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Vendas 4.0 – você já utiliza a forma mais atual de se relacionar com o seu consumidor?

Vender faz parte do nosso dia a dia e da sustentabilidade das nossas empresas. Pensando nisso, devemos ficar atentos às tendências que surgem no mercado, não é mesmo? Você já ouviu falar em Vendas 4.0? 

Neste texto, explicarei de forma simples o que é e qual a importância para o seu negócio. 

 

As Vendas 4.0 consistem em um processo de vendas mais aprimorado, a partir de novas tecnologias e capacitações, com o foco em resultados. Esse processo é focado na resolução dos problemas dos clientes e nas ofertas de produtos e serviços personalizados 

Para atrair mais clientes precisamos estar antenados às novas tendências e entender o que o nosso cliente procura e precisa. O conceito de Vendas 4.0 atua diretamente nessas questões, buscando conhecer as necessidades do consumidor, que está cada vez mais conectado e atualizado. 

O cliente 4.0

Esse cliente está focado na resolução de seus problemas e decide realizar uma compra não apenas pelo preço, mas leva em conta diversos fatores, como seus princípios, o atendimento que recebe e valores da empresa. Também é antenado à tecnologia, com grande acesso a informações, fazendo da sua necessidade de comprar, uma EXPERIÊNCIA. 

Essa tão falada experiência de compra nada mais é que um conjunto de todas as percepções que o cliente recebe durante o processo de compra e fechamento do negócio. 

Hoje, não basta que o vendedor conheça o produto ou serviço que está vendendo, ele precisa estar ligado às tecnologias e antenado a essa nova tendência, para proporcionar uma experiência única ao consumidor. 

Na venda 4.0 a cordialidade, empatia, conhecimento e vontade de resolver a dor do cliente serão os pontos decisivos para efetivar a venda 

O vendedor 4.0

Resolver a dor do cliente é essencial no modelo de vendas 4.0, pois esse consumidor busca solucionar um problema, e focar nessa solução é fundamental, gerando muito valor à venda. 

O vendedor precisa conhecer o perfil do seu cliente, ouvir suas necessidades e desejos e estar atento a todo o processo de venda (experiência). Muitas vezes, o consumidor já chega na loja com todas as informações técnicas do produto ou serviço, pois pesquisou na internet – isso já é uma realidade. Portanto, o vendedor precisa ouvir o cliente e saber quais são as suas dúvidas e necessidades no momento, e não ficar apenas falando dos aspectos técnicos dos produtos ou serviços. 

Por exemplo, se o seu paciente chega até o seu consultório precisando de um procedimento que você não executa, o ideal é você ser solícito e ajudá-lo a encontrar um local que possa fazer. Inicialmente, você pode pensar “Mas isso não me beneficiará em nada”. Grande engano! Você pode não vender hoje, mas como ajudou o cliente a resolver o problema, com certeza conquistou sua simpatia e na próxima vez que ele precisar de um serviço que você oferece, com certeza ele te procurará.  

Principais características das Vendas 4.0

  • Resolução de problemas;
  • Experiência do cliente;
  • Conhecimento do vendedor.

Características de um vendedor 4.0

Empatia

Se colocar no lugar do consumidor é o primeiro passo para uma venda bem sucedida. Buscar entender o momento pelo qual ele está passando e o problema que ele precisa solucionar é essencial para conseguir proporcionar a melhor solução a ele. 

Isso vai gerar confiança e oportunidade para que a conversa flua de forma natural, estreitando os laços entre você e seu comprador. 

Criatividade

Diferentes recursos estão à disposição hoje para que o vendedor torne a venda mais atrativa para o cliente, captando sua atenção e desenvolvendo sua curiosidade. 

Utilizar métodos assertivos para associar o produto à necessidade do cliente é uma forma de mostrar, naturalmente, o quanto aquele produto ou serviço vai ser bom para a solução que ele precisa. Isso pode ser feito através do e-mail marketing, redes sociais e diversas outras estratégias de marketing. 

Honestidade

Entender a dor do cliente e se preocupar em resolver o seu problema requer sinceridade na negociação. 

Lembra que a venda 4.0 não é apenas vender a todo custo, mas preocupar-se genuinamente com o seu cliente? 

Por isso, ser sincero ao falar sobre o seu produto ou serviço garantirá muito mais confiança e sucesso nas negociações por conta da satisfação do seu consumidor. 

Tecnologias a favor da negociação

Estar conectado com as tecnologias é fundamental nas vendas 4.0. Na era do marketing digital, há diversas formas de capturar insights valiosos para utilizar como estratégia nas negociações, que possibilitam conhecer melhor a necessidade do seu cliente e utilizar melhores abordagens, estratégias e diferenciais. 

Essas ferramentas vão permitir saber quem são seus clientes em potencial e o que você pode fazer para atraí-los de forma mais efetiva, por meio de conteúdos de valor e otimização do seu processo de vendas, permitindo que você acompanhe a jornada de compra do seu cliente e direcione as soluções certas no momento certo. 

Saiba mais sobre o funil de vendas. 

Quais resultados as vendas 4.0 trarão?

Vamos pensar juntos: se você fosse o consumidor, iria preferir um método de vendas tradicional, onde o vendedor está apenas preocupado em vender os seus produtos ou serviços a você; ou um método diferenciado, onde ele está genuinamente interessado em solucionar o seu problema? 

Utilizar os diferenciais das vendas 4.0 não apenas fará com que suas vendas aumentem, mas gerará valor ao seu produto, marca ou serviço. 

Quando o consumidor percebe que está sendo atendido com a atenção que merece, isso gera confiança. fidelidade e comunicação assertiva com o seu cliente, aumentando a eficiência e produtividade das suas vendas. 

Saiba como uma agência de marketing digital pode te ajudar a ter resultados em vendas 

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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