Endomarketing

Por mais que ter clientes seja fundamental para o crescimento da sua empresa, contar com uma equipe composta por funcionários engajados e motivados é o motor que leva a isso.

Afinal, são eles a porta de entrada para a sua marca, o contato direto com o público e quem, de fato, realiza todos os processos do seu negócio.

Como trabalhar a imagem da sua empresa internamente e conseguir colaboradores mais empenhados? Através do Endomarketing!

O que é Endomarketing?

O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um conjunto de estratégias de marketing institucional que tem como objetivo impactar positivamente seu público interno, ou seja, seus funcionários.

Com essa estratégia é possível melhor a imagem que os colaboradores têm do seu negócio, diminuir o turnover, manter e atrair talentos.

Esse último ponto é possível porque funcionários motivados e satisfeitos com seu local de trabalho tendem a fazer “publicidade” positiva do emprego. Dessa forma, mais pessoas ficam conhecendo a marca, despertando tanto o interesse em adquirir produtos ou serviços quanto em trabalhar na empresa.

Ou seja, o Endomarketing também colabora para que seus funcionários se tornem divulgadores naturais da sua marca.

Vantagens do Endomarketing

Mas as vantagens do Endomarketing vão além dessas. Ao desenvolver essa estratégia dentro da sua empresa é possível:

  • ter colaboradores mais motivados;
  • aumentar a produtividade, impactando diretamente no volume de vendas;
  • reduzir a rotatividade de funcionários e os custos relacionados a isso;
  • conquistar colaboradores mais leais e comprometidos com a empresa;
  • melhorar o clima organizacional e aumentar o apoio entre equipes e departamentos;
  • proporcionar mais qualidade de vida no ambiente de trabalho e sensação de bem-estar.

Como a Mercato Marketing pode lhe ajudar?

Mas para que a estratégia de Endomarketing dê certo, o primeiro passo é contar com o apoio do RH. Esse departamento tem grande peso na hora de identificar o perfil dos colaboradores e quais pontos podem ser trabalhados para melhorar o desempenho das equipes.

Palestras motivacionais, eventos internos, pesquisas de satisfação, programa de benefícios, planos de carreira, feedbacks recorrentes, treinamentos e capacitações são sugestões de práticas que a sua empresa pode desenvolver.

No entanto, a parte visual também tem grande peso nessa estratégia. Por isso, a criação de peças de marketing atrativas e impactantes, dentro de um planejamento pré-estabelecido, é um diferencial. E é justamente nesse ponto que a Mercato Marketing vai lhe ajudar.

Nova roupagem na comunicação interna, tais como intranet, mural de recados, e-mails e criação de vídeos institucionais são apenas alguns exemplos de ações de Endomarketing que, juntos, podemos colocar em prática.

Lembre-se que funcionários reconhecidos, motivados e engajados influenciam diretamente na produção e na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes. Sabendo disso, se quer uma forma de melhorar a imagem da sua marca e aumentar o volume de vendas, essa estratégia de marketing é a solução.