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Entenda a importância de ter um site otimizado para mobile

De acordo com uma pesquisa recente, a maioria dos brasileiros acessa a internet por meio de dispositivos móveis, em vez de usar o computador. Diante dessa realidade, as empresas que desejam aumentar o seu alcance online precisam investir no desenvolvimento de sites responsivos, otimizados para acesso via celular.

Além de oferecer ao consumidor uma boa experiência de navegação, ter um site otimizado para mobile pode destacar sua empresa da concorrência. Neste artigo, vamos fazer uma reflexão sobre o assunto e apresentar dicas valiosas para ajudar você nesse processo.

Acompanhe!

Qual o papel da otimização no ranking do Google?

Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor mudou. É muito comum que, antes de fechar qualquer negócio, as pessoas dediquem tempo em pesquisas pela internet. Por isso, um bom ranqueamento nos sites de busca é fundamental para que sua empresa consiga melhorar o resultados.

Desde de 2015, o Google passou a “esconder” sites não responsivos quando o usuário faz pesquisas pelo smartphone. Como já vimos que a maioria dos acessos é realizada por dispositivos desse tipo, você pode deduzir que, além de facilitar a navegação do seu público-alvo, investir em um site adaptado para o mobile pode colocar a sua empresa em uma posição de destaque e atrair mais visitas para a página.

Que cuidados ter em site otimizado para mobile?

Agora que você entendeu a importância de ter um site atualizado com recursos compatíveis para dispositivos móveis, veja 3 dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Utilize um layout responsivo

Um site não responsivo possui um layout fixo, ou seja, que apresenta o mesmo comportamento independentemente do dispositivo utilizado para visualização. Por exemplo: se você visualiza o site em um desktop, ele apresenta um determinado tamanho.

Ao acessá-lo pelo smartphone, a dimensão exibida será a mesma do desktop, prejudicando a visualização. Ao investir no mobile, é necessário deixar o layout responsivo. Dessa forma, suas imagens e seu conteúdo serão adaptados de acordo com o tamanho da tela utilizada.

2. Crie conteúdos baseados na escaneabilidade

Você costuma ter dificuldades para ler textos na internet e, principalmente, no smartphone? Não se preocupe, você não é o único. As pessoas costumam consumir muita informação ao mesmo tempo no ambiente online, o que dificulta manter o foco.

Por isso, um texto com escaneabilidade possui algumas características que facilitam a leitura dinâmica, fazendo com que o usuário absorva melhor o conteúdo. Confira alguns exemplos:

  • parágrafos curtos;
  • intertítulos;
  • bullet points;
  • destaques em negrito para trechos importantes;
  • imagens ao longo do texto.

3. Realize testes de tempo de carregamento

O carregamento do site é um dos fatores que pode influenciar no ranqueamento do seu site no Google. Para ajudar desenvolvedores a solucionar problemas de lentidão, o buscador disponibilizou uma ferramenta para testar os sites. Além de medir a velocidade de carregamento, ela também analisa se uma determinada página possui interface adequada para smartphones.

Oferecer uma boa experiência de usuário pode expandir o alcance do seu público-alvo e aumentar o número de vendas. Neste artigo, mostramos a importância de ter um site otimizado para mobile e apresentamos boas práticas para você investir nessa estratégia.

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STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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