Marketing

Ações de Marketing específicas para o seu Paciente

 Você sabia que uma empresa pode utilizar ações específicas  para focar em um perfil de paciente ideal? Por exemplo, um consultório que foca em um tipo específico de público não vai querer perder o tempo dos seus médicos e pacientes com consultas e tratamentos que seriam mais efetivos, para ambos os lados, em outros locais. Uma vez que uma clínica já sabe qual o tipo de cliente que ela quer, é totalmente possível que ela elabore uma estratégia para focar nesse perfil. E neste artigo, vamos explicar melhor como isso é feito. 


Elabore personas para seu consultório

O primeiro passo para focar em um perfil de pacientes é saber exatamente as características desse público ideal. Para isso, é necessário levantar dados sobre qual tipo de demanda o consultório atende e conhecer mais detalhes sobre esse mercado e depois, como realizar ações específicas que alcancem esse público.. 

Uma clínica pode direcionar seus esforços para atender mais pessoas e com isso firmar parcerias com mais convênios. Ou então, buscar pacientes com maior poder aquisitivo e atender apenas no particular, por exemplo. A partir desse trabalho de identificação, é possível pesquisar e descobrir mais sobre esse tipo de cliente, como seus dados demográficos e até se eles normalmente pagam consultas particulares ou utilizam planos de saúde. 

Uma recomendação importante é elaborar personas para sua empresa. As personas são perfis fictícios de pessoas que representem o cliente ideal. Elas são feitas tanto com base no trabalho de identificação deste público como também naquilo que a clínica deseja atender. Diferente de uma simples definição de público-alvo, uma persona é um personagem, com nome e sobrenome, idade e informações sobre seus anseios e demandas. Além disso, na descrição das personas, também é definido como a empresa representará valor para elas. 

Com as  personas, é possível se aprofundar em estratégias de marketing digital e construir conjuntos de ações no seu entorno. Mas, além de saber o que é um bom cliente, é essencial descrever também o que definitivamente não é. 


Evite os clientes indesejados

Uma vez que o perfil de clientes desejados esteja claro, pode valer a pena também traçar as características que fazem de um cliente indesejado, o chamado cliente bad fit

Um bad fit não é uma oposição completa de um cliente desejável, também chamado de good fit. Na verdade, é bem possível que o bad fit seja aquele cliente que demonstra interesse no seu produto, mas, por alguma razão específica, não encaixa totalmente no perfil ideal. 

Isso evita não só que o consultor invista tempo sem retorno, como também reduz a porcentagem de clientes que sairão insatisfeitos de sua empresa. Quando existe um foco de clientes bem definido, a chance de que eles tenham suas demandas atendidas é maior. 


Encontre clientes good fit

Depois da definição do cliente ideal, é hora de atrair esse tipo de público ao sua empresa. Isso será feito por meio de ações coordenadas de Marketing Digital, com a utilização do Inbound Marketing. Essa estratégia envolve a atração de clientes potenciais com conteúdos web relevantes às suas demandas. 

No longo prazo, o Inbound ajuda a empresa a consolidar uma imagem de autoridade na sua especialidade e com isso se tornar uma referência na área. Além do Inbound para conquistar novos clientes, vale a pena pensar em maneiras de retenção e fidelização, ou seja, quando a empresa se conecta com um bom cliente que se encaixa no perfil definido, é muito importante executar ações de relacionamento que façam com que ele retorne sempre que precisar e indique amigos e familiares. 

Com uma boa retenção de clientes, a tendência natural é que cada vez mais clientes com perfis similares sejam atraídos, graças às indicações deles. E agora que você já sabe como é possível focar em um perfil de clientes, que tal entrar em contato com a gente e descobrir como colocar isso na prática? Esperamos você! 

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.:
 (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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