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Investir em agência de marketing gera retorno?

Saber calcular se o investimento em agência de marketing está gerando lucro é fundamental para constatar se todo o esforço, seja ele de trabalho, seja ele financeiro, está sendo feito de maneira adequada e atingindo resultados positivos com muita precisão.

Desse modo, é importante certificar-se de que os objetivos da empresa estão sendo alcançados — e a melhor maneira de se fazer isso é calculando o ROI. Ficou confuso ao ver essa sigla? Nós explicaremos tudo!

O post a seguir trará tudo que você precisa saber sobre o retorno de investimentos feito em agência de marketing digital na sua empresa. Confira!

Entenda a importância do ROI

A sigla ROI, do inglês, significa “Return Over Investments”, ou retorno sobre investimentos. Ela mede exatamente o que a empresa está conseguindo alcançar com seus investimentos financeiros em estratégias de marketing digital.

É fundamental ter acesso a esses números, uma vez que eles ajudam no entendimento acerca do dinheiro que está sendo disponibilizado para as campanhas e ações. Ignorar o ROI é arriscado, tendo em vista que isso pode significar desperdício financeiro.

Em contrapartida, essa métrica pode ajudar para que sejam identificadas as melhores estratégias, analisando qual o melhor retorno em relação ao investimento e como se dá o conceito de custo-benefício.

Veja como é o cálculo do ROI

Descobrir o retorno sobre o investimento demanda um cálculo simples que leva em conta, basicamente, 2 fatores essenciais: o custo de cada campanha e a quantidade de vendas ou contratações geradas como resultado desse esforço.

O cálculo consiste em subtrair, das vendas, o custo de investimentos e, posteriormente, dividir esse resultado novamente pelo mesmo gasto. O resultado deve ser multiplicado por 100, para se obter o percentual de ROI.

Em um exemplo, digamos que um e-commerce obteve R$ 5.000 em vendas a partir das ações de uma campanha em que precisou investir R$ 500. Sendo assim, o seu ROI será de 900%.

Saiba como analisar o investimento em marketing

É importante levar em consideração que o ROI não considera períodos nesses cálculos, portanto, é importante mensurar esses resultados constantemente, para, assim, obter estatísticas mais realistas. Por vezes, a taxa de retorno pode parecer muito interessante, mas caso o cálculo tenha sido feito em cima de um ano inteiro, por exemplo, ela pode se tornar um tanto quanto irrelevante, justamente pelo longo período analisado.

A mesma análise detalhada deve ser feita para avaliar períodos de baixas ou de altas nas vendas. O Natal, por exemplo, é uma época em que, naturalmente, as lojas conseguem obter maior lucro, então, o cálculo geral, levando em conta esse período, pode apresentar um resultado final bom, mas que foi muito ajudado por uma época em que as compras acontecem com maior frequência.

O marketing digital, cada vez mais, apresenta ferramentas que são de grande auxílio na obtenção de métricas de ROI detalhadas e precisas. Tudo isso sendo possível por meio de operações simples e descomplicadas.

O investimento em marketing é uma demanda real para as empresas que querem potencializar suas vendas. Sendo assim, saber calcular o retorno desses esforços é importante para saber se o caminho que está sendo tomado é o mais adequado.

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Quer saber tudo sobre Marketing Digital?  Acesse nosso guia: Guia da Mercato Marketing Agência de Marketing Digital de Goiânia para Aumentar Seus Lucros.

 

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.:
 62 3636-9936
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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