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O que é PNL e como ela pode ajudar nos seus negócios

Imagine que apenas com algumas técnicas de comunicação você consiga fechar bons negócios todos os dias! 

A Programação Neurolinguística pode fazer isso. Venha entender como ela funciona e como aplicá-la para ter bons resultados! 

Já imaginou ter mais influência nas suas negociações e conseguir ter muito mais resultados com isso? Fazer isso é possível através do que chamamos de Programação Neurolinguística – PNL.  

Esse é um método que aborda técnicas de influência e persuasão a partir do estudo do funcionamento do nosso cérebro. 

Vamos entender melhor com ela funciona? 

O QUE É PNL

Programação Neurolinguística – PNL – é uma área do conhecimento que conduz o comportamento humano por meio dos estudos do nosso cérebro. Sendo assim, os nossos processos neurológicos interferem diretamente na nossa comunicação e na forma em que agimos. 

Dentro da PNL, algumas técnicas são utilizadas para agirmos de forma mais influente e persuasiva, podendo ser utilizadas nas negociações, trazendo bons resultados. 

COMO A PNL FUNCIONA

Vamos pensar que a PNL funciona como um manual de instruções do nosso cérebro. Ela é capaz de interferir nas informações captadas pela nossa mente e transformá-las em emoções ou comportamentos positivos e favoráveis. 

Sendo assim, ela pode ser aplicada no dia a dia, nas mais diversas situações, inclusive, nos negócios, afinal, se soubermos como nosso cérebro funciona, será muito mais fácil ajustar a forma de agir, de modo que favoreça a situação. 

A PRINCIPAL TÉCNICA DA PNL

Diversas são as técnicas existentes na PNL, mas uma delas pode ser a mais eficiente quando tratamos de negócios: estamos falando do RAPPORT. 

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. 

Assim, o rapport vai fazer com que você crie uma conexão com seu cliente, ganhando a sua confiança e melhorando o processo de negociação, seja de forma presencial ou digital. 

COMO O RAPPORT FUNCIONA?

Imagine que você entra em uma loja e está super empolgado para comprar um determinado produto. Conversa com o vendedor, faz muitas perguntas, mas o vendedor, em contrapartida, não se mostra interessado, responde suas dúvidas de forma sutil e não interage da mesma forma que você – isso o deixaria desconfortável e provavelmente vocês não ciariam uma conexão. Talvez, você até desistisse da compra. 

Agora, se imagine em uma situação diferente: esse mesmo vendedor sorri para você, responde às suas dúvidas, lhe faz outras perguntas sobre o que você está procurando e interage de forma que vocês criem uma conexão. Provavelmente, você se sentirá muito confortável com ele e ficará satisfeito em fazer sua compra ali. 

Sendo assim, o rapport é o espelhamento de palavras e ações, de acordo com a forma como o seu cliente gosta de se comunicar. 

Mas, como identificar isso e criar essa conexão? 

COMO UTILIZAR O RAPPORT

Ao conversar diariamente com seus clientes, você já deve ter notado a diferença de comunicação entre eles: alguns conversam mais, outros, menos; alguns utilizam mais gestos e expressões, outros, são mais sutis. Então, nada melhor que do que entender o perfil do seu cliente e agir de acordo com ele. 

DICA: Seja um bom observador, assim, você vai entender a maneira como seu cliente se comunica e poderá agir da mesma forma, criando uma conexão entre vocês. 

Isso é o que chamamos de ESPELHAMENTO. Mas, então eu vou copiar a forma do meu cliente se comunicar? Melhor do que isso, você irá se adequar à sua maneira de interagir, por isso: 

  • Se o seu cliente sorrir, sorria;
  • Se ele fizer muitas perguntas, responda e faça outras sobre seus gostos e o que ele procura;
  • Se for um cliente mais prático, evite passar muitas informações e forneça logo o resultado;
  • Se ele for comunicativo e amigável, permita que ele se expresse;
  • Se ele for calmo, aja de forma sutil e evite atendê-lo com muita exaltação;
  • Se for um cliente tímido, evite pressioná-lo e o deixe à vontade.

DICAS ADICIONAIS PARA MELHORAR O RAPPORT COM O SEU CLIENTE

Agora que você entendeu como o rapport funciona, é importante saber que cada detalhe é importante para criar uma boa relação com o seu cliente. 

1. Seja otimista 

O otimismo transmite confiança e abre portas para criar boas relações e conexões e faz com que as pessoas queiram estar perto de nós. Nos negócios, não será diferente. 

2. Seja paciente 

Ser tolerante com a situação do seu cliente vai ajudá-lo a se sentir mais ouvido e acolhido por você. Afinal, se irritar com alguém que já está irritado, só vai piorar a situação. 

3. Sorria 

O sorriso é uma técnica simples, mas que age instantaneamente no receptor. Se você entra em um estabelecimento e um dos atendentes sorri para você, e o outro, não, por qual deles você se sentiria mais à vontade para ser atendido? 

4. Chame seu cliente pelo nome 

Quando alguém nos chama pelo nome, a conexão é imediata. Por isso, com o seu cliente, não será diferente, permitindo estreitar a relação entre vocês. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO RAPPORT?

  • Gera confiança no seu cliente;
  • Cria conexões;
  • Chama a atenção do cliente;
  • Facilita o fechamento das vendas;
  • Abre caminhos para boas negociações.

Agora que você já sabe como a PNL pode te ajudar a ter mais influência nas suas negociações, aprenda como fidelizar seus clientes por meio da comunicação assertiva. 

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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