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O que é PNL e como ela pode ajudar nos seus negócios

3 anos atrás
Inbound Marketing

Imagine que apenas com algumas técnicas de comunicação você consiga fechar bons negócios todos os dias! 

A Programação Neurolinguística pode fazer isso. Venha entender como ela funciona e como aplicá-la para ter bons resultados! 

Entenda como a neurolingistica pode influência no fechamento de ótimos negócios

Já imaginou ter mais influência nas suas negociações e conseguir ter muito mais resultados com isso? Fazer isso é possível através do que chamamos de Programação Neurolinguística – PNL.  

Esse é um método que aborda técnicas de influência e persuasão a partir do estudo do funcionamento do nosso cérebro. 

Vamos entender melhor com ela funciona? 

O QUE É PNL 

Programação Neurolinguística – PNL – é uma área do conhecimento que conduz o comportamento humano por meio dos estudos do nosso cérebro. Sendo assim, os nossos processos neurológicos interferem diretamente na nossa comunicação e na forma em que agimos. 

Dentro da PNL, algumas técnicas são utilizadas para agirmos de forma mais influente e persuasiva, podendo ser utilizadas nas negociações, trazendo bons resultados. 

COMO A PNL FUNCIONA 

Vamos pensar que a PNL funciona como um manual de instruções do nosso cérebro. Ela é capaz de interferir nas informações captadas pela nossa mente e transformá-las em emoções ou comportamentos positivos e favoráveis. 

Sendo assim, ela pode ser aplicada no dia a dia, nas mais diversas situações, inclusive, nos negócios, afinal, se soubermos como nosso cérebro funciona, será muito mais fácil ajustar a forma de agir, de modo que favoreça a situação. 

A PRINCIPAL TÉCNICA DA PNL 

Diversas são as técnicas existentes na PNL, mas uma delas pode ser a mais eficiente quando tratamos de negócios: estamos falando do RAPPORT. 

Rapport é uma palavra de origem francesa que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. 

Assim, o rapport vai fazer com que você crie uma conexão com seu cliente, ganhando a sua confiança e melhorando o processo de negociação, seja de forma presencial ou digital. 

COMO O RAPPORT FUNCIONA? 

Imagine que você entra em uma loja e está super empolgado para comprar um determinado produto. Conversa com o vendedor, faz muitas perguntas, mas o vendedor, em contrapartida, não se mostra interessado, responde suas dúvidas de forma sutil e não interage da mesma forma que você – isso o deixaria desconfortável e provavelmente vocês não ciariam uma conexão. Talvez, você até desistisse da compra. 

Agora, se imagine em uma situação diferente: esse mesmo vendedor sorri para você, responde às suas dúvidas, lhe faz outras perguntas sobre o que você está procurando e interage de forma que vocês criem uma conexão. Provavelmente, você se sentirá muito confortável com ele e ficará satisfeito em fazer sua compra ali. 

Sendo assim, o rapport é o espelhamento de palavras e ações, de acordo com a forma como o seu cliente gosta de se comunicar. 

Mas, como identificar isso e criar essa conexão? 

COMO UTILIZAR O RAPPORT 

Ao conversar diariamente com seus clientes, você já deve ter notado a diferença de comunicação entre eles: alguns conversam mais, outros, menos; alguns utilizam mais gestos e expressões, outros, são mais sutis. Então, nada melhor que do que entender o perfil do seu cliente e agir de acordo com ele. 

DICA: Seja um bom observador, assim, você vai entender a maneira como seu cliente se comunica e poderá agir da mesma forma, criando uma conexão entre vocês. 

Isso é o que chamamos de ESPELHAMENTO. Mas, então eu vou copiar a forma do meu cliente se comunicar? Melhor do que isso, você irá se adequar à sua maneira de interagir, por isso: 

  • Se o seu cliente sorrir, sorria; 
  • Se ele fizer muitas perguntas, responda e faça outras sobre seus gostos e o que ele procura; 
  • Se for um cliente mais prático, evite passar muitas informações e forneça logo o resultado; 
  • Se ele for comunicativo e amigável, permita que ele se expresse; 
  • Se ele for calmo, aja de forma sutil e evite atendê-lo com muita exaltação; 
  • Se for um cliente tímido, evite pressioná-lo e o deixe à vontade. 

DICAS ADICIONAIS PARA MELHORAR O RAPPORT COM O SEU CLIENTE 

Agora que você entendeu como o rapport funciona, é importante saber que cada detalhe é importante para criar uma boa relação com o seu cliente. 

1. Seja otimista 

O otimismo transmite confiança e abre portas para criar boas relações e conexões e faz com que as pessoas queiram estar perto de nós. Nos negócios, não será diferente. 

2. Seja paciente 

Ser tolerante com a situação do seu cliente vai ajudá-lo a se sentir mais ouvido e acolhido por você. Afinal, se irritar com alguém que já está irritado, só vai piorar a situação. 

3. Sorria 

O sorriso é uma técnica simples, mas que age instantaneamente no receptor. Se você entra em um estabelecimento e um dos atendentes sorri para você, e o outro, não, por qual deles você se sentiria mais à vontade para ser atendido? 

4. Chame seu cliente pelo nome 

Quando alguém nos chama pelo nome, a conexão é imediata. Por isso, com o seu cliente, não será diferente, permitindo estreitar a relação entre vocês. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO RAPPORT? 

  • Gera confiança no seu cliente; 
  • Cria conexões; 
  • Chama a atenção do cliente; 
  • Facilita o fechamento das vendas; 
  • Abre caminhos para boas negociações. 

Agora que você já sabe como a PNL pode te ajudar a ter mais influência nas suas negociações, aprenda como fidelizar seus clientes por meio da comunicação assertiva. 

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