IMPORTÂNCIA DO GOOGLE MEU NEGÓCIO NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Você já se perguntou sobre a importância do “Google Meu Negócio” para a sua empresa? Se você não está a par de tudo o que ele pode representar, precisa conhecer agora mesmo.
Preparamos um texto com todas as informações que você precisa descobrir, incluindo os 5 passos para inscrever sua empresa! Aproveite!
Qual a importância do Google Meu Negócio na estratégia de Marketing?
O “Google Meu Negócio” (ou Google My Business) é uma maneira eficiente de destacar qualquer empresa entre tantas outras nesse imenso mundo chamado internet. Isso porque ele garante que a sua empresa seja encontrada mais facilmente — nada mais nada menos — do que no maior buscador da internet: o Google. Aliás, ele é capaz de ajudar a impulsionar qualquer negócio, não é mesmo? Você, por exemplo, pode ter chegado até aqui por meio dele!
Destacar sua empresa no Google
Se um potencial cliente fizer uma busca no Google por, justamente, uma empresa que oferece o serviço (médico, odontológico, advocacia etc.) ou produto (sua empresa!) que você oferece e encontrar apenas seus concorrentes, você se frustrará.
Mas se, por outro lado, você estiver presente no Google Meu Negócio e usar as estratégias mais assertivas para ser encontrado, aparecerá para o cliente certo.
Como cadastrando, todas as informações a respeito da sua empresa — endereço, horário de funcionamento, fotos, avaliações etc. — estarão no próprio Google.
Para se destacar eficientemente, é importante responder às dúvidas dos clientes, postar fotos que mostrem o seu trabalho e manter os endereços e os horários em que você ou sua empresa estão disponíveis sempre atualizados.
Segundo o próprio Google:
“Ao adicionar fotos, as empresas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques nos websites do que outras marcas”.
Ou seja, com mais visitas você é mais visto, fica mais conhecido e assim, vende mais!
Acompanhar os insights
Para entender o alcance de uma empresa, é possível acompanhar os insights relacionados ao que os clientes pesquisam sobre ela e de onde eles vêm.
Outrossim, você pode descobrir quantas pessoas e de onde elas telefonaram para a sua empresa pelos números exibidos nos resultados da busca e do Google Maps.
Além disso, ao fazer parte do Google Meu Negócio, você recebe do buscador um relatório exclusivo via e-mail com os dados relevantes sobre os seus serviços. Exemplificando, é possível descobrir o número de pessoas que viu sua empresa no Google, além de quantas delas solicitaram informações para chegar até ela.
Como usar o Google Meu Negócio para destacar minha empresa?
Agora que você já descobriu a grande importância do Google Meu Negócio no resultado da sua empresa, sua próxima pergunta certamente será: como cadastrar minha empresa no Google Meu Negócio? Confira em cinco passos!
- Faça o login na página do Google Meu Negócio
Em Google Meu Negócio, clique em “Gerenciar Agora”. Você fará login na mesma plataforma que já utiliza o Gmail. Se você ainda não tem o e-mail do Google, siga as instruções da página.
- Adicione o seu negócio
Em seguida, aparecerá um mapa, localize o endereço do seu negócio e preencha muitas outras informações no formulário à esquerda, como: nome e categoria da empresa, telefone, site, redes sociais etc.
Se você não atender os clientes em um lugar específico, mas em locais diferentes (como em vários prestadores de serviço), marque “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”. Clique em “Continuar”.
- Confirme a autorização para gestão da empresa
No campo em azul, aparecerão as informações de endereço e contato da empresa. Verifique se tudo está correto e, depois, marque a caixa de autorização para o gerenciamento da sua empresa.
Nesse momento, você será encaminhado para outra página onde o Google enviará um código de verificação por e-mail para o endereço fornecido por você.
- Confirme o local físico do seu negócio
Então, você será redirecionado para o painel de controle da sua empresa no Google Meu Negócio. Entretanto, só após preencher o código enviado por carta via Correios em seu endereço, entre sete a 15 dias úteis, é que você começará a editar as informações.
Em um botão vermelho escrito “Confirmar Agora”, na parte superior da tela, siga os passos contidos na carta enviada pelo Google.
- Adicione mais informações da empresa
Após confirmar a localização, você poderá editar as informações do perfil, além de uma breve, mas chamativa descrição da atividade exercida.
Procure gerenciar esse canal da forma mais profissional possível. Ou seja, a depender do seu nicho, há muito o que adicionar. E nós da Mercato, podemos ajudá-lo com isso, conheça nossas soluções de monitoramento e atualização do Google.
Neste artigo abrangente sobre o Google Meu Negócio no resultado da empresa, você viu a importância dessa adesão, como é fácil entrar no Google (incluindo o Maps) e aparecer para o mundo!
Agora, continue obtendo informações relevantes para sua empresa lendo: Guia de Marketing Digital da Mercato Marketing.