Certamente você já ouviu falar nas estratégias de Marketing Digital, não é mesmo? No entanto, você sabe o que é Marketing Digital e o quanto suas estratégias podem aumentar os lucros da sua empresa?
Pensando em eliminar as suas dúvidas, elaboramos este conteúdo, no qual você aprenderá o que é Marketing Digital, qual a sua importância em termos financeiros e como as estratégias de marketing digital podem aumentar os lucros. Vamos começar?
O Marketing Digital é um método que consiste no uso da tecnologia para fazer publicidade. Isto é, todos os meios possíveis de atrair o consumidor — e-mail, sites de busca, redes sociais, blog, website, plataformas, etc. — são explorados como ferramentas de captação.
Aliás, o foco na atração é um destaque do Marketing Digital. Isso porque a maior parte das estratégias é baseada nos princípios do Inbound Marketing, um conceito que se opõe aos métodos tradicionais (Outbound), cuja finalidade é chegar até o cliente.
Para melhor retratar as diferenças entre Inbound e Outbound no Marketing Digital, imaginemos que duas empresas concorrentes, X e Y, queiram usar o e-mail para criar ações de marketing. A abordagem tradicional usará práticas como a aquisição de uma lista de endereços para que mensagens sejam disparadas sem critério algum. Observe a caixa de spam no seu e-mail e verá que muitas empresas agem dessa forma.
Por outro lado, a estratégia de Inbound consistiria em fornecer conteúdos úteis, relevantes e informativos por meio de um blog, que seria encontrado pelo público interessado no assunto. A partir desse primeiro contato, o visitante pode assinar a newsletter ou preencher um formulário para baixar algum material mais aprofundado no tema, convertendo-se em lead (potencial cliente). Com isso, a empresa obteria uma lista qualificada de e-mails, formada por leads, o que permitiria construir um relacionamento com eles até que estejam prontos para fazer a compra.
Logo, se a empresa X investisse no Outbound e a Y no Inbound, qual teria mais chances de sair lucrando? Os cuidados e o planejamento acerca de ambas as estratégias já nos dão indícios de que a empresa Y sairia ganhando. A conclusão disso tudo é que as estratégias de Marketing Digital realmente podem aumentar os lucros de uma empresa, contanto que sejam feitas com base no conceito mais adequado ao ambiente virtual.
O crescimento no uso da Internet e a popularização dos dispositivos móveis são dois fatores que mudaram a forma como o marketing é feito. Hoje, as pessoas buscam por informações com mais autonomia, exploram a web o tempo todo, a ponto de o ambiente virtual concentrar praticamente todos os perfis de consumidores. Nesse sentido, as estratégias de Marketing Digital foram se desenvolvendo junto ao surgimento das mídias sociais e ao crescimento do Google, sendo atualmente uma excelente maneira de obter ganhos.
Mas no que consistem essas estratégias? No que elas podem resultar em termos de rentabilidade? As respostas podem ser encontradas de várias maneiras, porém, sem sombra de dúvida, a diversidade de técnicas e práticas nelas inseridas muito contribui para isso.
Graças a essa diversidade, uma empresa que atua virtual e/ou fisicamente pode investir não somente na captação de clientes por meio da atração: ela também pode elaborar estratégias de retenção, fidelização e de relacionamento com o público-alvo. Uma agência profissional de Marketing Digital saberá escolher as técnicas adequadas a cada estágio de relacionamento.
É por essas e outras razões que a afirmativa de que não investir em Marketing Digital significa perder dinheiro é totalmente válida. Basta partirmos do princípio de que a maioria dos seus consumidores está na web, sendo assim, nada mais lógico que tentar atraí-los para a empresa.
Por fim, chegou a hora de explicarmos como as estratégias de Marketing Digital podem ser lucrativas. Para isso, elencaremos os principais fatores que justificam o potencial do Marketing Digital:
Para iniciar as suas estratégias de Marketing Digital, não é necessário reservar um orçamento astronômico, nem mesmo entrar em negociações com veículos de comunicação. Com as ferramentas de publicidade online, como o Google AdWords, é possível criar anúncios em sites ou nos resultados de pesquisa do Google, que serão ativados somente quando uma palavra-chave correspondente ao seu produto for utilizada pelo internauta.
Em outras palavras, a sua empresa pagará pelos anúncios quando estes forem exibidos aos usuários ou clicados por eles. O quanto será pago é algo que será definido entre a empresa e o próprio AdWords, que utilizará critérios de acordo com o nível de concorrência — quanto menor a concorrência, menores serão os custos.
O melhor disso tudo é que o retorno sobre investimento (ROI), mesmo que o valor em questão seja relativamente baixo, pode ser muito alto, na medida em que as estratégias forem bem aplicadas.
A audiência qualificada é outro fator que contribui diretamente para o aumento dos lucros, visto que a empresa não estará interagindo com um público abrangente e sim com quem já está disposto a receber as informações. O interesse mútuo no que a sua empresa tem a dizer fará com que ela se mantenha cercada de seguidores, ou seja, pessoas que apreciam os conteúdos e cogitam adquirir o seu produto ou serviço.
Além das vendas em si, essa interação abre um leque de outras possibilidades para ampliar os lucros. Por exemplo, ao longo do tempo, a empresa pode ganhar notável autoridade, tornar-se uma referência e destacar-se perante a concorrência. Já pensou em quantos influenciadores isso pode gerar?
Diferentemente das abordagens tradicionais, as estratégias de Marketing Digital podem ser modificadas a qualquer momento. É essencial que a sua agência de Marketing Digital faça o monitoramento periódico do ROI para realizar os ajustes necessários à obtenção dos melhores resultados.
Portanto, sempre que uma determinada campanha não estiver dando o retorno esperado, a agência consegue fazer análises e testes para detectar a falha e então corrigi-la. Esse fator garante que, havendo um monitoramento eficiente, o valor investido jamais será desperdiçado. Sempre que uma estratégia não vingar, ela poderá ser otimizada até que comece a dar retorno.
Ao anunciar em rádio, TV ou mídia impressa, é bem mais difícil precisar o público que foi alcançado ou quantas vendas foram realizadas a partir do anúncio. Sem essas informações, é muito comum que micro e pequenas empresas fracassem na publicidade, pois elas se baseiam no achismo. Um dos grandes benefícios do marketing digital em comparação aos métodos tradicionais é a possibilidade de mensurar as campanhas através de dados reais, exibidos em relatórios ricos em detalhes.
Isso porque os canais da Internet possuem ferramentas (Google Analytics, por exemplo) que fornecem relatórios precisos, contendo as informações necessárias ao especialista para fazer análises, identificar falhas e aplicar a solução adequada. Tendo em mãos o poder de escolher quanto investir, interagir com o público-alvo, modificar e mensurar as estratégias de Marketing Digital, é certo que o ambiente virtual se torna uma ótima fonte de lucros.
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STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
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