Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que visa atrair o público e convertê-lo em cliente para a sua marca.

Para isso, são produzidos conteúdos relevantes que serão oferecidos através de diferentes mídias on-line.

Se o foco da sua empresa é crescimento, você precisa conhecê-lo e aplicá-lo hoje mesmo. Descubra, agora, como fazer isso e lucre cada dia mais!

O que é o Inbound Marketing

Lembra como as empresas chegavam até os consumidores antigamente? A mídia impressa — panfletos, outdoors, entre outros — era a única maneira de tornar uma empresa conhecida do grande público.

Mas o tempo passou e as coisas mudaram. Entre essas mudanças estão a forma de comprar e de vender. Hoje, ninguém mais quer essas propagandas invasivas. As pessoas buscam opções de acesso a algo somente quando aquilo realmente for interessante para ela.

Além disso, a tecnologia e a internet cada vez mais acessível a todos mudou a maneira como os consumidores se relacionam com as marcas.

Atualmente, a forma mais comum, fácil e rápida de chegar até seus potenciais clientes é através da mídia on-line.

Atualmente, a forma mais comum, fácil e rápida de chegar até seus potenciais clientes é através da mídia on-line. Quer uma prova disso? Quando você precisa de um produto ou serviço, qual a primeira coisa que faz? Com certeza, abre o Google e pesquisa por ele, acertamos?

Pois, assim como você faz isso, seus clientes também fazem. No entanto, não basta encontrar um ou dois sites que ofereçam o que está sendo procurado, é preciso que esses passem credibilidade e mostrem que são autoridades no assunto, e é justamente aí que entra o Inbound Marketing.

Como ele surgiu

O Inbound Marketing foi criado em 2006 nos Estados Unidos. No entanto, somente ganhou popularidade três anos depois com a publicação do livro “Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media and Blogs“ — em português “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

O conceito principal do Inbound Marketing (o marketing de atração) é fazer publicidade para que as pessoas conheçam os produtos e serviços oferecidos por sua empresa, mas de maneira não agressiva.

Isso é possível — e com altos resultados — através da produção de conteúdos que respondam suas dúvidas e solucionem seus problemas. Dessa forma, sempre que precisarem de algo relacionado ao que sua marca oferece, ela se tornará uma referência para esse potencial cliente e será a primeira a ser lembrada quando precisar.

As etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de sucesso porque segue as seguintes etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

Atração

Para vender é preciso público. Para ter público é preciso atrair as pessoas. Por isso, a primeira etapa do Inbound Marketing é a atração. Nessa fase, você não vai atrás dos seus possíveis clientes, mas cria conteúdos que os leve até você.

Lembra quando falamos como as pessoas pesquisam por um serviço ou produto atualmente, pois é exatamente isso que acontece aqui. Seu site, blog e redes sociais, por exemplo, precisam fornecer informações que respondam aos questionamentos dos visitantes, indo muito além de somente apresentar o que sua empresa faz ou vende.

Mas saiba que, além de produzir bons textos, eles precisam estar otimizados para SEO, que são as estratégias necessárias para que o Google encontre suas mídias e as indique para o público na busca orgânica.

Links patrocinados também fazem parte dessa fase, desde que segmentos corretamente e disparados no momento certo da sua estratégia.

Conversão

Agora que as pessoas sabem da existência da sua marca, do seu site/blog e redes sociais, é preciso converter esses visitantes em leads — afinal, somente visitas não geram lucros!

Se você não sabe o que isso significa, leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Em outras palavras, pessoas que chegaram até a sua marca e se mostraram interessadas nos produtos e serviços oferecidos.

Mas para que elas possam ser trabalhadas por sua equipe de vendas, é preciso conseguir dados que deem acesso direto a elas. Nome, e-mail, telefone, entre outros, podem ser conquistados ao fornecer materiais ricos por meio de landing pages, ofertas e diversas outras estratégias.

Relacionamento

No entanto, por mais que algumas pessoas se mostrem bastante interessadas no que sua empresa faz, nem sempre elas estão no momento ideal de compra. Mas não desanime! Isso não quer dizer que todo trabalho feito anteriormente foi perdido.

É nessa fase que entra o relacionamento entre a sua marca e seu potencial cliente. Para nutrir isso, disparos de e-mail com informações úteis, novas propostas, divulgação de produtos, é uma entre as diferentes maneiras de manter o público conectado a você.

Venda

Aqui, é o momento de colher os frutos de todas as estratégias de Inbound Marketing aplicadas até então. Dependendo do seu segmento e da maneira como sua empresa concretiza as vendas, elas podem continuar no mundo on-line, ou necessitarem do contato direto de uma pessoa da sua equipe.

Independentemente de como ela é feita, o processo de vendas dentro do Inbound Marketing precisa ser consultivo (diversas ferramentas podem lhe ajudar nisso). Dessa forma, todas as etapas anteriores são amarradas e você consegue fidelizar o seu cliente.

Análise

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com marketing digital é poder mensurar, com precisão, os resultados obtidos com as estratégias aplicadas. Ferramentas de web analytics ou a RD Station Marketing, são excelentes maneiras de descobrir o que está dando certo dentro do seu Inbound Marketing e o que precisa ser melhorado.

Quais as vantagens do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o melhor investimento que você pode fazer por sua empresa, se realmente trabalha para que ela cresça e traga lucratividade. Essa afirmação é possível porque somente ele permite mensurar precisamente todos os resultados, lhe trazendo de maneira clara seu ROI (retorno sobre investimento).

Outras vantagens do Inbound Marketing são:

  • menor custo para aquisição de clientes;
  • atração de clientes com efetivo potencial de compra;
  • aumento da visibilidade da sua marca, produtos e serviços;
  • oferta de conteúdos que mostrem credibilidade e autoridade da sua empresa;
  • otimização nos processos de venda.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Leia o Guia de Marketing Digital da Mercato Marketing e fique por dentro.

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