Clínicas médicas costumam ter um fluxo contínuo de pacientes por meio do marketing boca a boca. Mas você já parou para se perguntar se é possível atrair mais pacientes com iniciativas no meio online?
O marketing digital tem sido muito utilizado para aquisição de clientes e aumento dos lucros, e no ramo da saúde não é diferente. Você pode melhorar a sua relação com pacientes recorrendo a estratégias bem-feitas e contar com o WhatsApp para ajudá-lo. Quer saber como? Conheça abaixo algumas estratégias que podem ajudar nesse sentido!
Pacientes que precisam consultar em alguma especialidade médica e não conhecem nenhum profissional de confiança nessa área recorrem ao Google para encontrar clínicas de referência. Assim sendo, ainda que a sua clínica seja boa no que faz, dificilmente alcançará essas pessoas se não estiver visível para o público.
Com a execução bem-feita do marketing de conteúdo, por outro lado, você estará compartilhando informações úteis e relevantes para a comunidade, e, com isso, se tornará referência na internet. Essas publicações farão com que o Google posicione seu site nas primeiras posições para diversas palavras pesquisadas, o que te dará posição de destaque frente aos concorrentes.
Mas, afinal, como o WhatsApp pode ajudar na divulgação de negócios na área da saúde? Aproveite o aplicativo para compartilhar alguns de seus conteúdos, de preferência, utilizando links diretos para o seu blog.
Para que a estratégia de marketing digital dê certo, você deve capturar o endereço de e-mail de todos pacientes que consultarem em seu estabelecimento ou assinarem a sua newsletter. Use essa lista para se comunicar periodicamente com eles e para mantê-los sempre por dentro das atualizações do seu consultório.
Dispare rotineiramente um e-mail marketing com links para as últimas matérias publicadas em seu blog. Só cuide para que a frequência desses e-mails não seja muito alta, avaliando a relevância do conteúdo e receptividade dos seus pacientes para definir se é adequado, por exemplo, fazer mais de um disparo por semana.
Use também essa forma de comunicação para contar novidades, como por exemplo, a entrada de um especialista em sua clínica ou a realização de um novo tipo de exame. Você pode intercalar o contato com os pacientes entre e-mails e o WhatsApp para, dessa forma, manter o contato quase que semanal, sem parecer insistente.
Use e abuse do WhatsApp para responder de forma rápida e profissional às dúvidas de seus pacientes. No entanto, uma vez que você disponibilizar esse canal de comunicação, é importante que tenha alguém o tempo todo de olho nele. Inclusive, você pode utilizar recursos como o WhatsApp Web para agilizar o tempo de resposta.
Outro cuidado importante é o de não criar grupos entre pacientes, pois é possível perder o controle do que é postado e sair do foco profissional desejado.
Por fim, aproveite também a facilidade da comunicação via WhatsApp para confirmar ou remarcar consultas, lembrar os pacientes sobre o retorno, compartilhar laudos de exames ou até mesmo acompanhar a recuperação após procedimentos.
Não tenha dúvida: feito de maneira equilibrada e sem exageros, o contato próximo ao paciente aumentará a satisfação com os seus serviços. Essas e muitas outras dicas são fundamentais para manter sua clínica bem cotada na cidade e fortalecer a relação com pacientes.
Se você precisa de maior destaque online para o seu estabelecimento médico, siga conosco e saiba como colocar sua clínica na primeira página do Google! Acompanhe também nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 4101-6467
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
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