Imagine que apenas com algumas técnicas de comunicação você consiga fechar bons negócios todos os dias!
A Programação Neurolinguística pode fazer isso. Venha entender como ela funciona e como aplicá-la para ter bons resultados!
Já imaginou ter mais influência nas suas negociações e conseguir ter muito mais resultados com isso? Fazer isso é possível através do que chamamos de Programação Neurolinguística – PNL.
Esse é um método que aborda técnicas de influência e persuasão a partir do estudo do funcionamento do nosso cérebro.
Vamos entender melhor com ela funciona?
Programação Neurolinguística – PNL – é uma área do conhecimento que conduz o comportamento humano por meio dos estudos do nosso cérebro. Sendo assim, os nossos processos neurológicos interferem diretamente na nossa comunicação e na forma em que agimos.
Dentro da PNL, algumas técnicas são utilizadas para agirmos de forma mais influente e persuasiva, podendo ser utilizadas nas negociações, trazendo bons resultados.
Vamos pensar que a PNL funciona como um manual de instruções do nosso cérebro. Ela é capaz de interferir nas informações captadas pela nossa mente e transformá-las em emoções ou comportamentos positivos e favoráveis.
Sendo assim, ela pode ser aplicada no dia a dia, nas mais diversas situações, inclusive, nos negócios, afinal, se soubermos como nosso cérebro funciona, será muito mais fácil ajustar a forma de agir, de modo que favoreça a situação.
Diversas são as técnicas existentes na PNL, mas uma delas pode ser a mais eficiente quando tratamos de negócios: estamos falando do RAPPORT.
Rapport é uma palavra de origem francesa que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”.
Assim, o rapport vai fazer com que você crie uma conexão com seu cliente, ganhando a sua confiança e melhorando o processo de negociação, seja de forma presencial ou digital.
Imagine que você entra em uma loja e está super empolgado para comprar um determinado produto. Conversa com o vendedor, faz muitas perguntas, mas o vendedor, em contrapartida, não se mostra interessado, responde suas dúvidas de forma sutil e não interage da mesma forma que você – isso o deixaria desconfortável e provavelmente vocês não ciariam uma conexão. Talvez, você até desistisse da compra.
Agora, se imagine em uma situação diferente: esse mesmo vendedor sorri para você, responde às suas dúvidas, lhe faz outras perguntas sobre o que você está procurando e interage de forma que vocês criem uma conexão. Provavelmente, você se sentirá muito confortável com ele e ficará satisfeito em fazer sua compra ali.
Sendo assim, o rapport é o espelhamento de palavras e ações, de acordo com a forma como o seu cliente gosta de se comunicar.
Mas, como identificar isso e criar essa conexão?
Ao conversar diariamente com seus clientes, você já deve ter notado a diferença de comunicação entre eles: alguns conversam mais, outros, menos; alguns utilizam mais gestos e expressões, outros, são mais sutis. Então, nada melhor que do que entender o perfil do seu cliente e agir de acordo com ele.
DICA: Seja um bom observador, assim, você vai entender a maneira como seu cliente se comunica e poderá agir da mesma forma, criando uma conexão entre vocês.
Isso é o que chamamos de ESPELHAMENTO. Mas, então eu vou copiar a forma do meu cliente se comunicar? Melhor do que isso, você irá se adequar à sua maneira de interagir, por isso:
Agora que você entendeu como o rapport funciona, é importante saber que cada detalhe é importante para criar uma boa relação com o seu cliente.
1. Seja otimista
O otimismo transmite confiança e abre portas para criar boas relações e conexões e faz com que as pessoas queiram estar perto de nós. Nos negócios, não será diferente.
2. Seja paciente
Ser tolerante com a situação do seu cliente vai ajudá-lo a se sentir mais ouvido e acolhido por você. Afinal, se irritar com alguém que já está irritado, só vai piorar a situação.
3. Sorria
O sorriso é uma técnica simples, mas que age instantaneamente no receptor. Se você entra em um estabelecimento e um dos atendentes sorri para você, e o outro, não, por qual deles você se sentiria mais à vontade para ser atendido?
4. Chame seu cliente pelo nome
Quando alguém nos chama pelo nome, a conexão é imediata. Por isso, com o seu cliente, não será diferente, permitindo estreitar a relação entre vocês.
Agora que você já sabe como a PNL pode te ajudar a ter mais influência nas suas negociações, aprenda como fidelizar seus clientes por meio da comunicação assertiva.
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