O marketing não cria necessidades, influencia desejos. As necessidades geram os desejos, que criam as demandas e levam a uma transação (troca). Parece simples, mas para influenciar é preciso conhecer e se adaptar às mudanças.

Não é raro encontrarmos no mercado empresas e profissionais que pensam que marketing é apenas propaganda e isso é um grande engano. Como empresária, professora e consultora de empresas vejo no meu dia a dia várias empresas e profissionais tentando copiar a estratégia do outro, pensando que assim obterão resultados satisfatórios. Mas como na maioria das vezes, esses resultados não aprecem, essas mesmas pessoas passam a dizer que marketing não funciona!

Com objetivo de esclarecer o que é marketing e como este pode auxiliar sua empresa, convido à leitura da reflexão abaixo.

Você sabe qual é o seu negócio? Quais são suas forças? Quais são suas fraquezas? Quais são as oportunidades? Quais são as ameaças? Quem é o seu púbico? Essas não são simplesmente perguntas de consultor ou professor, são a bússola que conduzirá o seu negócio.

Identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, as ameaças e oportunidades do mercado, não é uma tarefa apenas de grandes empresas. Pequenas, médias empresas e profissionais liberais também precisam conhecer, para ter uma visão mais clara do ambiente em que estão inseridos.

O grande desafio das pequenas e médias empresas está em conciliar as demandas do dia a dia com a necessidade de pensar e planejar seu próprio negócio. É comum encontrar empresas e profissionais que nunca pararam para elaborar e analisar a  matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats).

Se você já conhece sua empresa e seu mercado, nada de copiar estratégias de concorrentes ou embarcar em “modinhas”. Não é porque uma ação de marketing deu certo com um concorrente, que dará com você. As pessoas diferem umas das outras e as empresas também, conhecer o que você tem a oferecer auxiliará a encontrar o seu público, adequar sua comunicação e assim efetuar uma troca.

A troca só será possível quando você compreender, o que realmente tem para oferecer, e que irá satisfazer uma necessidade do outro. Sabendo disso é possível criar uma comunicação, que desperte o desejo do consumidor. Podemos definir troca como o ato de obter uma determinada oferta de alguém, oferecendo-lhe, em contrapartida, algo de valor. A troca está presente no conceito central de marketing, pois implica na relação de comunhão entre duas partes, com interesses convergentes.

O marketing vai muito além de simplesmente divulgar uma empresa ou serviço. Os ambientes de marketing são constituídos de participantes e fatores externos ou internos que influenciam os negócios. Os ambientes precisam ser estudados para que a empresa desenvolva a melhor comunicação para atrair e se relacionar com seu público-alvo.

Ter essas informações em mãos é como um mapa de voo, sua empresa estará apta a decolar, mas não se iluda, mudanças e obstáculos surgirão e você deverá rever suas estratégias para não perder o controle de sua aeronave.

Agora que você já sabe o que é marketing, que tal embarcar nessa viagem?

 

Stephania S. P. Souza

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

Recent Posts

Contratar agência de marketing ou ter equipe própria: qual a melhor escolha?

Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…

1 ano ago

O que é diagnóstico de presença digital? Como ele beneficia sua marca? Entenda sua importância na hora de se destacar na internet!

Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…

1 ano ago

Assessoria de marketing para impulsionar o seu negócio: como funciona, benefícios e muito mais

O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…

1 ano ago

Como funciona o marketing médico e como divulgar negócios na área da saúde?

Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…

1 ano ago

Agência especializada em criação de websites em Goiânia que faz a diferença!

Uma boa agência de criação de websites faz toda a diferença para quem quer ter…

2 anos ago

Marketing de Conteúdo para Atração de Pacientes?

Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe…

2 anos ago