Inside Sales

Independentemente do segmento, todas as empresas têm um objetivo comum: vender, e muito! Porém, uma ação que deveria gerar apenas lucros pode ser uma das causas de perdas financeiras, principalmente quando não realizada corretamente.

Uma forma de evitar que isso aconteça com o seu negócio é com o Inside Sales. Com ele, novas metodologias de vendas são aplicadas, contribuindo para que sua equipe conquiste cada vez mais resultados.

O que é o Inside Sales

Em tradução literal, Inside Sales significa “vendas internas”, porém seu conceito e benefícios são bem maiores que isso. Ele é a junção de vários métodos que têm como objetivo aprimorar e otimizar o processo de vendas internas da sua empresa.

Em outras palavras, imagine a seguinte cena: um dos seus vendedores agenda uma reunião com um potencial cliente. Por inúmeros fatores que fugiram ao seu controle, ele chega bastante atrasado e a reunião é cancelada.

O que poderia ser o fechamento de um grande negócio acaba virando prejuízo de tempo e de dinheiro para a sua empresa, além de marcar negativamente a imagem do seu negócio.

Quais as vantagens do Inside Sales

Agora imagine o exemplo citado um pouco diferente: ao invés de ir até o local da reunião, seu vendedor agenda uma chamada de vídeo entre ele, o cliente interessado em seus produtos ou serviços e outros profissionais da sua empresa que podem colaborar com o fechamento da venda. Qual seria o resultado?

Com toda certeza, bem mais positivo que o primeiro, concorda? Além de tomar menos tempo de todos os envolvidos e deixar a conversa mais dinâmica, funcional e positiva para ambos os lados, processos de venda como o citado esclarece as dúvidas do cliente mais rapidamente, contribuindo para uma tomada de decisão também mais ágil.

Essa é somente uma das vantagens do Inside Sales. Ele também contribui para:

  • otimização de processos;
  • atendimento personalizado;
  • redução de gastos, tanto financeiro, quanto de tempo;
  • incorporação de mobilidade e conexão ao seu negócio.

Como implantar o Inside Sales na sua empresa

Gostou da ideia? Então que tal colocá-la em prática na sua empresa? Veja como fazer isso.

Treine sua equipe

O primeiro passo para implantar o Inside Sales em um negócio é treinar a equipe e modificar velhos conceitos. Isso é necessário porque, por mais que estejamos em uma era moderna, muitos profissionais ainda insistem em manter antigos hábitos e rotinas.

No entanto, é fundamental deixar claro para eles que o Inside Sales também tem como proposta melhorar a atuação deles, facilitando o contato e o controle de clientes e, com isso, trazendo mais resultados e alcance de metas de vendas.

Tenha bons conteúdos

O marketing de conteúdo é outro importante aliado do Inside Sales. Como grande parte do contato com os clientes será feita remotamente, ter em mãos materiais ricos e bem produzidos facilitam e contribuem para isso.

E-books, guias, apresentações, entre outras peças, não só auxiliam os vendedores, como são fundamentais para atrair novos clientes até vocês.

Invista em boas ferramentas

Obviamente, a tecnologia é a maior parceira de empresas que investem em Inside Sales para otimizar e aumentar as vendas. Por isso, tirar proveito de tudo que ela oferece é outro segredo.

Investir em uma internet mais rápida, bons computadores e linhas telefônicas suficientes é o começo para uma metodologia de sucesso. Somado a isso, escolher os canais de atendimento da sua marca — tais como WhatsApp Business, chats on-line, redes sociais etc — e ferramentas de gestão como o CRM é imprescindível.

Defina um plano de ação

Por mais que a ideia do Inside Sales seja atrativa e traga, comprovadamente, bons resultados para o seu negócio, ele não deve ser aplicado da noite para o dia. Como todos os processos, especialmente os novos, ir um passo de cada vez é a resposta para que ele dê certo.

Assim, com tudo que precisa anotado e definido, elabore um cronograma para que cada etapa seja cumprida de maneira completa, conectando as mudanças entre si.

Uma dica é fazer uma reunião presencial com os clientes mais antigos e tradicionais, a fim de explicar quais serão as mudanças nos canais e formas de atendimento, e como tudo isso será extremamente benéfico para eles também, trazendo ainda mais agilidade nos processos de compra e venda.

Como a Mercato Marketing pode lhe ajudar

Contar com uma equipe especializada na hora de implantar e implementar o Inside Sales é um grande diferencial que fará, realmente, com que essa metodologia dê certo para a sua empresa.

A Mercato Marketing pode lhe ajudar nisso e em muito mais. Aqui, você conta com ferramentas como CRM — Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente — que são plataformas pelas quais você acompanha claramente todos as etapas do funil de vendas em que seu cliente se encontra.

Além disso, elaboramos e auxiliamos na aplicação de pesquisas de satisfação, qualificação do atendimento, cliente oculto e no desenvolvimento da sua equipe de vendas, essenciais para obter bons resultados.

Para saber mais, entre em contato conosco agora e veja como o Inside Sales pode fazer a diferença na lucratividade da sua empresa!

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