A divulgação de uma clínica ou consultório médico não funciona da mesma forma que a de um negócio. Na área de saúde, ações promocionais espalhafatosas nunca são bem vistas. Nesse contexto, Inbound Marketing se revela uma estratégia eficiente e ética para atrair novos pacientes e fidelizar os existentes. Aprenda como utilizar Inbound marketing na sua Clínica.
O Inbound Marketing é uma nova maneira de fazer marketing, que tem como objetivo atrair o público com conteúdos relevantes, que respondam suas dúvidas e necessidades. Enquanto no marketing tradicional isso é feito com campanhas publicitárias ruidosas e ostensivas, no Inbound Marketing os clientes são o polo ativo: eles descobrem a empresa enquanto buscam soluções para suas demandas.
Na prática, essa nova forma de comunicação se encaixa perfeitamente na área de saúde. Neste artigo, vamos explicar como uma clínica pode solidificar uma imagem de autoridade em sua especialidade e conquistar mais pacientes com essa estratégia.
Quando algo está errado com a saúde de uma pessoa, ela vai querer saber o máximo de informações sobre esses sintomas o mais rápido possível. E em segundos ela pode sacar seu smartphone para fazer uma pesquisa na internet e tentar descobrir o que está acontecendo com ela. Isso é tão comum que uma em cada vinte buscas realizadas no Google tem alguma relação com a saúde.
Mas o “Dr. Google” é impreciso e pouco confiável; o mais provável é que depois de ler muito sobre o que ele está sentindo, esse paciente parta para uma segunda pesquisa, agora procurando por um médico de verdade que poderá tratar da sua condição.
No Inbound Marketing, esse processo é chamado de jornada do consumidor, que na área de saúde pode muito bem ser considerada a jornada do paciente. O objetivo dessa estratégia é fazer com que, durante essas pesquisas, esse potencial cliente encontre a clínica como a melhor opção para solucionar suas demandas.
Para se tornar relevante nas pesquisas de um potencial cliente, é preciso construir uma imagem de autoridade em relação à especialidade da clínica. Isso é feito com conteúdos verdadeiramente esclarecedores sobre esse tema que estarão disponíveis em um blog institucional.
Com isso, quando um paciente sentir dores nas articulações e procurar esse termo no Google, uma das primeiras opções será uma página da clínica de ortopedia que fale sobre a artrite reumatoide, por exemplo. Esse artigo será informativo e nada publicitário; mas como a clínica será a fonte da informação, isso fortalecerá sua imagem e fará com que ela se torne uma referência no assunto ante o paciente.
Como é feito de forma sutil e qualificada, o Inbound Marketing também atende os quesitos da resolução 1974/11 do CFM, que regula a publicidade médica de acordo com os padrões de ética da profissão, impedindo o sensacionalismo e mercantilização da medicina.
Talvez, na primeira vez, o cliente potencial nem se atente para quem é o autor daquele conteúdo que atendeu sua demanda por informação. Mas a cada vez que uma pessoa acessa um novo conteúdo do blog da clínica, a credibilidade dela será reforçada.
Além disso, no Inbound Marketing, os conteúdos são elaborados seguindo um plano que guiará a jornada desse paciente. Portanto, quando ele superar o primeiro passo que é descobrir que ele tem uma necessidade médica, já existirão conteúdos que vão atender suas necessidades seguintes, que serão encontrar um profissional de confiança para atendê-lo.
Além de ser eficaz para atrair novos pacientes, o Inbound Marketing não para por aí. As ações subsequentes à efetivação da primeira consulta são direcionadas para transformar esse paciente satisfeito em uma pessoa que indicará a clínica para seus conhecidos.
As indicações sempre foram a principal maneira de se conquistar pacientes. E elas continuam sendo muito importantes, mas o Inbound Marketing maximiza esse potencial, pois consegue fidelizar os clientes e fazer com que eles ampliem o alcance dessa estratégia.
Agora que você já sabe melhor como o Inbound Marketing pode ajudar a trazer mais pacientes para a sua clínica, que tal aproveitar para descobrir como funciona a publicidade e a divulgação de negócios na área da Saúde? Boa leitura!
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: (62) 62986433131
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br
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