Sabemos que as crises podem atingir as empresas de todos os tamanhos e em qualquer tempo, seja ela digital ou não. Por isso, é fundamental que elas estejam com a comunicação interna funcionando perfeitamente para se preparar para esses eventuais momentos. Nesse post, veremos qual a importância da comunicação em tempos de crise. O texto é bastante abrangente, acompanhe…
Quanto maior for a organização da comunicação interna, mais motivados e engajados serão os funcionários. Isso porque, ao se estabelecer uma relação mútua de confiança, as mensagens da empresa serão melhor recebidas pelos colaboradores, que estarão prontos para livrá-la da crise, afinal, disso também depende seus cargos.
Embora a maioria das crises sejam imprevisíveis (embora as empresas do meio digital possam são identificadas mais rápido devido `experiência dos colaboradores no mundo virtual), se a empresa conseguir identificar as áreas mais propensas às crises, ela estará melhor preparada se um mau momento chegar de surpresa.
Para isso, algumas ferramentas são muito úteis, como a Análise SWOT, por exemplo, que ajudam na determinação dos setores mais fracos e ameaçados externamente e que, assim, requerem atenção redobrada. Com esse tipo de monitoramento pode-se detectar a crise praticamente imediatamente.
Outra forma de melhorar a comunicação em tempos de crise é criando um time composto por representantes de cada setor da corporação — agregando à reunião as diferentes visões de seções diversas. Então, instalada a crise, a equipe será montada e identificará e definirá o problema, levantando informações e construindo um briefing com todos os fatos relevantes para o fato.
Ao centralizar todos os dados, define-se em resposta à crise, uma mensagem-chave, a qual deverá estar de acordo com a identidade da empresa, sempre respeitando sua missão e seus valores. A partir daí, todas as decisões da organização perante a crise precisam estar baseadas nessa mensagem, para que os problemas de comunicação sejam minimizados.
O próximo passo é tomar as ações corretas, o mais rápido possível e com uma comunicação clara e coesa. Todos os envolvidos devem poder acessar a posição da empresa e como ela superará essa fase. Com isso, gera-se confiança e segurança nas medidas que estão sendo tomadas e que a sensação de que a solução será encontrada o quanto antes.
Para que tudo isso funcione, é fundamental ter uma estratégia de mídia. A empresa precisa falar com todos os afetados e a resposta dada nas mídias onde surgiu o problema. Se foram nas redes sociais, têm de ser dadas por elas, mas — em casos de crises graves — é possível utilizar outros meios para auxiliar na comunicação.
Uma estratégia fundamental é indicar um porta-voz da empresa para a mídia tradicional, que precisa estar ciente de todos os dados. Ao centralizar tudo em uma pessoa só, pode-se evitar discrepâncias e contradições, algo que deve ser evitado em uma fase em que a coerência é uma das formas de mostrar que a corporação é equilibrada.
Ainda que seja definido uma pessoa para dar voz à marca, é fundamental saber que qualquer funcionário pode ser um porta-voz em potencial, que pode ser abordado pelas mídias e não deve ser pego desprevenido. Por isso, é importante que eles estejam preparados e, se possível, que todos passem por um media training. Eles precisam ser alertados de como responder às perguntas feitas no início da crise — enquanto a resposta oficial é desenvolvida.
Pode ser difícil se concentrar no trabalho durante um momento de dificuldade. Mas manter a rotina é fundamental para transmitir aos funcionários que a crise será superada. A equipe de liderança precisa estar preparada para influenciar positivamente os funcionários.
Enquanto o problema se instala e se desenrola, vários sintomas negativos podem vir do meio externo e é importante que eles não desestruturem o lado emocional e prático dos colaboradores. Os sintomas principais são:
Já os sintomas internos à instituição são tão perigosos quanto, pois podem agravar os sintomas externos:
Para evitar e minimizar esses sintomas negativos, é fundamental que a instituição possua uma comunicação interna consolidada. Com isso, é possível manter os funcionários empenhados a trabalharem unidos, a ter mais motivação nos afazeres para buscar minimizar ou dissipar os sintomas externos.
Considerado o “maior especialista de marketing” e “Pai do marketing” pela Management Centre Europe, o economista Philip Kotler acredita que o marketing também precisa se preocupar com questões sociais e ambientais, além das comerciais. Para ele, essas questões são cruciais para criar projetos e aqui podemos dizer que o mesmo pode se aplicar a encontrar soluções em momentos de crise.
Segundo o “guru do marketing”, o modelo tradicional para uma comunicação eficiente possui os nove elementos a seguir:
De acordo com Kotler, se um desses elementos é desrespeitado, a comunicação enfrenta problemas de difícil diagnóstico que pode agravar ou, até, iniciar uma crise. Identificar o receptor (ou público-alvo) é fundamental para uma comunicação efetiva.
A identificação do receptor ou público-alvo é um dos passos fundamentais para uma Comunicação eficiente. Para quem estamos falando? Com quem estamos nos comunicando? Para saber a melhor forma de se comunicar, é preciso traçar o perfil desse público: número de pessoas a serem atingidas, divisão por região, se houver nível de escolaridade, relacionamento desse público com a organização, anseios e reivindicações desse público. A partir daí, define-se a resposta desejada pelo cliente.
Os recursos tecnológicos têm o poder maximizar a comunicação da empresarial. Veja a seguir, uma lista com os meios tecnológicos para usar a favor da melhor comunicação dentro e fora da empresa — em qualquer tempo, de crise ou não!
Por fim, listamos os pilares do endomarketing, que facilitam a comunicação em tempos de crise.
Esperamos que o texto ajude as empresas a enfrentarem os momentos de crise de forma equilibrada, emocionalmente e racionalmente falando, afim de chegar a um cenário favorável para sair da crise.
Entendeu a importância da comunicação empresarial em tempos de crise? Então compartilhe este post nas suas redes sócias agora mesmo!
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STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: 62 98647-3132
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
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