Social Media Marketing

Como as redes sociais ajudam no marketing digital da sua Escola?

Cada vez mais, a população brasileira vem ampliando a sua presença no meio digital. Isso, por si só, já é um bom motivo para que as empresas também façam o mesmo e desfrutem de muitas vantagens. A utilização de redes sociais para escolas e o marketing educacional em geral, no entanto, tem impacto direto em toda a comunidade, com vários outros benefícios.

Quer saber os motivos e benefícios e ainda aprender boas práticas de redes sociais para escolas aliadas à estratégia de marketing digital? Então este é o artigo certo para você. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância das redes sociais para o Marketing Digital da sua escola?

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2014 e divulgada em 2016, 54,4% de toda a população nacional com dez ou mais anos de idade acessava a internet pelo menos uma vez em um período de três meses.

Grande parte desses acessos estão diretamente relacionados com as redes sociais. Apenas na maior e mais famosa delas, o Facebook, são 117 milhões de brasileiros ativos. Existem, no entanto, várias outras. Embora o número de usuários seja um pouco menor, cada uma delas tem públicos, características e usos distintos. É o caso de Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube, por exemplo.

Estar presente no mesmo local onde se encontram pais, alunos e todas as pessoas que têm alguma relação com a instituição é fundamental. Além disso, aumentar a presença e o alcance das escolas no meio digital pode trazer até novos negócios em médio e longo prazo.

Quais os benefícios do uso de redes sociais para a comunidade?

São várias as vantagens do uso de redes sociais para escolas como parte de uma estratégia de marketing digital. Abaixo, apresentamos algumas das principais. Confira:

Melhora do relacionamento.

Vivemos em uma época na qual não é mais preciso sair de casa para resolver problemas simples. Isso quer dizer que a obtenção de informações, suporte, resolução de problemas e outros serviços podem ser feitos por meio das redes sociais. Alunos, pais e responsáveis se beneficiam disso, ficando mais próximos da instituição de ensino superior, e isso é benéfico para a melhora do relacionamento.

Aumento da captação de alunos e clientes.

O uso de redes sociais para  escolas aumenta a presença digital da marca. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas serão alcançadas pelas publicações. O interesse da comunidade em participar de atividades propostas ou até mesmo se matricular na instituição, por sua vez, também aumenta.

Retenção e fidelização dos alunos.

Manter contato com os alunos, faz com que eles se sintam mais próximos da instituição, e isso é fundamental. O engajamento impulsionado pelas redes sociais causa retenção e fidelização de alunos, reduzindo cancelamentos e abandonos.

Como utilizar as redes sociais para escolas de forma otimizada?

Para obter todas essas vantagens, no entanto, é necessário realizar ações planejadas e muito bem executadas. Por isso, confira algumas dicas:

Escolha as redes corretas para usar.

Nem toda estratégia de marketing digital abrange todas as redes sociais. Como cada uma tem características próprias, o ideal é escolher aquelas que mais se assemelham ao seu negócio e ao tipo de conteúdo que será produzido e postado.

Defina uma persona.

A criação de conteúdo, identidade visual e até dos objetivos do uso de redes sociais para escolas deve ser feita após a criação da persona. Ela é um perfil semifictício que representa o público ideal para a estratégia.

Ofereça conteúdo de valor.

A produção e distribuição de conteúdo relevante é fundamental para a estratégia de marketing digital da sua escola. Por isso, deve-se oferecer ao público algo que seja sempre útil a ele.

Estimule a interação.

Algumas práticas de estímulo a interação aumentam o engajamento e, consequentemente, o sucesso da sua estratégia digital. Pergunte e ouça o que o público tem a dizer, faça com que ele se sinta um personagem importante para o seu negócio.

A utilização de redes sociais para escolas tem grande importância no sucesso da estratégia de marketing educacional.

Então não deixe de ler este artigo sobre como a sua instituição de ensino pode aparecer no Google!

Quer saber tudo sobre Marketing Digital?  Acesse nosso guia: Guia da Mercato Marketing Agência de Marketing Digital de Goiânia para Aumentar Seus Lucros.

 

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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