Cada vez mais, a população brasileira vem ampliando a sua presença no meio digital. Isso, por si só, já é um bom motivo para que as empresas também façam o mesmo e desfrutem de muitas vantagens. A utilização de redes sociais para escolas e o marketing educacional em geral, no entanto, tem impacto direto em toda a comunidade, com vários outros benefícios.
Quer saber os motivos e benefícios e ainda aprender boas práticas de redes sociais para escolas aliadas à estratégia de marketing digital? Então este é o artigo certo para você. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância das redes sociais para o Marketing Digital da sua escola?
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2014 e divulgada em 2016, 54,4% de toda a população nacional com dez ou mais anos de idade acessava a internet pelo menos uma vez em um período de três meses.
Grande parte desses acessos estão diretamente relacionados com as redes sociais. Apenas na maior e mais famosa delas, o Facebook, são 117 milhões de brasileiros ativos. Existem, no entanto, várias outras. Embora o número de usuários seja um pouco menor, cada uma delas tem públicos, características e usos distintos. É o caso de Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube, por exemplo.
Estar presente no mesmo local onde se encontram pais, alunos e todas as pessoas que têm alguma relação com a instituição é fundamental. Além disso, aumentar a presença e o alcance das escolas no meio digital pode trazer até novos negócios em médio e longo prazo.
Quais os benefícios do uso de redes sociais para a comunidade?
São várias as vantagens do uso de redes sociais para escolas como parte de uma estratégia de marketing digital. Abaixo, apresentamos algumas das principais. Confira:
Melhora do relacionamento.
Vivemos em uma época na qual não é mais preciso sair de casa para resolver problemas simples. Isso quer dizer que a obtenção de informações, suporte, resolução de problemas e outros serviços podem ser feitos por meio das redes sociais. Alunos, pais e responsáveis se beneficiam disso, ficando mais próximos da instituição de ensino superior, e isso é benéfico para a melhora do relacionamento.
Aumento da captação de alunos e clientes.
O uso de redes sociais para escolas aumenta a presença digital da marca. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas serão alcançadas pelas publicações. O interesse da comunidade em participar de atividades propostas ou até mesmo se matricular na instituição, por sua vez, também aumenta.
Retenção e fidelização dos alunos.
Manter contato com os alunos, faz com que eles se sintam mais próximos da instituição, e isso é fundamental. O engajamento impulsionado pelas redes sociais causa retenção e fidelização de alunos, reduzindo cancelamentos e abandonos.
Como utilizar as redes sociais para escolas de forma otimizada?
Para obter todas essas vantagens, no entanto, é necessário realizar ações planejadas e muito bem executadas. Por isso, confira algumas dicas:
Escolha as redes corretas para usar.
Nem toda estratégia de marketing digital abrange todas as redes sociais. Como cada uma tem características próprias, o ideal é escolher aquelas que mais se assemelham ao seu negócio e ao tipo de conteúdo que será produzido e postado.
Defina uma persona.
A criação de conteúdo, identidade visual e até dos objetivos do uso de redes sociais para escolas deve ser feita após a criação da persona. Ela é um perfil semifictício que representa o público ideal para a estratégia.
Ofereça conteúdo de valor.
A produção e distribuição de conteúdo relevante é fundamental para a estratégia de marketing digital da sua escola. Por isso, deve-se oferecer ao público algo que seja sempre útil a ele.
Estimule a interação.
Algumas práticas de estímulo a interação aumentam o engajamento e, consequentemente, o sucesso da sua estratégia digital. Pergunte e ouça o que o público tem a dizer, faça com que ele se sinta um personagem importante para o seu negócio.
A utilização de redes sociais para escolas tem grande importância no sucesso da estratégia de marketing educacional.
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STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
E-mail: ssouza@mercatomarketing.com.br