Marketing

Você sabe o que é marketing e quanto ele é fundamental para o crescimento da sua empresa?

Segundo o dicionário on-line de português, marketing é um “conjunto de procedimentos e estratégias de otimização dos lucros que, através de pesquisas de mercado, busca adequar os produtos às necessidades dos consumidores; estudo de mercado.”

Mas na prática, no dia a dia, o que seria exatamente isso?

O que é Marketing

Para começar, vale salientar que Marketing não se resume em fazer propaganda. Na verdade, seu conceito e aplicação vai muito além disso.

Um marketing que traz resultados reais para a sua marca precisa entender e atender os desejos e necessidades dos seus consumidores. A melhor forma de conseguir isso é criando, comunicando e entregando ofertas de valor para eles. Ou seja, ir além de apenas anunciar produtos e serviços, ou de apenas vendê-los.

Um bom marketing analisa as tendências e mudanças do mercado. Dessa forma, é possível identificar o que as pessoas estão precisando, se antecipar e apresentar soluções para essas questões.

Em resumo: o marketing consiste em atender as necessidades do público ao mesmo tempo em que gera lucro para a sua empresa, seja ele financeiro ou não, visto que essa lucratividade pode ser vista, também, como o fortalecimento da sua marca.

Tipos de Marketing

Além de considerar os quatro pilares do marketing —  preço, praça, promoção e produto — que devem ser definidos de acordo com o alvo que pretende alcançar, você pode lançar mão de vários tipos de marketing para a sua estratégia.

Isso é possível porque essa área é bastante ampla e possui conceitos bem específicos para cada segmento no qual será empregada.

Conheça alguns tipos de marketing que você pode utilizar a favor da sua empresa.

Marketing digital

No marketing digital você usa a internet para divulgar seus produtos e serviços através das diversas ferramentas que ela disponibiliza: site, blog, redes sociais, entre outras.

A maior vantagem é o grande alcance que as mídias on-line têm, permitindo que sua marca chegue até seu público-alvo de maneira rápida e totalmente personalizada.

Inbound Marketing

O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair o público e convertê-lo em novos clientes para a sua empresa. Isso é possível com a aplicação de técnicas de SEO e de Marketing de Conteúdo.

Marketing de relacionamento

Aqui, a proposta é elaborar e aplicar uma série de ações e estratégias que criem e mantenham um bom relacionamento com os clientes, tornando-os fiéis à sua marca e até defensores e divulgadores dela.

Marketing viral

É todo conteúdo que ao ser divulgado rapidamente se propaga, gerando engajamento do público e forte divulgação da marca, produto ou serviço.

Por sua grande repercussão, é uma estratégia que precisa ser muito bem pensada e desenvolvida.

Trade Marketing

Apesar de não ter foco direto no consumidor final, o Trade Marketing é uma importante estratégia para melhorar o relacionamento entre quem fabrica e quem revende.

Assim, se sua empresa trabalha com esse segmento, essa é uma importante maneira de fazer com que atacadistas, varejistas e distribuidores procurem mais e se fidelizem à sua marca.

Os objetivos do Marketing

Agora que ficou mais claro o que é marketing, vale a pena falar sobre os objetivos da sua aplicação. Veja agora quais são.

Aumentar as vendas

Obviamente, o primeiro objetivo ao trabalhar o marketing da sua empresa é vender mais. Para conseguir isso, é preciso desenvolver estratégias que aumentem as chances disso acontecer. Essa metodologia inclui identificar as necessidades do seu público e entregar a soluções para suas dores, entre outras abordagens.

Fidelizar clientes

Certamente, você não quer vender uma única vez para o seu cliente, concorda? O marketing tem o poder de fidelizá-lo, fazendo com que ele se lembre da sua marca sempre que precisar de algo relacionado ao seu ramo de atividade.

Divulgar sua marca

A divulgação da sua marca é fundamental para tornar a sua empresa conhecida e, com isso, aumentar as possibilidades de venda. No entanto, é preciso planejamento para que essa divulgação seja direcionada para o público certo, ou seja, aqueles que realmente podem ser seus novos clientes.

Criar relacionamentos

Outra forma de melhorar e expandir a imagem da sua marca é trabalhando os relacionamentos. Boas peças de marketing tornam sua empresa conhecida não apenas do público que pretende alcançar, mas também de potenciais parceiros que podem contribuir para o seu crescimento.

Educar o mercado

A produção e oferta de bons conteúdos para o público da sua empresa não apenas traz soluções para os seus problemas, mas também gera autoridade para a sua marca, ao mesmo tempo em que reforça todas as soluções que ela oferece.

Engajar colaboradores

O marketing não é uma estratégia a ser aplicada apenas de dentro para fora da sua empresa. O endomarketing permite trabalhar melhor a relação com sua equipe, deixando-a mais engajada e, com isso, se tornando divulgadores naturais da marca.

Como a Mercato Marketing pode lhe ajudar

Oferecendo serviços como Branding (gestão da sua marca), Endomarketing (marketing interno) e Mentoria, a Mercato Marketing pode lhe ajudar com as melhores soluções para a sua empresa, sendo esse último um grande diferencial para as pequenas e grandes empresas.

Após duas décadas de experiência em marketing, criei o trabalho de mentoring para apoiar e orientar empresários, líderes e profissionais de marketing de pequenas e médias empresas a desenvolverem práticas de Marketing Digital mais adequadas para o seu negócio, respeitando as particularidades da estrutura organizacional”. Stephania Souza.

Ao contar com profissionais capacitados e experientes, você tem a certeza que sua estratégia de marketing trará os resultados positivos que tanto espera.

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