Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que isso prejudique a credibilidade da clínica ou consultório. No entanto, é essencial ficar por dentro das atualizações, como a mais recente sobre publicidade médica do Conselho Federal de Medicina, que transformará a maneira como médicos e clínicas poderão se promover nas redes sociais.
Nesse cenário, a publicidade e o marketing médico são de suma importância. Ter uma estratégia de negócios na área da saúde, significa conferir mais atenção às demandas do público com interesse em suas atividades. É sobre isso que vamos conversar hoje e explorar o que clínicas, consultórios e médicos podem fazer para aperfeiçoar suas estratégias de relacionamento, publicidade e marketing.
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Ao dedicar tempo e recursos para melhorar o planejamento estratégico da clínica ou do consultório, os gestores podem aproximar-se mais de seus pacientes e aprimorar o atendimento às suas necessidades, trabalhando diariamente para garantir a satisfação dos clientes. Essa abordagem é fundamental para melhorar o desempenho de qualquer negócio, e na área de saúde não é diferente.
Dado o valor das recomendações nesse setor, é evidente que é importante implementar iniciativas que promovam a satisfação dos pacientes. Além disso, muitas vezes, não é necessário realizar grandes investimentos; ações simples, como cuidar da imagem da clínica e conduzir pesquisas de satisfação podem fortalecer o relacionamento com o cliente e trazer benefícios significativos.
Um médico pode, sim, utilizar de estratégias de marketing e publicidade para promover seu nome e criar reputação, mesmo que não esteja vinculado a uma clínica ou consultório.
Para isso, a produção de conteúdo utilizando estratégias de inbound marketing e marketing digital ajudam a criar credibilidade para o profissional. As redes sociais são utilizadas, neste caso, como ferramentas de relacionamento e isso vai ajudando esse profissional da saúde a criar vínculos com possíveis pacientes, gerando uma confiança antes mesmo de qualquer contato pessoal.
Toda estratégia e plano de comunicação que envolva médicos e negócios da área da saúde devem seguir à risca o código de ética médica, bem como as regulamentações e atualizações estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Qualquer ação que descumpra as regras está passível de multas e penalidades jurídicas.
Nessa linha, lembre-se de que o principal é garantir que toda comunicação tenha um caráter educativo. Diferentemente de outros setores, é preciso evitar mensagens apelativas, focadas na venda ou promoção de um serviço. Para não errar em sua estratégia de divulgação, não deixe de consultar as regulamentações do Conselho Federal de Medicina e leia também o artigo que publicamos sobre as possibilidades e limitações do Marketing Médico.
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina introduziu uma nova resolução, que substituirá o atual Manual de Publicidade Médica para a regulamentação de diversas práticas e entrará em vigor a partir de 11 de março de 2024.
Uma delas é que médicos e clínicas poderão compartilhar em suas redes sociais o antes e depois de seus tratamentos. Isso abre novas oportunidades para destacar os resultados e conquistar a confiança dos pacientes.
“Com esta resolução, afirmamos que o médico poderá mostrar para a sociedade suas habilidades, mas alguns princípios não podemos abrir mão. A vedação do ensino do ato médico a outros profissionais é um deles”, afirma Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do CFM.
Veja mais sobre essa e outras mudanças na publicidade médica, comparando a atual resolução com a nova:
Aspectos da Publicidade Médica | Atual Resolução | Nova Resolução |
Post nas redes sociais com antes e depois | Restrito | Permitido, desde que educativo, sem manipulação de imagem e com autorização do paciente. Deve incluir explicações sobre possíveis complicações. |
Selfie com pacientes | Restrito | Permitido, desde que não prometa resultados ao público e seja após procedimento. Vídeos com depoimentos também permitidos. |
Divulgar imagens da clínica e instrumentos de trabalho | Restrito | Permite a divulgação, reconhecendo seu valor na promoção do trabalho médico. |
Divulgação de preços de consultas, endereço e contato | Restrito | Permite a divulgação de preços de consultas e informações de contato nas redes sociais. |
Indicação de produtos medicinais | Restrito | Permite a indicação de produtos medicinais desde que seja educativa e não promocional de vendas. |
Postar resultados positivos do trabalho | Restrito | Permitido com autorização do paciente, incluindo imagens, desde que não prometa resultados, pois cada organismo reage de forma individual. |
Lembre-se: a atual resolução continua valendo até que a nova normativa entre em vigor.
Os negócios na área da saúde podem recorrer à publicidade tradicional — rádio, TV, revistas ou outdoors, por exemplo, desde que adotados os devidos cuidados de linguagem — mas hoje é prioritário aproveitar os recursos do marketing digital.
Considere com atenção, por exemplo, a possibilidade de ter um blog e de criar perfis corporativos nas redes sociais.
Uma das vantagens, nesse caso, são os ganhos relacionados à otimização dos recursos. Uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, não demanda um alto volume de investimentos e funciona muito bem para atrair mais pacientes.
A criação de conteúdo educativo em saúde é uma maneira eficaz de estabelecer autoridade, construir relacionamentos com pacientes e atrair um público interessado. Aqui estão algumas etapas essenciais para criar conteúdo educativo de qualidade:
Atuar como médico e gerenciar um negócio, além de cuidar da vida pessoal, demanda tempo. Não são poucos os detalhes relevantes para fazer boa publicidade, então a melhor estratégia é contar com a ajuda de uma agência de marketing especializada.
Só o Instagram 2 bilhões de usuários no mundo, que tal começar a falar com esse público? Há muito que pode ser feito não apenas para atrair, mas para reter o público que já demonstrou interesse nas suas atividades.
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