Cada vez mais, a população brasileira vem ampliando a sua presença no meio digital. Isso, por si só, já é um bom motivo para que as empresas também façam o mesmo e desfrutem de muitas vantagens. A utilização de redes sociais para escolas e o marketing educacional em geral, no entanto, tem impacto direto em toda a comunidade, com vários outros benefícios.
Quer saber os motivos e benefícios e ainda aprender boas práticas de redes sociais para escolas aliadas à estratégia de marketing digital? Então este é o artigo certo para você. Continue a leitura e saiba mais!
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2014 e divulgada em 2016, 54,4% de toda a população nacional com dez ou mais anos de idade acessava a internet pelo menos uma vez em um período de três meses.
Grande parte desses acessos estão diretamente relacionados com as redes sociais. Apenas na maior e mais famosa delas, o Facebook, são 117 milhões de brasileiros ativos. Existem, no entanto, várias outras. Embora o número de usuários seja um pouco menor, cada uma delas tem públicos, características e usos distintos. É o caso de Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube, por exemplo.
Estar presente no mesmo local onde se encontram pais, alunos e todas as pessoas que têm alguma relação com a instituição é fundamental. Além disso, aumentar a presença e o alcance das escolas no meio digital pode trazer até novos negócios em médio e longo prazo.
São várias as vantagens do uso de redes sociais para escolas como parte de uma estratégia de marketing digital. Abaixo, apresentamos algumas das principais. Confira:
Vivemos em uma época na qual não é mais preciso sair de casa para resolver problemas simples. Isso quer dizer que a obtenção de informações, suporte, resolução de problemas e outros serviços podem ser feitos por meio das redes sociais. Alunos, pais e responsáveis se beneficiam disso, ficando mais próximos da instituição de ensino superior, e isso é benéfico para a melhora do relacionamento.
O uso de redes sociais para escolas aumenta a presença digital da marca. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas serão alcançadas pelas publicações. O interesse da comunidade em participar de atividades propostas ou até mesmo se matricular na instituição, por sua vez, também aumenta.
Manter contato com os alunos, faz com que eles se sintam mais próximos da instituição, e isso é fundamental. O engajamento impulsionado pelas redes sociais causa retenção e fidelização de alunos, reduzindo cancelamentos e abandonos.
Para obter todas essas vantagens, no entanto, é necessário realizar ações planejadas e muito bem executadas. Por isso, confira algumas dicas:
Nem toda estratégia de marketing digital abrange todas as redes sociais. Como cada uma tem características próprias, o ideal é escolher aquelas que mais se assemelham ao seu negócio e ao tipo de conteúdo que será produzido e postado.
A criação de conteúdo, identidade visual e até dos objetivos do uso de redes sociais para escolas deve ser feita após a criação da persona. Ela é um perfil semifictício que representa o público ideal para a estratégia.
A produção e distribuição de conteúdo relevante é fundamental para a estratégia de marketing digital da sua escola. Por isso, deve-se oferecer ao público algo que seja sempre útil a ele.
Algumas práticas de estímulo a interação aumentam o engajamento e, consequentemente, o sucesso da sua estratégia digital. Pergunte e ouça o que o público tem a dizer, faça com que ele se sinta um personagem importante para o seu negócio.
A utilização de redes sociais para escolas tem grande importância no sucesso da estratégia de marketing educacional.
Então não deixe de ler este artigo sobre como a sua instituição de ensino pode aparecer no Google!
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