O QUE É GESTÃO DE REDES SOCIAIS?
Quem, hoje em dia, não tem pelo menos um perfil em alguma rede social?
Com milhares de usuários conectados diariamente, estes canais passaram a ser utilizados como uma das mais efetivas estratégias de alcance e relacionamento com o consumidor.
Em um levantamento realizado pela Hootsuite (2019) mostrou que, hoje, há 4.3 bilhões de pessoas conectadas à Internet ao redor do mundo. Isso equivale a aproximadamente 57% de toda a sua população.
Atualmente estar presente em alguma rede social deixou de ser opcional e tornou-se obrigatório para empresas e perfis profissionais.
Ter uma boa gestão nas redes sociais é entender a capacidade que essa ferramenta tem em captar e atrair novos clientes e aumentar vendas.
Mas afinal, o que é gestão de redes sociais? A gestão de redes sociais é um conjunto de ações planejadas e personalizadas para otimizar o uso dos canais sociais. É muito mais que apenas fazer publicações nas redes sociais, contempla diagnóstico, planejamento, produção de conteúdo, monitoramento e relacionamento.
A gestão de redes sociais é a prática de alimentar, acompanhar e analisar as mídias sociais de uma empresa ou profissional.
Engana-se quem imagina que o gerenciamento das redes sociais está apenas em fazer publicação. Uma gestão completa e eficiente vai muito além disso.
Ter frequência e importante. Mas a sua frequência precisa ser de qualidade, na rede social certa, na hora certa, com o conteúdo mais adequado para o seu usuário. E isso só uma gestão completa e profissional de redes sociais pode fazer.
“A melhor frequência orgânica de postagem no Instagram é a frequência que você pode manter consistentemente.” Rafael Kiso – SEO MLabs
Gerenciar uma rede social é promover conversas e interações diárias com a sua marca. É fazer com que as pessoas se relacionem com o seu produto de forma amigável, estimulando uma aproximação baseada em confiança e não apenas em interesse.
Com uma boa gestão de redes sociais você pode transformar seus seguidores em clientes reais.
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS PARA UM NEGÓCIO?
As redes sociais são hoje uma das estratégias de marketing mais recomendadas para um negócio.
De acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, o brasileiro passa uma média de 225 minutos do dia nas redes sociais. Ou seja, mais de 3h navegando em uma plataforma que a sua empresa pode impactar ele diretamente.
Além de utilizar as redes sociais como uma vitrine, também são os melhores canais de relacionamento com o seu cliente.
Através das interações com os usuários você recebe feedback sobre seu produto, atende a reclamações, consegue saber quem são as pessoas que consomem a sua marca, etc.
“Os consumidores usam as redes sociais para dizer o que querem ver, portanto, Ouçam seus Clientes!”
Rafael Kiso – CEO MLabs
PORQUE INVESTIR EM GESTÃO?
Criar uma conta em qualquer rede social sem fazer uma gestão dela é perda de tempo e de dinheiro.
Muitas empresas acabam criando contas em várias redes sociais, mas não exploram a capacidade de nenhuma ou exploram pouco a de uma só.
Investir em gestão de redes sociais é criar estratégias que vão utilizar as redes sociais como um canal de relacionamento e venda. Porém, é preciso saber em qual rede social o seu público está e entender como aquele canal se comporta.
De acordo com a pesquisa da Social Media Examiner, junho de 2020, as redes sociais, mais usadas para B2C, no mundo são:
As redes sociais mais usadas para B2B, são:
- Facebook – 91%
- LinkedIn – 81%
- Instagram – 71%
- Twitter – 58%
- YouTube – 58%
- Pinterest – 22%
- Messenger – 15%
- Snapchat – 4%
- TikTok – 4%
BENEFÍCIOS
Se você ainda tem dúvidas sobre o porquê investir em gestão de redes sociais, separamos alguns pontos positivos:
- É um dos investimentos mais baratos em marketing;
- Flexibilidade no orçamento;
- Possibilidade de primeiro contato com um futuro cliente da sua empresa;
- Criar autoridade, tornando a sua marca referência no mercado que atua;
- Relacionamento com cliente;
- Dados concretos para embasar estratégias;
- Possibilidade de investir em patrocínio com um valor mais em conta, que outros canais de publicidade;
- O seu concorrente já está fazendo.
Como a Mercato Marketing atua no gerenciamento de redes sociais?
A Mercato Marketing está há 10 anos atuando no mercado de gerenciamento de redes sociais de diversos segmentos.
Durante todos esses anos fomos evoluindo e atualizando as estratégias. Entendendo cada vez mais o comportamento do consumidor e de cada rede social.
Além de uma equipe especializada em gestão de redes sociais, nosso foco também é de gerar resultados. Ou seja, traçamos estratégias que vão trazer retorno sobre o seu investimento.
Se você entende o potencial de uma rede social para um negócio, mas não sabe como atuar, terceirizar o gerenciamento das suas redes sociais é uma ótima solução.
Nossa gestão de redes sociais contempla:
- Diagnóstico;
- Planejamento;
- Definição de editorial;
- Produção de conteúdo;
- Determinação da frequência ideal;
- Análise dos dados;
- Relacionamento;
- Monitoramento.
Com a Mercato Marketing você tem uma gestão de rede social profissional e completa, focada em gerar experiência positiva para o usuário e retorno para quem investe.