Colocar sua empresa na primeira página de buscas do Google é uma das metas mais desejadas por empresas de diferentes portes. Afinal, hoje já não basta marcar presença na web: é preciso estar bem posicionado no ranking orgânico dos mecanismos de busca para ganhar visibilidade e gerar autoridade.
O marketing digital, mais especificamente as técnicas de SEO (em inglês, Search Engine Optimization), pode ajudá-lo nisso tanto por meio de fatores on page como off page. Embora isso demande trabalho, vale a pena investir tempo e dinheiro para ter seu negócio bem ranqueado.
Confira algumas dicas que separamos para você ter sua empresa na primeira página do Google. Confira!
O termo SEO significa otimização de sites e blogs para mecanismos de busca. Tais técnicas ampliam suas oportunidades de negócio, porque a maioria das pessoas costuma clicar apenas nos resultados que aparecem na primeira página de sua pesquisa. Podemos dizer que há cerca de 200 fatores que influenciam o ranqueamento pelo Google, apesar de o buscador nunca ter dito claramente quais são eles. Na verdade, quem tenta desvendar o funcionamento do seu algoritmo são os profissionais de SEO e, por isso, suas observações merecem a nossa atenção.
São chamados de fatores on page aqueles que devem ser trabalhados no próprio blog ou site para que os buscadores saibam que seu conteúdo tem relação com os termos pesquisados pelos usuários. Veja alguns deles a seguir:
A qualidade do conteúdo é um dos fatores principais para seu site aparecer na primeira página do Google. O tamanho do texto também interfere no ranqueamento e, embora a média dos materiais mais bem ranqueados seja de 2500 palavras, tudo vai depender de como sua persona reage a eles.
É importante saber usar palavras-chave e suas variações dentro do seu conteúdo, mas de maneira natural e sem forçar a barra. De preferência, elas devem aparecer logo no início do texto.
Quanto mais amigável sua URL for, melhor para o seu ranqueamento. Também é fundamental o uso de palavra-chave e de hifens para separar os termos no endereço da página. E lembre-se de que, depois de o seu conteúdo ser indexado pelos mecanismos de busca, você não pode mais alterar sua URL.
A criação de um mapa do site, que é a lista de todas as suas URLs, ajuda na sua indexação. Depois de gerá-lo, é necessário que ele seja enviado para o Google por meio do Google Search Console.
Pela lógica, os fatores off page são aqueles externos ao seu blog ou site. O Google valoriza muito os backlinks, que são os links de outras páginas que direcionam para a sua.
Quanto mais sites relevantes apontarem para seu conteúdo, mais autoridade você demonstra em relação a um assunto. Tais indicações são chamadas de estratégia de link building, uma das partes principais do SEO off page. O número de menções nas redes sociais também tem impacto no resultado da sua marca na busca orgânica. Por isso, não se esqueça de incluir os botões de compartilhamento em seu site, o que também contribui para uma melhor experiência do usuário.
Gostou deste post sobre como colocar sua empresa na primeira página do Google? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no Linkedin!
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…
Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…
O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…
Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…
Uma boa agência de criação de websites faz toda a diferença para quem quer ter…
Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe…