Saber calcular se o investimento em agência de marketing está gerando lucro é fundamental para constatar se todo o esforço, seja ele de trabalho, seja ele financeiro, está sendo feito de maneira adequada e atingindo resultados positivos com muita precisão.
Desse modo, é importante certificar-se de que os objetivos da empresa estão sendo alcançados — e a melhor maneira de se fazer isso é calculando o ROI. Ficou confuso ao ver essa sigla? Nós explicaremos tudo!
O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o retorno de investimentos feito em agência de marketing digital na sua empresa. Confira!
A sigla ROI, do inglês, significa “Return Over Investments”, ou retorno sobre investimentos. Ela mede exatamente o que a empresa está conseguindo alcançar com seus investimentos financeiros em estratégias de marketing digital.
É fundamental ter acesso a esses números, uma vez que eles ajudam no entendimento acerca do dinheiro que está sendo disponibilizado para as campanhas e ações. Ignorar o ROI é arriscado, tendo em vista que isso pode significar desperdício financeiro.
Em contrapartida, essa métrica pode ajudar para que sejam identificadas as melhores estratégias, analisando qual o melhor retorno em relação ao investimento e como se dá o conceito de custo-benefício.
Descobrir o retorno sobre o investimento demanda um cálculo simples que leva em conta, basicamente, 2 fatores essenciais: o custo de cada campanha e a quantidade de vendas ou contratações geradas como resultado desse esforço.
O cálculo consiste em subtrair, das vendas, o custo de investimentos e, posteriormente, dividir esse resultado novamente pelo mesmo gasto. O resultado deve ser multiplicado por 100, para se obter o percentual de ROI.
Em um exemplo, digamos que um e-commerce obteve R$ 5.000 em vendas a partir das ações de uma campanha em que precisou investir R$ 500. Sendo assim, o seu ROI será de 900%.
É importante levar em consideração que o ROI não considera períodos nesses cálculos, portanto, é importante mensurar esses resultados constantemente, para, assim, obter estatísticas mais realistas. Por vezes, a taxa de retorno pode parecer muito interessante, mas caso o cálculo tenha sido feito em cima de um ano inteiro, por exemplo, ela pode se tornar um tanto quanto irrelevante, justamente pelo longo período analisado.
A mesma análise detalhada deve ser feita para avaliar períodos de baixas ou de altas nas vendas. O Natal, por exemplo, é uma época em que, naturalmente, as lojas conseguem obter maior lucro, então, o cálculo geral, levando em conta esse período, pode apresentar um resultado final bom, mas que foi muito ajudado por uma época em que as compras acontecem com maior frequência.
O marketing digital, cada vez mais, apresenta ferramentas que são de grande auxílio na obtenção de métricas de ROI detalhadas e precisas. Tudo isso sendo possível por meio de operações simples e descomplicadas.
O investimento em marketing é uma demanda real para as empresas que querem potencializar suas vendas. Sendo assim, saber calcular o retorno desses esforços é importante para saber se o caminho que está sendo tomado é o mais adequado.
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