Marketing

Relacionamento com pacientes no Whatsapp.

Clínicas médicas costumam ter um fluxo contínuo de pacientes por meio do marketing boca a boca. Mas você já parou para se perguntar se é possível atrair mais pacientes com iniciativas no meio online?

O marketing digital tem sido muito utilizado para aquisição de clientes e aumento dos lucros, e no ramo da saúde não é diferente. Você pode melhorar a sua relação com pacientes recorrendo a estratégias bem-feitas e contar com o WhatsApp para ajudá-lo. Quer saber como? Conheça abaixo algumas estratégias que podem ajudar nesse sentido!

Marketing de Conteúdo

Pacientes que precisam consultar em alguma especialidade médica e não conhecem nenhum profissional de confiança nessa área recorrem ao Google para encontrar clínicas de referência. Assim sendo, ainda que a sua clínica seja boa no que faz, dificilmente alcançará essas pessoas se não estiver visível para o público.

Com a execução bem-feita do marketing de conteúdo, por outro lado, você estará compartilhando informações úteis e relevantes para a comunidade, e, com isso, se tornará referência na internet. Essas publicações farão com que o Google posicione seu site nas primeiras posições para diversas palavras pesquisadas, o que te dará posição de destaque frente aos concorrentes.

Mas, afinal, como o WhatsApp pode ajudar na divulgação de negócios na área da saúde? Aproveite o aplicativo para compartilhar alguns de seus conteúdos, de preferência, utilizando links diretos para o seu blog.

E-mail marketing

Para que a estratégia de marketing digital dê certo, você deve capturar o endereço de e-mail de todos pacientes que consultarem em seu estabelecimento ou assinarem a sua newsletter. Use essa lista para se comunicar periodicamente com eles e para mantê-los sempre por dentro das atualizações do seu consultório.

Dispare rotineiramente um e-mail marketing com links para as últimas matérias publicadas em seu blog. Só cuide para que a frequência desses e-mails não seja muito alta, avaliando a relevância do conteúdo e receptividade dos seus pacientes para definir se é adequado, por exemplo, fazer mais de um disparo por semana.

Use também essa forma de comunicação para contar novidades, como por exemplo, a entrada de um especialista em sua clínica ou a realização de um novo tipo de exame. Você pode intercalar o contato com os pacientes entre e-mails e o WhatsApp para, dessa forma, manter o contato quase que semanal, sem parecer insistente.

O uso do WhatsApp na melhora da relação com pacientes

Use e abuse do WhatsApp para responder de forma rápida e profissional às dúvidas de seus pacientes. No entanto, uma vez que você disponibilizar esse canal de comunicação, é importante que tenha alguém o tempo todo de olho nele. Inclusive, você pode utilizar recursos como o WhatsApp Web para agilizar o tempo de resposta.

Outro cuidado importante é o de não criar grupos entre pacientes, pois é possível perder o controle do que é postado e sair do foco profissional desejado.

Por fim, aproveite também a facilidade da comunicação via WhatsApp para confirmar ou remarcar consultas, lembrar os pacientes sobre o retorno, compartilhar laudos de exames ou até mesmo acompanhar a recuperação após procedimentos.

Não tenha dúvida: feito de maneira equilibrada e sem exageros, o contato próximo ao paciente aumentará a satisfação com os seus serviços. Essas e muitas outras dicas são fundamentais para manter sua clínica bem cotada na cidade e fortalecer a relação com pacientes.

Se você precisa de maior destaque online para o seu estabelecimento médico, siga conosco e saiba como colocar sua clínica na primeira página do Google! Acompanhe também nossas redes sociais: estamos no FacebookInstagram!

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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