O marketing não cria necessidades, influencia desejos. As necessidades geram os desejos, que criam as demandas e levam a uma transação (troca). Parece simples, mas para influenciar é preciso conhecer e se adaptar às mudanças.
Não é raro encontrarmos no mercado empresas e profissionais que pensam que marketing é apenas propaganda e isso é um grande engano. Como empresária, professora e consultora de empresas vejo no meu dia a dia várias empresas e profissionais tentando copiar a estratégia do outro, pensando que assim obterão resultados satisfatórios. Mas como na maioria das vezes, esses resultados não aprecem, essas mesmas pessoas passam a dizer que marketing não funciona!
Com objetivo de esclarecer o que é marketing e como este pode auxiliar sua empresa, convido à leitura da reflexão abaixo.
Você sabe qual é o seu negócio? Quais são suas forças? Quais são suas fraquezas? Quais são as oportunidades? Quais são as ameaças? Quem é o seu púbico? Essas não são simplesmente perguntas de consultor ou professor, são a bússola que conduzirá o seu negócio.
Identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, as ameaças e oportunidades do mercado, não é uma tarefa apenas de grandes empresas. Pequenas, médias empresas e profissionais liberais também precisam conhecer, para ter uma visão mais clara do ambiente em que estão inseridos.
O grande desafio das pequenas e médias empresas está em conciliar as demandas do dia a dia com a necessidade de pensar e planejar seu próprio negócio. É comum encontrar empresas e profissionais que nunca pararam para elaborar e analisar a matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats).
Se você já conhece sua empresa e seu mercado, nada de copiar estratégias de concorrentes ou embarcar em “modinhas”. Não é porque uma ação de marketing deu certo com um concorrente, que dará com você. As pessoas diferem umas das outras e as empresas também, conhecer o que você tem a oferecer auxiliará a encontrar o seu público, adequar sua comunicação e assim efetuar uma troca.
A troca só será possível quando você compreender, o que realmente tem para oferecer, e que irá satisfazer uma necessidade do outro. Sabendo disso é possível criar uma comunicação, que desperte o desejo do consumidor. Podemos definir troca como o ato de obter uma determinada oferta de alguém, oferecendo-lhe, em contrapartida, algo de valor. A troca está presente no conceito central de marketing, pois implica na relação de comunhão entre duas partes, com interesses convergentes.
O marketing vai muito além de simplesmente divulgar uma empresa ou serviço. Os ambientes de marketing são constituídos de participantes e fatores externos ou internos que influenciam os negócios. Os ambientes precisam ser estudados para que a empresa desenvolva a melhor comunicação para atrair e se relacionar com seu público-alvo.
Ter essas informações em mãos é como um mapa de voo, sua empresa estará apta a decolar, mas não se iluda, mudanças e obstáculos surgirão e você deverá rever suas estratégias para não perder o controle de sua aeronave.
Agora que você já sabe o que é marketing, que tal embarcar nessa viagem?
Stephania S. P. Souza