Independentemente do seu segmento de atuação, você certamente já ouviu falar de marketing digital. E aí pode ser que tenha surgido a dúvida: afinal, do que se trata isso? Se esse é seu caso, esta página foi feita para você! Isso porque aqui vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o tema.
Você quer saber o que é e para que serve o marketing digital? Já o confundiu com redes sociais? Por acaso teve más experiências com agências que prometeram inserir sua empresa nesse universo, mas não o fizeram nem atingiram os resultados esperados?
Fique tranquilo! A verdade é que o marketing digital, se for bem executado e usar ferramentas, processos e metodologias adequados, pode trazer ótimos resultados para empreendimentos de qualquer nicho. E é aqui nesta página que você vai saber por que ele pode ser interessante para a sua empresa.
Como a sociedade e a tecnologia evoluem cada vez mais rapidamente, ainda existe muita falta de informação sobre assuntos dinâmicos como o marketing digital. Vale a pena saber, por exemplo, que ele não é uma ferramenta apenas para blogueiros. Ao contrário, qualquer tipo de organização pode se beneficiar muito com ele.
Se você está interessado em entender o que o marketing digital pode fazer por sua empresa e quer ir além das publicações nas suas páginas nas redes sociais, é importante se aprofundar nesses conceitos. Por exemplo, você já ouviu falar em engajamento da audiência? Essa é apenas uma das ideias que, por trás do marketing digital, ajuda a aumentar o volume de vendas de um empreendimento. E ainda há muito mais!
Ficou interessado em conhecer melhor a importância de implantar ações de marketing digital na sua organização? Então, continue com a gente! Confira as informações a seguir e aprenda como iniciar uma estratégia de marketing digital para começar a construir sua presença digital de forma sólida. Boa leitura!
O que é marketing digital?
O termo marketing vem do inglês. Segundo o dicionário Dicio, esse substantivo masculino representa o “conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros”. Com base em pesquisas de mercado, o marketing permite planejar atividades e ações para adequar produtos às necessidades dos consumidores e, assim, persuadi-los.
Usado desde a década de 1950, o marketing ganhou nova roupagem com a popularização da internet. Isso porque a revolução digital trazida pela web modificou a sociedade e a forma como nos comunicamos. A partir dos anos 2000, passou a haver interação entre empresas e clientes — o que não ocorria até então.
Essa vertente do marketing foi denominada de marketing digital e foi ela que transformou a forma como as companhias se comunicam com sua audiência. De modo geral, o marketing digital consiste em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a internet (o que inclui os dispositivos móveis).
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de promover produtos e serviços de forma rápida, significativa e personalizada. Ou seja, ele reúne atividades que buscam atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento próximo e, assim, estabelecer uma identidade de destaque no mercado.
Como se faz marketing digital?
Philip Kotler — que é considerado o pai do marketing — diz que marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Como se trata de um processo social, o marketing depende dessa interação entre pessoas dentro de um determinado contexto. E isso inclui fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos e outros que influenciam a compra ou a venda de um produto ou serviço.
Paralelamente, o número de indivíduos conectados à internet cresce diariamente. No Brasil, o acesso à rede mundial já abrange mais de 116 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso equivale a 64,7% da população com idade acima de 10 anos.
A internet é, hoje, a maior fonte de informação do mundo. Por isso, o marketing digital é atualmente a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação. Essa posição representa um grande desafio para o marketing digital: afinal, ele deve entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.
Para tornar isso possível, é essencial, então, ter profissionais qualificados e ferramentas adequadas para torná-lo realmente efetivo. Só assim pode-se aproveitar sua vantagens e obter retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas on-line.
Com as técnicas do marketing digital é possível otimizar websites, criar conteúdos relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e assim por diante. Nesses canais digitais, as empresas se relacionam com clientes e potenciais clientes. E tudo isso leva, naturalmente, ao aumento do volume de vendas.
Vantagens do marketing digital
Como uma evolução do marketing tradicional, a versão digital tem vantagens claras sobre o antecessor. Veja, a seguir, algumas das principais delas.
Interatividade
Cada vez mais, a experiência do usuário é um ponto-chave. A possibilidade de interação permite que a comunicação entre marcas e clientes seja bilateral, o que ajuda a criar uma relação de confiança. Com isso o marketing digital quebra barreiras e objeções ao transmitir confiança ao consumidor.
Segmentação
Coletar informações sobre os consumidores auxilia na identificação de suas necessidades, de seus anseios e de seus desejos. Com esses dados, é possível estabelecer um perfil para cada tipo de cliente e, a partir daí, concentrar os investimentos em ações direcionadas a cada um deles.
Análise e mensuração
A possibilidade de medir se um cliente foi convencido por uma ação de marketing a comprar um produto ou serviço é uma das características mais marcantes do marketing digital. Esses dados permitem saber se uma estratégia é efetiva e se as ações são eficientes.
Assim, é possível avaliar, em tempo real, métricas como o ROI e o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), entre outras. Dessa forma, podem-se identificar falhas rapidamente e colocar melhorias em prática. Afinal, tudo deve ter seu retorno comprovado.
Em resumo, o marketing digital é uma estratégia que pode trazer grandes lucros para uma empresa. Para isso, entretanto, deve ser executado de forma séria, e com os processos e as metodologias mais adequados para cada caso.
O objetivo principal do marketing digital é aumentar o volume de vendas de uma empresa. Por isso, é essencial ter profissionais qualificados que saibam usar as ferramentas mais adequadas para executar as tarefas e, com elas, desenvolver campanhas de sucesso para a marca.
Com o marketing digital, a companhia pode solidificar sua identidade e se posicionar de acordo com seus objetivos. Além disso, a possibilidade de fazer ações personalizadas para cada cliente faz que sejam fidelizados mais rapidamente — e, com isso, a marca garante sua presença na memória do consumidor.
É natural, então, que o uso do marketing digital ajude a maximizar os lucros, já que divulga a empresa com eficiência para a audiência. Ao falar com um público que tem interesse em um determinado assunto, a companhia aumenta o volume de vendas de seus produtos.
Nesse sentido, o marketing digital é um grande aliado das marcas. Por isso, tem ganhado cada vez mais força e já se apresenta como impulsionador importante de resultados. Com campanhas mais atraentes, eficazes e flexíveis, as ações podem ser ajustadas de acordo com a segmentação e o investimento disponível.
E o que a empresa ganha com o marketing digital?
Quando usa o marketing digital da forma correta, a organização é beneficiada com vantagens importantes. Veja algumas delas a seguir!
Solidez da marca
Com o marketing digital, a marca pode se posicionar de acordo com seus valores e objetivos. Isso porque, ao usar as ferramentas de monitoramento e análise disponíveis, é possível obter subsídios para desenvolver um planejamento estratégico digital alinhado às reais necessidades da organização.
Fidelização do consumidor
Ao usar ações altamente segmentadas e personalizadas, o marketing digital ajuda a atrair, reter e fidelizar clientes. Assim, permite que a empresa transforme seus leads em consumidores fiéis. Ao mesmo tempo, garante que a companhia se consolide como referência e, assim, se mantenha sempre presente na mente da audiência.
Entenda mais sobre a fidelização do consumidor, leia: “5 Dicas Incríveis de Fidelização de Alunos para a sua Escola.”
Monitoramento da concorrência
O monitoramento contínuo das ações dos concorrentes é uma prática essencial para as empresas. O marketing digital tem ferramentas e metodologias de avaliação que permitem estabelecer métricas para fazê-lo de forma eficiente. Com esses dados, é possível definir os rumos do negócio e direcionar corretamente as novas ações e campanhas.
Aumento do alcance da marca
Como o marketing digital ajuda a divulgar a organização de modo eficiente para uma audiência específica, o alcance da marca é aumentado. E isso melhora o engajamento com o público-alvo e, naturalmente, maximiza as oportunidades de vendas da empresa.
Maximização dos lucros
A avaliação imediata e precisa do mercado, proporcionada pelo marketing digital, auxilia no entendimento das tendências do segmento. Assim, a companhia pode se antecipar às mudanças de comportamento do setor e do consumidor. É possível, então, criar estratégias eficientes para maximizar os lucros.
Em resumo, o marketing digital serve para estabelecer a companhia na internet e levar a marca a novos potenciais consumidores. Além disso, como o consumidor busca, cada vez mais, por informação de qualidade, as campanhas que se relacionam com suas necessidades e seus desejos têm mais chance de sucesso.
Veja mais na matérias do nosso blog:
Como as Estratégias de Marketing Digital Aumentam os Lucros de uma Empresa.
Estar na internet, hoje, é uma necessidade para praticamente todos os tipos de empresas. Afinal, a grande maioria dos consumidores está lá: para se comunicar, buscar informações, aprender, pesquisar sobre produtos e serviços, interagir com amigos e marcas e muito mais.
Para ter sucesso, uma companhia deve se manter atenta aos hábitos dos consumidores. O marketing digital é que torna essa aproximação viável. E isso passa, inevitavelmente, por um planejamento estratégico que aumente a presença da marca no ambiente digital.
Afinal, com as possibilidades trazidas pela tecnologia, as relações de consumo entre público e empresas se transformaram: esse ambiente mudou o comportamento e o relacionamento entre as companhias e sua audiência. O marketing digital, então, adapta o formato convencional para as necessidades atuais.
É ele que ajuda as companhias a terem visibilidade e conquistarem clientes no universo virtual. Isso acontece por meio de estratégias adequadas aos novos hábitos de consumo. Nesse contexto, para ter resultado com o marketing digital, é preciso dar atenção aos diversos pontos de contato com o cliente.
Sua empresa precisa de marketing digital?
Atualmente, existem mais de 4,5 bilhões de pessoas on-line. Só no Brasil, são 116 milhões. Então, sobreviver no mercado passa, naturalmente, por esse espaço. Afinal, cada usuário da internet é um potencial consumidor e as empresas bem posicionadas têm mais chances de atraí-los.
E tudo isso não é apenas uma tendência entre empreendedores jovens: ao contrário, é a realidade do mercado consumidor atualmente. Ainda está em dúvida? Apresentamos, a seguir, alguns sinais de que um empreendimento precisa do marketing digital. Acompanhe!
Pouca exposição on-line
O universo digital vai muito além de um site. É essencial que a companhia realmente ocupe um espaço na web e esteja onde o cliente está. Assim, é possível garantir a presença da marca na vida das pessoas, manter um relacionamento próximo com os interessados e, com isso, ser capaz de melhorar os resultados da companhia.
Carência de conteúdo sobre o segmento
Conteúdo de qualidade é buscado diariamente na internet. Se seu nicho sofre com a falta de material, uma boa ideia é começar um blog corporativo. Esse investimento em marketing de conteúdo faz a organização se destacar no setor e se tornar referência no mercado.
Vendas em baixa
Hoje em dia é comum que uma compra comece com uma busca na internet. Por isso, para vender mais, é preciso usar estratégias de marketing digital. Com elas, além de aumentar o alcance da marca, há boas chances de que seu desempenho melhore.
Descubra: Como o Marketing Digital Pode Aumentar a Venda de Produtos Sem Giro?
Falta de integração entre marketing e vendas
A integração dessas áreas é essencial para o sucesso de um empreendimento. Muitas vezes, porém, elas atuam separadamente e buscam atingir apenas seus próprios objetivos. Com o marketing digital, tem-se uma visão macro que é útil para ambos os setores.
Pouco controle das iniciativas
Quando se colocam em prática todas as ideias para aumentar as vendas do empreendimento sem qualquer controle, é difícil saber se elas têm o resultado almejado. Com uma estratégia de marketing digital, tem-se controle sobre essas tarefas e pode-se saber quais dão resultado, quais não e o que pode ser melhorado.
Dificuldade na segmentação das ações
O marketing digital permite fazer segmentações precisas, com base nas informações que os usuários da web e os leads da base da companhia compartilham. Entram aí os hábitos de consumo, os gostos, o status de relacionamento e muitos outros aspectos. Dessa forma, gasta-se menos e tem-se resultados melhores.
Necessidade de medir o ROI
O ROI é uma das principais métricas das empresas. Ele indica se o investimento para aquisição de clientes traz o retorno esperado. Com os dados obtidos com o marketing digital, o cálculo desse número é relativamente simples se comparado com o executado em canais offline.
Perda de espaço para a concorrência
Para não ser superado pela concorrência, é fundamental acompanhar suas ações e se posicionar nesse cenário. No contexto atual da transformação digital, é bem provável que a concorrência já esteja investindo em marketing digital e, assim, conquistando mais clientes.
Se a empresa apresenta um ou mais desses sinais, é hora de investir em marketing digital. Redes sociais, blogs, sites e outros canais digitais são cada vez mais parte de qualquer estratégia de comunicação, independentemente do segmento de atuação da companhia.
De modo geral, investir em marketing digital é fundamental para qualquer marca. Para que traga resultados, entretanto, deve-se ter uma estratégia bem definida. Afinal, é isso que garante que a empresa seja vista e notada no ambiente on-line.
Além disso, para acompanhar as mudanças de hábitos do consumidor, é preciso adotar ferramentas, canais e formatos adequados. O marketing digital proporciona isso a companhias de todos os segmentos e portes. E elas ainda têm a possibilidade de competir de igual para igual com qualquer concorrente.
Benefícios de Estratégias adequadas de marketing digital
Quer saber como o marketing digital pode, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento de uma empresa? Então, confira, a seguir, alguns dos benefícios obtidos ao implantar as estratégias adequadas de marketing digital no seu empreendimento.
Tornar a audiência mais qualificada
Compreender o cliente ajuda a garantir o desenvolvimento da empresa. O marketing digital é um grande aliado nesse processo: as ações atraem consumidores realmente interessados no produto ou serviço que a companhia oferece. Assim, a empresa pode agir sobre a audiência e fidelizá-la.
Segmentar o público-alvo
Para facilitar a comunicação, é fundamental segmentar os consumidores adequadamente — só assim as ações podem ser mais bem direcionadas. Isso garante que a organização se comunique apenas com os públicos que lhe interessam.
Uma pesquisa com os consumidores permite criar personas (que representam o perfil ideal de clientes para a companhia) e formulários ajudam a coletar informações específicas. Ambas as ações auxiliam na segmentação e permitem que a empresa personalize a comunicação para cada indivíduo.
Desenvolver ações mais adequadas
Ter uma estratégia é crucial para que a organização saiba o que e como fazer. Isso porque, quando a marca tem objetivos específicos, é mais fácil alcançar os resultados esperados, já que o planejamento e o desenvolvimento das ações fica mais preciso.
Engajar mais os consumidores
Nesta era digital, a audiência está cada vez mais engajada. Com isso, o preço deixou de ser o aspecto mais importante: o cliente busca valor. O marketing digital pode aproximar a companhia de seu público e, assim, incentivar a interação e promover a autoridade da marca.
Acompanhar a jornada de compra
A jornada de compra do consumidor atualmente é pouco previsível. Ele pode, por exemplo, pesquisar preços pelo celular, comparar as opções no computador, ir à loja física para experimentar o item e voltar para casa para comprá-lo pelo e-commerce. Por outro lado, pode fazer tudo diferente. Com o marketing digital, é possível acompanhar esse trajeto, ajudar o cliente a resolver suas dúvidas e, assim, influenciar sua decisão de compra.
Valorizar a marca
Com as ferramentas certas, pode-se valorizar a marca. Afinal, ao interagir com o público e produzir conteúdo confiável, melhora-se o engajamento da companhia com os clientes e, assim, aumenta-se o valor da marca. Essa característica é essencial para conquistar novos clientes e tornar os já existentes fiéis.
Ganhar autoridade
A criação ativa de conteúdos ajuda a marca a se tornar autoridade. Isso porque ela passa a resolver dúvidas, esclarecer conceitos e mostrar que domina os temas de seu segmento. Dessa forma, transforma-se em referência para os clientes, que passam a confiar mais nela, e atrai mais interessados.
Evitar desperdícios
Por meio de uma estratégia de marketing é possível alinhar os diversos setores da organização. Isso evita que equipes distintas façam ações semelhantes e, com isso, desperdicem recursos e tempo. Com planejamento, é possível usá-los de forma otimizada e obter resultados mais direcionados e precisos.
Destacar-se da concorrência
O marketing digital permite que empresas de diferentes segmentos e portes tenham relevância no mercado. Com ele, qualquer empreendimento pode crescer e se destacar mesmo com baixo investimento. O segredo é produzir conteúdo interessante para a audiência e atraí-la para a empresa. É isso que faz a marca ser encontrada.
Mensurar os resultados com precisão
Além de facilitar a compreensão sobre o público, o marketing digital permite mensurar os resultados e saber o que é necessário otimizar. Isso porque, com as ferramentas certas, pode-se conhecer melhor o comportamento do consumidor: quais páginas visita, que caminho faz, como é o desempenho dos anúncios e assim por diante.
Implantar estratégias de marketing digital é, então, a melhor forma de obter esses benefícios. E tudo isso com a vantagem de ser possível fazer investimentos acessíveis (como links patrocinados) e, ainda assim, obter resultados expressivos para o empreendimento.
O marketing digital é uma atividade complexa, com muitas vertentes, mas implantá-lo não precisa ser difícil. Basta ter em mente que aproveitar os mecanismos digitais é essencial hoje em dia para atingir o público. Afinal, a marca precisa evoluir para permanecer relevante.
Definição da estratégia correta de marketing digital
Como o marketing digital está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, para enfrentar os concorrentes e encantar os clientes em potencial, é preciso ter estratégias bem definidas. Quer saber como começar a fazer isso ainda hoje? Veja as dicas que preparamos!
Defina os objetivos da empresa
Antes de começar, é fundamental definir os objetivos do empreendimento. A partir disso, é possível saber quais técnicas devem ser usadas para atingi-los. Independentemente do que se busca, se uma boa estratégia for adotada, a internet pode ajudar a chegar aonde se deseja. A definição de objetivos facilita, ainda, a mensuração de resultados.
Conheça o público-alvo
Para ter sucesso, a empresa deve oferecer o que a audiência procura. Então, é fundamental que a companhia conheça o perfil dos clientes. Entre os dados mais valiosos sobre eles estão suas necessidades e suas motivações. E tudo isso deve ser levado em conta nas tomadas de decisão da campanha.
Defina as personas
Personas são personagens semifictícios que representam os perfis de clientes ideais da marca. Uma persona simples pode ter informações sobre seu perfil social, seus interesses e seus desafios — dados suficientes para traçar uma estratégia de marketing digital. E tenha em mente que, enquanto as personas são imaginárias, as informações devem ter dados reais como base.
Compreenda a jornada de compra
É comum que os clientes tenham níveis de conhecimento diferentes e necessidades distintas. Por isso, é essencial que a empresa identifique em que nível cada um deles está para ser capaz de direcionar as estratégias corretamente. Normalmente, a jornada de compra tem quatro etapas:
- aprendizado: o interessado ainda não sabe que tem um problema nem que um produto ou serviço pode ajudá-lo;
- reconhecimento: o cliente já reconhece que tem uma dificuldade e quer saber como resolvê-la;
- consideração: o consumidor quer informações sobre empresas que prestam serviços ou vendem produtos que possam ajudá-lo;
- decisão: o contato está pronto para tomar a decisão.
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Escolha os canais mais adequados
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a grande variedade de canais à disposição. É preciso saber se a empresa vai atuais em redes sociais, blogs, mídia paga, e-mail marketing ou outros. Essas escolhas devem ser coerentes com as preferências do público e as características da marca.
Estabeleça processos
A implementação do marketing digital deve vir acompanhada de processos bem definidos para que o planejamento e a execução de ações estratégicas seja bem-sucedido. Para isso, é importante mapear as oportunidades e definir a melhor forma de aproveitá-las. Se o método não for eficiente, é impossível ter bons resultados.
Tenha parceiros capacitados
Ainda está com dúvidas sobre a melhor forma de implantar uma estratégia de marketing digital? Saiba que ter uma agência especializada para cuidar disso pode ser a melhor resposta. Isso porque profissionais especializados conhecem as melhores formas de obter os resultados que a companhia busca.
De forma geral, então, a implantação do marketing digital deve passar por um processo de planejamento estratégico específico. É ele que vai garantir que o empreendimento tenha os resultados que almeja e seja bem-sucedido nesse processo. E então está preparado para começar?
STEPHÂNIA S. DE PAULA E SOUZA
Especialista em Marketing Digital
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