Categories: Vendas

Saiba mais sobre educação a distância, e como implementar cursos EAD

Você está procurando uma solução completa que ofereça toda a estrutura necessária para a implementação de cursos EAD? Então está na página certa. Aqui você verá o que é e como funciona uma plataforma EAD. Acompanhe!

O que é plataforma EAD?

Uma plataforma digital de aprendizagem à distância é um sistema de gestão de aprendizado criado com base em uma metodologia pedagógica. O objetivo é promover o ensino online de maneira bem estruturada e eficiente, por meio de espaços interativos que conectam alunos e professores.

A plataforma de EAD é uma alternativa às tradicionais salas de aula físicas, em que os alunos precisam estar presentes em um determinado horário e em locais preestabelecidos. Na nova forma de aprender, a distância, os locais e horários de estudo são escolhidos pelos alunos — o que torna essa forma de ensino bastante vantajosa. Isso sem falar na economia de gastos com deslocamento e alimentação.

As plataformas EAD já existem no Brasil e no mundo, sendo adotadas tanto para cursos livres, que podem ser ministrados por qualquer pessoa, quanto por grandes universidades e instituições de ensino.

Em uma plataforma de EAD, pode-se desenvolver cursos online personalizados e voltados para o público alvo que se deseja atingir. Além disso, é possível fazer a gestão acadêmica, pedagógica e financeira, completa e eficiente, da instituição de ensino à distância.

Como funciona uma plataforma EAD?

Uma plataforma EAD é capaz de oferecer diversos recursos e funcionalidades à sua instituição de ensino. Se tais recursos forem competitivos o bastante, podem significar o sucesso do seu negócio de aulas online.

O ideal é se imaginar no lugar do aluno, pensando no que ele gostaria aprender em uma plataforma EAD e, a partir disso, desenvolver os recursos que serão ofertados ao partir dessa ideia.

Quais são as funcionalidades de uma plataforma de EAD?

·         Total gestão de alunos, professores e demais usuários (administrativos);

·         Página de e-commerce (para os alunos se matricularem);

·         Criação de provas e outras avaliações;

·         Interação com os alunos;

·         Personalização;

·         Integrações.

Quais são as vantagens de usar uma plataforma EAD?

Uma plataforma de EAD traz vários benefícios, desde que você tenha como parceiro uma empresa que terceiriza esse serviço para você. Deste modo, entre os principais benefícios, podemos citar:

·         Diminuição de custos com equipe de tecnologia;

·         Armazenamento ilimitado de arquivos;

·         Slides e vídeos em sincronização;

·         Estrutura de vídeos completa;

·         Certificação automatizada;

·         Conteúdos estruturados;

·         Relatórios personalizados;

·         Agendamento de aulas.

Quais são os tipos de educação a distância?

É possível desenvolver o EAD em duas perspectivas. Conheça-as!

Ensino Semipresencial

Nesse caso, as aulas presenciais (em sala de aula) são mescladas com as oferecidas a distância. Aqui, é possível manter a dinâmica das salas de aula e inserir transmissão de aulas gravadas ou ao vivo — processo enriquecido com tecnologias que permitem a interação.

Ensino totalmente a distância

Aqui são utilizados os recursos de vídeo aulas e aulas ao vivo. O conteúdo pode ser oferecido todo em arquivos de computador ou mesclado com envio de apostilas. Uma boa plataforma de cursos EAD é completa é permite que você planeje suas aulas para que os alunos tenham contato com professores, tutores e outros alunos via chat ou vídeo conferências.

CRM educacional: o que é e o que pode fazer por sua escola online?

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta muito utilizada em plataformas de vendas. Agora, ela também está sendo utilizada em plataforma EAD como recurso de escolas online. Nesse caso, ela é chamada de CRM educacional e sua funcionalidade é fazer com que os cursos online vendam mais.

Benefícios do CRM oferecido por Plataformas EAD

Com o CRM você terá tudo anotado, agendado e registrado. Além dessas vantagens há outros quatro benefícios que você precisa conhecer:

·         Controle e acompanhamento de produtividade,

·         Histórico de Relacionamento,

·         Centralização de informações,

·         Métricas.

Histórico do ensino a distância no Brasil

Tudo começou com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/dez/1996 e com o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que define:

[citação] A Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação (MEC, 2003). Os meios de comunicação são os responsáveis pela alteração do conceito de presencialidade do educador (presença física), assim como sua responsabilidade do “ensinar” (LDB).

Mais tarde, o EAD foi conceituado no Brasil pelo Decreto nº 5.622/dez/2005:

[citação] Art. 1º: Para os fins deste Decreto, caracteriza a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O decreto ainda regulamenta o diploma, que possui a mesma validade de um curso presencial e tem validade em todo o território nacional.

Na última década, o EAD vem se firmando como inovação pedagógica e democratizada, além de uma estratégia inovadora de ensino. Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, o ensino à distância passou a ser a única forma de ensino possível para todas as instituições de ensino. Com isso, abriram-se novas portas para essa forma de aprendizado que, agora, tende a se expandir exponencialmente pelos próximos anos e quem estiver de fora corre o risco de ficar “para trás” no dinâmico mundo da educação.

A crise global fez o futuro chegar mais cedo. Mais já não era hora? Assim, podemos dizer que a educação do século XXI se dá no ciberespaço. Dessa forma, essa nova forma de ensinar muda o foco da metodologia centrada no ensino e apresenta a aprendizagem centrada no aluno, a realidade social dos alunos e enriquecendo a convivência em rede,

Por fim, é importante informar que uma plataforma digital de aprendizagem de qualidade precisa ser responsiva. Isso significa que ela deve poder ser acessada por computadores de mesa, tablets e smartphones.

Essa forma de ensinar e aprender também pode ser uma nova maneira de as instituições de ensino tradicionais (100% presenciais) passarem a oferecer seus cursos. Afinal, se a internet e as novas tecnologias já existem, por que não usá-las em favor do aprendizado?

Se você está em busca de uma Plataforma EAD completa e de confiança, conheça nosso serviço de plataforma digital de aprendizagem.

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

Share
Published by
Stephania Souza

Recent Posts

Contratar agência de marketing ou ter equipe própria: qual a melhor escolha?

Você está em dúvida se deve terceirizar os serviços de marketing ou montar um time…

3 meses ago

O que é diagnóstico de presença digital? Como ele beneficia sua marca? Entenda sua importância na hora de se destacar na internet!

Você já se perguntou como sua marca se destaca no vasto universo digital? Como ela…

3 meses ago

Assessoria de marketing para impulsionar o seu negócio: como funciona, benefícios e muito mais

O marketing desempenha um importante papel na trajetória de qualquer empresa, pois é fundamental para…

4 meses ago

Como funciona o marketing médico e como divulgar negócios na área da saúde?

Há quem veja problemas em tratar a área da saúde como um negócio, temendo que…

5 meses ago

Agência especializada em criação de websites em Goiânia que faz a diferença!

Uma boa agência de criação de websites faz toda a diferença para quem quer ter…

1 ano ago

Marketing de Conteúdo para Atração de Pacientes?

Você gostaria de atrair mais pacientes para a sua área (de saúde), mas não sabe…

1 ano ago