Quando se trata de Marketing Digital, a primeira coisa que vem a mente das pessoas são as redes sociais. No entanto, se o seu interesse de fato é resultado, você vai perceber que o Marketing Digital vai muito além disso, envolve a elaboração de estratégias muito bem planejadas, sendo as redes sociais apenas a “ponta do iceberg”.
Primeiro é preciso diferenciar mídia digital e marketing digital, para entendermos onde as redes sociais entram em tudo isso. Sempre que conversamos com clientes, percebemos que a maioria deles costuma ter dificuldade em diferenciar a mídia digital do marketing digital.
Afinal, você sabe a diferença entre Marketing Digital e Mídia Digital?
Por ser tratarem de termos relativamente novos, a confusão é comum – e muito mais normal do que você possa imaginar. De forma bem simples vamos explicar o que é marketing digital e mídia digital.
Marketing Digital
É um conjunto de Estratégias de Marketing, aplicadas no meio digital, que tem como principal objetivo promover a comunicação por meio de diversas ações, tais como diagnóstico, definição de perfil do público alvo, posicionamento de marca, planejamento da comunicação, produção de conteúdo, difusão, pesquisa de satisfação, análise de dados e resultados, entre outras possibilidades.
Essa comunicação é de mão dupla – ou seja, ida e vinda de informações, que, quando gerenciadas, garantem a possibilidade de criar e melhorar o relacionamento da sua empresa com o seu público, aumentando a aquisição de clientes e novos negócios. É algo bastante utilizado por ser ágil, acessível e mensurável.
Mídia Digital
É um conjunto de veículos e ferramentas de comunicação digital que possibilita às empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços aos seus públicos de interesse. Trata-se de publicidade na web, uma forma planejada de divulgar sua empresa, ofertas de serviços e produtos.
As redes sociais, como Facebook, Instagram, Google+, LinkedIn, Twiter, Snapchat – dentre tantas outras -, são canais de interação entre empresas e seus diferentes públicos, e vêm sendo fortemente utilizadas como ferramentas de Mídia Social, onde empresas buscam se destacar e ofertar seus produtos e serviços. Mas para que isso apresente resultados eficientes, é necessário ir além das curtidas e compartilhamentos: é preciso planejar e tratar esses canais como mídias digitais.
As redes sociais, portanto, são ferramentas muito poderosas e eficientes se exploradas dentro de uma estratégia de Marketing Digital completa e bem planejada, possibilitando o alcance de ótimos resultados para sua empresa.
E agora que você já sabe o papel das redes sociais no Marketing Digital, que tal entrar em contato com a gente e descobrir como colocar isso na prática? Esperamos você!
Quer saber tudo sobre Marketing Digital? Acesse nosso guia: Guia da Mercato Marketing Agência de Marketing Digital de Goiânia para Aumentar Seus Lucros.
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
Tel.: 62 3636-9936
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br