Web Analytics

Não basta ter um bom site e esperar que apenas isso aumente as vendas da sua empresa.

Uma análise constante do quanto ele está impactando positivamente — ou não — o público é fundamental na hora de tomar decisões que visam o crescimento da marca e, claro, o aumento da lucratividade.

A melhor forma de fazer isso? Com as estratégias do Web Analytics.

O que é Web Analytics

Sua empresa tem um site incrível e você tomou todos os cuidados necessários para que ele fosse bonito visualmente, fácil de navegar e, claro, ficasse bem ranqueado no Google. Porém, você precisa saber se tudo isso realmente está dando certo. Afinal, um dos objetivos de estar na internet é atrair público e aumentar as suas vendas.

Para conseguir essa informação é preciso realizar análises constantes para descobrir como está sendo a experiência dos visitantes nas suas páginas.

Comportamento do Público

Uma forma de identificar isso é com uma estratégia de Web Analytics, que são ferramentas que ajudam a colher dados que permitem analisar o comportamento do público no seu site.

Com esses dados você tem a base necessária para verificar o que está dando certo e pode ser mantido, e o que está errado e precisa ser ajustado. Esses ajustes incluem, entre outras coisas, suas estratégias de SEO e de Marketing Digital.

A importância dessa análise para a sua estratégia

Desde o funcionamento correto de uma página, até a identificação de quais conteúdos publicados geraram mais engajamento dos visitantes, tudo pode ser mensurado facilmente com o Web Analytics.

Essa estratégia permite que você e sua equipe trabalhem em cima de dados reais e não de “achismo”, elevando consideravelmente as chances de aumentar as vendas. Isso é possível porque você saberá exatamente o que está agradando ao público e quais pontos do seu site têm falhas que fazem com que o visitante desista da sua empresa.

Por todos esses motivos o Web Analytics é tão importante. Somente a mensuração correta dos dados permite tomar as medidas certas, no momento certo.

Vantagens do Web Analytics

Aplicar as estratégias do Web Analytics traz inúmeras vantagens e possibilidades para o seu negócio, tais como:

  • comparação do desempenho de páginas, constatando quais trazem mais resultados;
  • monitoramento da trajetória do visitante dentro do seu site, possibilitando direcioná-lo para aquela que efetivará a venda;
  • otimização do site, aprimorando sua estratégia de marketing digital.

Como é feita a análise do Web Analytics

O primeiro passo da análise de Web Analytics é levantar dados que serão mensurados. Esses, por sua vez, podem tanto ser quantitativos quanto qualitativos. Veja alguns exemplos de ferramentas que permitem o levantamento preciso de ambos.

Para análise de dados quantitativos:

  • Excel;
  • Tableu;
  • Woopra;
  • Abode Analytics;
  • Google Sheets;
  • Google Attribution;
  • Google Analytics;
  • Web Trends Analytics.

Para análise de dados qualitativos:

  • Hotjar;
  • Lucky Orange.

Métricas mais utilizadas

Existem métricas que são bem particulares e de acordo com cada segmento. Porém, também existem aquelas que toda empresa precisa acompanhar e analisar, independentemente do ramo de atuação, que são o CAC — Custo de Aquisição por Cliente e a LTV — Lifetime Value.

O CAC consiste em saber quanto sua empresa investiu para conquistar cada cliente. Para isso, é feita uma conta relativamente simples: CAC = valor investido para aquisição de novos clientes / quantidade de novos clientes conquistados.

O objetivo com esse resultado é encontrar novas maneiras de reduzir os custos para ter novos clientes, ao mesmo tempo em que eles aumentam, ou seja, gastar menos para ter mais.

Já a LTV aponta o valor que o cliente trouxe para a sua empresa durante o relacionamento de vocês. Em outras palavras, quanto é o lucro gerado por ele enquanto está adquirindo seus produtos e serviços.

A análise de ambas as métricas são fundamentais para identificar a saúde financeira do seu negócio e apontar se realmente você está tendo lucro com as atividades.

Como a Mercato Marketing pode lhe ajudar

Obviamente, além de ter acesso a todos esses dados, saber analisá-los e o que fazer com os resultados obtidos é fundamental.

O levantamento e a mensuração correta é o que lhe dará base para decidir quais as melhores atitudes para o crescimento da sua empresa. Do contrário, todo esse esforço terá sido em vão.

Para isso, contar com a ajuda de uma equipe especializada é um grande diferencial. Além de ter a certeza de estar recebendo dados reais e concretos, você terá orientações de quais os melhores caminhos escolher para uma estratégia de marketing digital com os melhores resultados.

Em tudo isso, os profissionais da Mercato Marketing podem lhe ajudar. Aqui, seu site é analisado corretamente e você recebe todo o suporte necessário para tomar as decisões mais assertivas para o sucesso da sua empresa.

Google Analytics, Google TAG Manager, Business Inteligence e otimização de conversão são alguns dos serviços que oferecemos dentro da estratégia de Web Analytics.

Entre em contato agora e descubra como essa estratégia pode aumentar as suas vendas!

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