Como Fazer Marketing nas Redes Sociais

Hoje em dia, não há quem não tenha perfil ativo em, pelo menos, uma das diversas redes sociais existentes.

O que antes era utilizado apenas para entretenimento, passou a ser visto como uma importante ferramenta de divulgação de produtos e serviços, por empreendimentos dos mais variados ramos de atividade.

Justamente por esse motivo e pelo grande de número de usuários presentes, o marketing nas redes sociais vem sendo cada dia mais utilizado — e com altas taxas de resultados positivos.

Por isso, neste post, trouxemos os primeiros passos para você usar essa estratégia também a favor da sua empresa. Descubra agora quais são e veja seus índices de conversão aumentarem consideravelmente.

A importância do marketing nas redes sociais

Utilizar o poder da internet a favor da sua empresa é, sem dúvida, uma das melhores formas de tornar sua marca conhecida e, com isso, aumentar as vendas. Uma das maneiras de fazer isso é através do marketing nas redes sociais.

Por mais que, inicialmente, essas redes tenham sido criadas para perfis pessoais e para diversão, o poder de alcance dessas mídias fez com que diversas empresas enxergassem a possibilidade de lucro ao usá-las como parte da estratégia de marketing.

Assim, as redes sociais se tornaram uma das portas de entrada para o marketing digital, além de uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com o público.

Como começar o marketing nas redes sociais

Embora o marketing nas redes sociais seja uma estratégia com grandes resultados, muitas empresas se decepcionam ao tentar fazer uso dela. O motivo disso se resume a dois pontos: falta de planejamento e falta de orientação profissional.

Um dos maiores erros está em acreditar que as redes sociais para negócios devem ser utilizadas da mesma forma que as pessoais. Ou seja, basta criar os perfis e alguns posts interessantes que a marca está sendo divulgada corretamente. É nisso que muitas empresas falham.

Para evitar que você cometa o mesmo erro, veja agora os passos necessários para uma estratégia de marketing nas redes sociais de sucesso.

1. Planeje

O primeiro, e um dos principais passos para que essa e outras estratégias de marketing deem certo, é o planejamento.

O planejamento do marketing nas redes sociais visa criar diretrizes a serem seguidas para que suas campanhas e postagens tenham uma ordem e levem ao seu público exatamente aquilo que a marca quer dizer.

2. Tenha um objetivo

Definir objetivos é outra parte fundamental para quem deseja utilizar de maneira correta o marketing nas redes sociais para crescimento da empresa.

Existem diversos objetivos que você pode alcançar através das redes sociais, tais como:

  • divulgar a marca: fazendo com que ela se torne mais conhecida do público;
  • gerar tráfego para o seu site/blog: por meio de postagens que atraiam os seguidores a visitarem essas páginas, aumentando as possibilidades de conversão;
  • gerar leads: criando interesse do público para os produtos e serviços divulgados em suas redes;
  • vender: direcionando as postagens exclusivamente para a venda de seus produtos ou serviços.

3. Defina uma persona

Agora que você sabe o que pode ser feito através do marketing nas redes sociais. É preciso saber para quem você está fazendo. Para isso, é necessário definir quem é a persona da sua empresa, que nada mais é que o cliente ideal, aquele para o qual a sua empresa foi criada.

Por mais que se tenha um público em mente, a definição de uma persona torna suas ações direcionadas e pontuais.

Para determinar quem é a persona da sua marca, são feitas pesquisas e levantamentos que apontam perfis e comportamentos de clientes que terão as necessidades atendidas por sua empresa.

Alguns dos benefícios de trabalhar com uma persona no marketing de redes sociais está em saber qual a melhor rede social utilizar, horário de postagem, tipos de conteúdos, entre outros. Com isso, seus esforços têm foco certo nos potenciais clientes, garantindo que sua marca alcance quem realmente pode se beneficiar com ela.

4. Escolha as redes sociais

Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, WhatsApp. Será que sua empresa precisa mesmo ter perfil em todas essas redes?

Como dito anteriormente, saber para quem está publicando já ajuda a definir em quais redes seu público tem maior presença. Assim, evita-se perda de tempo e de investimento com criação de perfis e postagens em redes que não trarão resultados para a sua empresa.

Aqui, vale também fazer uma análise de concorrentes diretos da sua marca. Ou seja, empresas que atuam no mesmo segmento, e verificar em qual rede social a presença deles é mais ativa.

5. Crie os perfis

Com as redes que serão utilizadas definidas, chegou o momento de criar os perfis da sua empresa. Também diferente dos perfis pessoais que basta um simples cadastro e uma foto, os profissionais pedem um pouco mais de atenção e parametrização.

Isso porque, em primeiro lugar, você precisa fixar a sua marca na memória do público. Por isso, ter uma identidade visual é o primeiro passo dessa etapa. Todos os perfis criados precisam seguir um mesmo padrão de logomarca e apresentação, por exemplo.

Fora isso, perfis profissionais utilizados no marketing nas redes sociais pedem que você indique outros dados que ajudam na propagação da sua marca. Assim, é necessário informar a categoria na qual a sua empresa se encaixa: comércio, indústria, lazer, tecnologia, saúde, entre outros.

6. Comece a desenvolver conteúdos

Tudo pronto, hora de começar as postagens. Seguindo o planejamento, comece as publicações nas redes sociais, sempre se atentando para divulgar o conteúdo certo em cada uma. Isso porque, elas têm características e limites de texto diferentes, entre outras particularidades.

Outro fator importante para o sucesso nas redes sociais é manter a frequência das postagens e sempre publicar fotos profissionais. Pois garantem maior credibilidade à sua marca além de, claro, conteúdos relevantes e interessantes para o seu público.

7. Monitore os resultados

Entre as grandes vantagens do marketing nas redes sociais está o fato de conseguir, mensurar o resultado de suas postagens.

Nas próprias plataformas é possível obter dados como número de visualizações, interações, quais os horários mais acessados. Entre outros dados importantes para saber se sua estratégia está no caminho certo ou não.

Com esses dados nas mãos, você consegue fazer os ajustes necessários, a fim de que suas ações tragam as conversões e o aumento de vendas que busca para a sua empresa.

Mesmo com todas essas orientações, lembre-se que o marketing nas redes sociais, como tudo na internet, tem um amplo alcance. Justamente por isso, ter o apoio de profissionais para essa tarefa garante que não seja postado nada que possa causar prejuízo para a sua marca.

Assim, contar com um profissional de marketing, ou mesmo com uma agência, é fundamental para que sua estratégia seja realmente assertiva e traga os melhores resultados.

Quer saber tudo sobre Marketing Digital?  Acesse nosso guia: Guia da Mercato Marketing Agência de Marketing Digital de Goiânia para Aumentar Seus Lucros.

STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.:
 62 3636-9936
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br

Stephania Souza

Stephânia Souza possui experiência de 25 anos na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade. Atuou em diversos segmentos de empresa privada de pequeno, médio e grande porte. Por seis anos esteve à frente da Smart Comunicação e Publicidade, agência que, atendeu nacionalmente grandes contas regionais, tais como Sabão Geo, Drogana, Coming e Poolcor Seguros, entre outras. Formada em comunicação social, com habilitação em Relações Públicas, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RJ, especializada em Docência Superior pela FGV, especialista em Inbound Marketing pela RD Station e Personal Brand Strategist pelo CLI (Creative Learning Institute). Professora universitária com mais de 17 anos, hoje atua como consultora de comunicação e marketing onde realiza serviços de planejamento de comunicação online e offline, merchandising, promoção de vendas, marketing sensorial, inbound marketing, endomarketing, programa para qualidade no atendimento, palestra e treinamentos in-company. Lecionou nas Faculdades FASAM (de 2011 a 2018) e na pós-graduação da GAP (2013 a 2015). Em 2018, no mês que se destacam trajetórias e lutas de mulheres de todo o mundo, a Resultados Digitais decidiu mostrar em seu blog um pouco da história de mulheres que se diferenciam por sua capacidade de liderar e de entregar resultados de sucesso aos seus clientes e Stephânia Souza, diretora da Mercato Marketing, é uma das forças femininas que, segunda a RD, faz acontecer. Sua trajetória profissional e seu papel atual na Mercato Marketing foram ressaltados em matéria nacional.

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