vantagens do SEO

Quando falamos de pesquisa orgânica, estamos nos referindo àquelas que não são pagas. Ou seja, ao contrário dos anúncios patrocinados que aparecem em posições de destaque nos sites de busca, os links indicados organicamente são os que possuem boa otimização para SEO, por isso, são considerados relevantes para o público.

Dessa forma, fica fácil entender que quanto mais o site ou blog da sua empresa estiver otimizado, mais chances ele terá de conquistar as primeiras posições.

Aqui, vale lembrar também que as pessoas que pesquisam por algo têm maior tendência de somente clicar nos links que aparecem na primeira página da pesquisa. Considerando isso, se a sua empresa estiver bem ranqueada, as possibilidades de se tornar conhecida do público é muito maior.

O resultado de tudo isso? Quanto mais visitas suas páginas tiverem, mais o Google vai considerá-las relevantes. Com isso, conquistarão as melhores posições, tornando sua marca mais conhecida e, por consequência, aumentando suas vendas!

Como a Mercato Marketing pode lhe ajudar?

Lembra que anteriormente falamos que o SEO consiste em um conjunto de técnicas e que são mais de 200 pontos analisados pelo Google para considerar seu site/blog interessante?

Logo, dá para ver que a otimização é um trabalho minucioso que requer conhecimento, planejamento e aplicação correta. Por isso, contar com profissionais experientes nesse tipo de serviço é fundamental para que sua estratégia dê certo e traga os melhores resultados.

Aqui, na Mercato Marketing, você tem todo suporte e orientação para uma otimização para SEO completa e eficaz. Serviços como SEO Local, Diagnóstico de SEO e Consultoria em SEO são alguns dos que colocarão seu site/blog nas primeiras posições, tornando sua marca ainda mais conhecida e, com isso, aumentando a sua lucratividade.

Entre em contato agora com nossos consultores e descubra como estar em primeiro lugar no Google faz toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

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